Pesquisar
Close this search box.
casal conversando para representar finanças para casais

Finanças para casais: dicas para evitar conflitos financeiros

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Você sabia que 48% dos casais brasileiros brigam por causa de dinheiro? É o que informam os dados da pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, de 2021.

Infelizmente, falar sobre o tópico dinheiro ainda é tabu no Brasil, mesmo fazendo parte do nosso dia a dia e sendo essencial para manter nosso bem-estar. Com isso, a falta de comunicação e organização financeira acaba afetando muitos casais, adicionando um problema desnecessário à relação.

Neste artigo vamos te ajudar a organizar as finanças para casais, a definir metas e a lidar com as diferenças financeiras. Continue lendo e confira!

Como organizar as finanças do casal?

Casal cuidando das finanças.

Conversas sobre as finanças do casal ajuda a diminuir conflitos desnecessários!

Cada casal tem uma dinâmica diferente de se relacionar, comunicar e planejar financeiramente, por isso, é importante entender que as dicas que vamos mencionar aqui só terão efeito se aplicadas considerando as particularidades do casal.

De qualquer forma, elas são pilares básicos para construir uma vida financeira mais saudável. Acompanhe!

Comuniquem-se

O primeiro passo para ter uma boa gestão financeira é conversar sobre dinheiro. Muitas vezes, o assunto é evitado por medo de gerar brigas ou constrangimentos, mas isso pode levar a problemas maiores no futuro. 

Por isso, é essencial que os casais sejam transparentes e honestos sobre a sua situação financeira, hábitos de consumo, sonhos e expectativas.

Essa troca de objetivos e alinhamento de expectativas pode ajudar a evitar surpresas e mal-entendidos no futuro, além de contribuir para a identificação de prioridades e para um planejamento financeiro que se encaixe nas necessidades de ambos.

Entendam o perfil financeiro do casal

Aqui, por meio da comunicação, o casal deve buscar mapear o seu perfil financeiro, considerando algumas questões.

  • Quanto o casal ganha e costuma gastar por mês? Ter uma planilha de gastos é uma boa ideia para ter uma visão geral do cenário financeiro.
  • Quais são os tipos de compras mais frequentes? Aqui, entram gastos com iFood, Uber, mercado, entre outros.
  • Qual é o objetivo do casal em longo prazo?
  • Quanto tempo o casal tem intenção de deixar o dinheiro aplicado?
  • O quanto o casal entende de mercado financeiro?
  • Qual é a relação do casal com o risco financeiro?
  • Quais são as despesas comuns da casa e como elas são / serão divididas?

Existem diferentes formas de mapear o perfil, mas o mais importante é que o casal esteja de acordo e se sinta confortável com as respostas para, então, definir um plano financeiro mais certeiro.

Dividam as despesas e responsabilidades financeiras

Uma forma de organizar as finanças para casais é juntar toda a renda em uma conta conjunta e utilizá-la para:

  • pagar as despesas fixas da casa;
  • separar uma parte para investir ou poupar;
  • dividir o que sobrar para gastos pessoais.

Outra forma de dividir as despesas é definir o que e quanto cada um vai pagar das contas. Se um dos cônjuges ganha mais, pode pagar mais contas proporcionalmente ao que ganha, para que se tenha uma divisão justa.

Por fim, o casal pode dividir as despesas igualmente entre os dois, independentemente da renda de cada um. Nesse caso, cada um paga metade das contas e fica com o que sobrar, mas essa divisão pode gerar sentimentos de injustiça caso alguém ganhe menos.

Economizem dinheiro e criem uma reserva em conjunto

Economizar dinheiro e criar uma reserva de emergência em casal é uma tarefa gratificante, que estimula os parceiros a terem mais segurança para fazer outras atividades em conjunto.

Defina objetivos de economia mensal para ambos, que podem se incentivar para atingir o que foi determinado. Além disso, ver a reserva crescer também estimula a parceria e dá mais senso de segurança ao relacionamento.

Considerem investir

Investir por investir pode não funcionar por muito tempo, especialmente em casal. 

Mas, após diálogos sobre finanças, entendimento do perfil e um planejamento financeiro para casais, fica mais fácil definir objetivos e sonhos em médio e longo prazo que vão contribuir para o investimento em conjunto.

Investir em um sonho compartilhado pelo casal, como fazer uma viagem para um destino especial ou trocar de carro, por exemplo, é um incentivo significativo para que os dois contribuam proativamente.

Uma ótima opção é a Previdência Privada, modalidade de investimento que permite uma carteira diversificada e flexível, e atende a diferentes objetivos, desde a aposentadoria, em si, até comprar uma casa ou fazer uma viagem no futuro.

Ao assumir o compromisso com esse investimento, fica mais fácil juntar dinheiro para a realização do sonho do casal.

Metas financeiras para casais

Definir metas de casal financeiras pode ser uma opção eficaz para controle de gastos e investimentos constantes.

Como mencionamos no tópico anterior, investir por investir pode não levar a nada, por isso, é importante que essas metas estejam atreladas a algum objetivo, como:

  • fazer viagens;
  • ter filhos;
  • comprar uma casa ou um apartamento;
  • construir uma casa na praia;
  • comprar um carro novo;
  • reformar a casa;
  • mudar de país ou cidade;
  • adotar um pet;
  • organizar uma festa de casamento.

Tendo o objetivo claro em mente, vocês podem calcular o quanto precisam investir para alcançá-lo e chegar, então, à meta.

Quer uma dica extra? Use o nosso simulador de Previdência Privada para ajudar na definição das suas metas financeiras.

Evitando erros comuns em finanças de casais

Para auxiliar na organização financeira e no planejamento para alcançar os objetivos no futuro, separamos alguns erros comuns que podem comprometer a harmonia e prosperidade do casal.

  • Não ter um orçamento familiar: é essencial que o casal tenha uma visão clara de quanto ganha e quanto gasta, e que defina metas e prioridades em comum;
  • Não dividir as responsabilidades: cada um deve ter uma participação justa nas despesas e nas decisões financeiras do casal, de acordo com sua renda e suas necessidades, para evitar conflitos e sentimentos de injustiça;
  • Falta de transparência nas finanças: pode ser que uma pessoa do casal minta ou omita informações sobre suas finanças para evitar conflitos e dores de cabeça, mas esse comportamento só vai gerar mais problemas, pois trai a confiança do outro e abala o respeito;
  • Falta de comprometimento com as finanças do outro: o casal está no mesmo barco, construindo um futuro juntos, e isso inclui as finanças também. O problema financeiro de um, provavelmente, vai afetar o outro, por isso, é fundamental que ambos se comprometam em melhorar as finanças e tenham uma postura proativa em relação a isso.

Como lidar com diferenças financeiras entre parceiros?

Por mais que os casais tenham afinidades e interesses em comum, é natural que existam diferenças, especialmente na forma de lidar com o dinheiro, pois é uma habilidade particular de cada pessoa, que varia de acordo com a educação financeira e referências que cada um tem.

Para lidar com as diferenças não há ferramenta melhor que a comunicação saudável e planejada, sem discussões e brigas aleatórias em momentos de estresse.

É preciso dedicar um tempo quando ambos estão bem para alinhar as expectativas, entender as diferenças e aceitá-las.

Esperamos ter ajudado com este artigo! Aproveite para ler também sobre a reserva financeira e a importância de construir um fundo de emergência, uma prática importante para casais.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading