Pesquisar
Close this search box.

Orçamento familiar: o que é e como montar um?

Tempo de leitura: 6 minutos

Índice

Planejar o orçamento familiar deveria ser uma prática comum nas famílias brasileiras. Afinal de contas, a partir dessa organização é possível juntar dinheiro e realizar objetivos e sonhos.

Por isso, é muito importante dar os primeiros passos rumo à educação financeira para ter mais estabilidade e controle sobre a vida. E é isso que você está fazendo ao ler este conteúdo! Aqui, vamos explicar o que é orçamento familiar, como fazer o seu seguindo um passo a passo completo e muito mais. Acompanhe!

O que é orçamento familiar?

De maneira resumida, orçamento familiar é o controle das entradas e saídas de dinheiro da família. Ou seja, é uma forma de organizar e conhecer as rendas recebidas e as despesas familiares.

Para isso, o orçamento abrange todos os gastos referentes à família, assim como todas as entradas de dinheiro de cada membro que trabalha.

Dessa forma, o orçamento familiar ajuda a conhecer a saúde financeira da família, entendendo se a renda recebida é suficiente para suprir as despesas básicas da casa, se existe uma divisão de gastos justa, assim como se existem sobras de dinheiro para curtir momentos de lazer ou guardar para o futuro.

Diferenças entre orçamento pessoal e familiar

O orçamento pessoal é feito quando uma pessoa realiza o controle daquilo que gasta e recebe. Essa é geralmente a forma de organização que muitas pessoas usam, considerando apenas seus ganhos e despesas pessoais, assim como metas financeiras.

Por outro lado, o orçamento familiar é mais abrangente, porque envolve as despesas de todas as pessoas que vivem juntas e dividem os gastos e objetivos. Isso faz com que esses dois tipos de orçamento consigam se complementar.

Para ter um orçamento familiar que funcione, cada membro da família precisa saber cuidar das suas finanças pessoais. Dessa forma, o orçamento pessoal deve andar ao lado do orçamento familiar para ajudar na organização financeira coletiva.

Qual a importância do orçamento familiar?

Antes de aprender a como organizar o orçamento familiar, é preciso entender melhor a importância de ter essa organização. Afinal, fica mais complicado começar algo sem entender o impacto que isso tem no dia a dia.

Por isso, separamos abaixo os principais pontos que fazem com que o orçamento familiar seja uma atividade importante na vida das famílias brasileiras:

  • permite adequar o estilo de vida de acordo com a receita da família;
  • facilita a tomada de decisões mais objetivas e responsáveis sobre o dinheiro;
  • permite definir as prioridades financeiras da família;
  • ajuda no momento de atingir os objetivos financeiros, como adquirir um bem ou fazer uma viagem;
  • possibilita que a família tenha mais estabilidade financeira.

Além disso, aprender a como organizar o orçamento familiar e ter um bom controle financeiro também possibilita que a família não se endivide. Dessa forma, parte da sua renda não fica comprometida e é possível investir mais no futuro e ter estabilidade.

Por exemplo, para um casal que tem um filho e um ganha mais que o outro, é importante decidir alguns pontos essenciais, tais quais como será a divisão das despesas, se os dois contribuirão da mesma forma, quanto do salário de cada um ficará comprometido com a família e quanto cada um terá livre para usar como quiser, a fim de garantir a liberdade financeira individual, entre outros.

Como planejar um orçamento familiar?

Agora que você já conhece a importância do planejamento financeiro na vida das famílias, chegou o momento de aprender a como fazer um orçamento familiar. Para isso, separamos um passo a passo para você se orientar!

Anote as despesas pessoais e familiares

O primeiro passo para ter uma boa organização financeira é anotar as despesas pessoais e familiares. Mas, antes, é preciso saber classificar o que é cada uma.

Sendo assim, entram na categoria de despesas familiares os custos que dizem respeito a todos os membros da família, como:

  • água e luz;
  • moradia (aluguel, parcela de financiamento, condomínio);
  • internet e serviços de streaming compartilhados;
  • alimentação;
  • despesas dos filhos, se houve, como escola, atividades extracurriculares, entre outros.

Por outro lado, as despesas pessoais são aquelas que somente um ou alguns membros da família usufruem todo mês, não sendo algo coletivo, como:

  • assinatura de academia;
  • conta de telefone individual;
  • tratamentos estéticos.

Para poder ter um bom orçamento familiar, é preciso analisar todas as despesas, tanto as pessoais quanto as familiares. Dessa forma, é possível dividi-las melhor e saber quanto cada um tem disponível da sua renda para colaborar em casa.

Identifique todas as fontes de renda da família

Com as despesas anotadas, o próximo passo será identificar todas as fontes de renda da família. O objetivo aqui é entender se as despesas familiares podem ser pagas com a renda combinada.

Para isso, é preciso registrar todos os tipos de fontes de renda recebidos por cada integrante, como:

  • salários;
  • aposentadorias;
  • aluguéis;
  • freelancers;
  • pensões;
  • benefícios trabalhistas.

Ao lado de cada tipo de fonte de renda, anote também o nome da pessoa que a recebe, a frequência de pagamento e, é claro, o valor.

Defina objetivos pessoais e familiares

O terceiro passo da criação do orçamento familiar é definir os objetivos pessoais e familiares. Afinal de contas, o orçamento não serve apenas para analisar o que entra e sai, mas também verificar o que sobra e como esse valor pode ajudar a alcançar as metas.

Por isso, anote todos os objetivos pessoais de cada membro da família, como fazer uma nova faculdade ou adquirir o próprio carro. Essas metas são aquelas que vão entrar no orçamento pessoal de cada um.

Além disso, anote também as metas do casal e familiares, que são aquelas que todos querem realizar juntos, como fazer uma viagem em família ou adquirir um imóvel.

Ter essa divisão ajuda a estimular que todos poupem dinheiro para atingir um objetivo em comum. Ao mesmo tempo, também possibilita que cada membro da família tenha uma quantia dos seus ganhos mensais destinada aos seus gastos pessoais, oferecendo liberdade financeira para fazer suas escolhas e não se comprometer apenas com os gastos familiares.

Evite desperdícios e gastos supérfluos

Para que o orçamento familiar seja bem executado é fundamental evitar desperdícios. Mas, para isso, é preciso saber o que seriam os gastos supérfluos. Em uma organização financeira sempre vamos ter dois tipos de despesas:

  • fixas: aquelas que vêm todo mês e não podem ser cortadas do orçamento, como água e luz;
  • supérfluos: contas não essenciais, que podem ser removidas do orçamento, como streamings ou festas — essas despesas variam de família para família.

Geralmente, quando uma família decide cortar gastos, é para as despesas supérfluas que é preciso olhar, pois são as mais fáceis de serem cortadas e, assim, manter o orçamento familiar na linha.

Elimine as dívidas e evite fazer novas

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) feita pela CNC em julho de 2023, cerca de 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas. Por isso, é preciso considerar as dívidas em aberto no momento de fazer o orçamento familiar.

Por mais que seja desconfortável ter uma dívida, é possível se organizar para quitá-la. Para isso, é preciso anotar quais são as dívidas ativas e as condições de negociação disponíveis, considerando formas de pagamento e juros.

Dessa forma, ao saber o valor que deve ser pago, a família pode cortar alguns gastos supérfluos ou buscar por uma fonte de renda extra destinada a quitar essa dívida.

Após quitá-la, é fundamental evitar ao máximo fazer novas dívidas, como empréstimos ou até o uso excessivo de cartões de crédito. Para isso, prefira sempre pagar à vista e poupar dinheiro no caso de compras maiores.

Acompanhe e revise o orçamento regularmente

Até aqui o seu orçamento familiar estará praticamente pronto. Mas, para dar certo, é fundamental sempre acompanhar e revisar o seu andamento.

Para isso, a família pode definir um dia do mês para analisar como está o orçamento familiar e adotar medidas para deixar as finanças sempre no verde.

Uma prática interessante nesse momento é manter uma planilha de gastos atualizada para que a família consiga acessar e fazer esse acompanhamento.

Além disso, também é essencial que cada membro seja transparente e esteja comprometido em abrir seu orçamento pessoal para a família, evitando possíveis problemas no futuro.

Invista dinheiro

O orçamento familiar ajuda — e muito — no momento de pagar as contas do mês. Mas, além de cuidar das finanças no presente, também é preciso pensar no futuro da família. Para isso, o ideal é começar a aprender a como investir dinheiro.

Ao separar uma quantia do orçamento para investir, a família poderá ter um futuro mais estável ou até realizar um sonho em um prazo menor devido à rentabilidade dos investimentos, como realizar uma viagem, comprar uma casa nova, trocar de carro, entre outros.

Para começar a investir, é fundamental conhecer o perfil de investidor dos familiares e os objetivos para escolher os ativos mais indicados. Também é interessante estudar sobre investimento para entender as opções disponíveis e fazer escolhas mais acertadas.

Como a inflação pode interferir no orçamento familiar?

Na hora de fazer o controle financeiro da família, é fundamental considerar a inflação, já que ela pode influenciar no poder de compra da família.

A alta desse indicador financeiro pode impactar diretamente no orçamento, pois está ligado ao aumento dos preços de produtos e serviços.

Assim, é interessante rever o orçamento familiar quando a inflação oscila para entender as prioridades da família e se preparar para essa mudança.

Como lidar com mudanças inesperadas no orçamento familiar?

A economia do país está sempre mudando, pois depende de diversos fatores, como hábitos de consumo da população, cenário político, etc., e isso afeta diretamente o orçamento familiar dos brasileiros. Por isso, é fundamental ter atenção para saber como lidar com alterações inesperadas.

Nesse cenário, manter a calma e a transparência com os outros membros da família é essencial para entender que é preciso analisar o orçamento para planejá-lo novamente frente a mudança. Pode ser necessário rever as despesas, cortar aquelas que não são necessárias e até mesmo mudar as metas.

Outra boa maneira para não ser tão afetado pelas oscilações do mercado é ter uma reserva de emergência e encontrar formas para não depender tanto da renda mensal da família.

Agora que você já entendeu a importância do orçamento familiar, que tal descobrir como conquistar a independência financeira? Leia o nosso guia completo e saiba como ter uma vida financeira mais tranquila!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading