Pesquisar
Close this search box.

Aposentadoria privada: o que fazer na hora de recebê-la?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

A hora da aposentadoria é muito esperada pelos brasileiros. Mesmo que não pare de trabalhar, a pessoa passa a viver mais relaxada por conta do dinheirinho extra no fim do mês.

A alegria do momento também pode ser ampliada com o benefício de uma aposentadoria privada, também conhecida como previdência privada,  pois ele pode ajudar ainda mais na hora de usufruir da terceira idade.

No momento do saque, no entanto, o contratante precisa estar atento a algumas questões burocráticas para garantir o recebimento do benefício sem problemas.. 

Como o nosso objetivo é sempre esclarecer e facilitar, vamos dar algumas dicas sobre tudo o que é necessário saber a partir do momento da aposentadoria. Dessa forma, será possível aproveitar melhor essa fase da vida. Acompanhe!

Como contratar uma aposentadoria privada?

Contratar uma aposentadoria privada é como investir em um futuro mais seguro e confortável. Depender apenas da previdência social pode não garantir uma maior qualidade de vida, com isso, a aposentadoria privada pode ser uma boa alternativa.

A previdência possui diversos planos e o contratante pode escolher o valor da contribuição que deseja fazer e a periodicidade que irá contribuir.  

Para fazer um plano de previdência privada e garantir sua segurança financeira, procure uma instituição que atenda dentro dos padrões de qualidade, como a Icatu.

Quais os tipos de resgate da aposentadoria privada? 

Ao contratar uma plano de aposentadoria privada, o contratante precisa escolher uma data de saída e uma modalidade de renda. Entenda mais a seguir!

Data de saída

A data de saída é nada mais do que a data que o contratante escolhe para de aposentar. Mesmo que a aposentadoria não aconteça de fato nessa data, ela marca o prazo do seu plano e a mudança de fase, passando da fase de acumulação para a fase de usufruir do benefício.

Modalidade de renda

A modalidade de renda consiste na escolha da forma de recebimento do benefício quando chegar o momento de usufruir do produto. Nela, o contratante pode escolher entre renda e resgate.

Ao escolher a primeira, o contratante passa pela fase de acumulação até chegar a fase de usufruto, enquanto o resgate consiste em acumulação indefinidamente, usufruindo do benefício através de resgates esporádicos.

A modalidade de aposentadoria privada pode ser modificada até dois meses antes da data de saída do plano, quando a instituição financeira deve entrar em contato com o contratante para a confirmação da modalidade de renda. 

O contratante pode sacar o valor aplicado – parcial ou total, independente do número de parcelas pagas – a qualquer momento após o cumprimento de carência, que muda conforme plano e instituidora. Esse período costuma ser entre 60 dias e 24 meses depois da data de protocolo da proposta de inscrição na empresa, de acordo com o regulamento cabível. Consulte as normas do seu plano antes de pedir o benefício.

Vou resgatar minha aposentadoria privada: como fazer?

Pai e filha sentados em uma canoa, no mar, abraçados e rindo.

A aposentadoria privada pode garantir seu futuro e dos seus filhos!

Quando chega o momento de fazer o resgate, o contratante pode escolher entre três tipos de recebimento do benefício de aposentadoria privada:

Resgatar o valor investido:

Quando o contratante opta pela modalidade de resgate, o contratante recebe o valor integral do benefício de acordo com seus interesses. Esse resgate pode ser feito de forma esporádica, periódica (a cada 60 dias) ou de uma única vez

Renda mensal:

Quando o contratante escolhe a modalidade de renda, ao fim do período de acumulação, o mesmo passa a receber uma renda mensal da seguradora, podendo receber por um determinado período ou até que o assistido venha a falecer. Em caso de morte do titular, o benefício continua sendo pago para os beneficiários do plano, desde que esteja no contrato.

Tributação na hora do saque

O contratante vai pagar a alíquota de Imposto de Renda em conformidade com a tabela escolhida na hora em que fez o plano. Na progressiva, ele paga a taxa seguindo as regras da Receita Federal. Por isso, ela é mais adequada aos que querem investir a curto e a médio prazo, resgatando o dinheiro investido.

Se o objetivo for, de fato, a aposentadoria, a tabela escolhida deve ser a regressiva, pois, conforme o nome diz, a tarifa diminui de acordo com o tempo de aplicação. Dessa forma, ela se transforma na melhor opção para quem quer aplicar a longo prazo, recebendo o benefício através de uma renda mensal. Caso espere mais de dez anos para retirar o investimento, o contratante paga somente 10%.

O percentual de IR, por fim, também varia com tipo de plano escolhido na hora de fazer o contrato. No PGBL, a alíquota de Imposto de Renda incorre sobre o valor total do saque. No VGBL, sobre os rendimentos acumulados.

E como declarar a aposentadoria privada no IR?

Com o benefício em mãos, é importante não esquecer de declarar o valor no IR. Caso a retirada seja feita pelo titular de um PGBL, os valores recebidos devem ser informados integralmente no quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas (tributação progressiva) ou na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva (tabela regressiva), pois a taxa incide sobre o valor total do saque.

No VGBL, o contribuinte deverá dar baixa na declaração de bens no valor correspondente ao percentual do resgate realizado. A parcela referente ao ganho de capital, já líquida de IR, deve ser colocada na tabela de Rendimentos Tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, se o regime for de tributação progressiva. Caso seja de regressiva, será na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva.

Se o contratante optar por receber renda, o procedimento é bem parecido. Basicamente, só muda para o contratante de um VGBL de tabela progressiva. Nessa hipótese, a mesma parcela do ganho de capital, também líquida de IR, é declarada na tabela de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

Caso ainda esteja contribuindo com seu plano ou seja um beneficiário da aposentadoria privada (ou previdência privada), as declarações de IR são ligeiramente diferentes. Por isso, consulte um especialista ou sua própria instituidora para lhe orientar. 

Se você quer mesmo se aposentar e já entendeu o que é importante, entre em contato com a Icatu Seguros e contrate seu plano de previdência privada!Mas, se ainda tem dúvidas quanto a contratação de uma aposentadoria privada, confira esse conteúdo ou clique no banner abaixo para fazer uma simulação!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading