Pesquisar
Close this search box.

Como funciona o resgate de Título de Capitalização: entenda tudo aqui!

Tempo de leitura: 2 minutos

Índice

É fundamental manter a calma para achar uma solução quando problemas financeiros surgem. Nesse cenário, o resgate do Título de Capitalização pode ser cogitado como uma saída para repor o caixa vazio.

Entretanto, resgatar o dinheiro sem considerar as características de cada produto e os prazos do contrato podem fazer você se afastar do seu sonho. Por isso, é interessante manter uma reserva guardada para emergências financeiras, evitando o resgate antecipado do Título.

Na modalidade Tradicional do Título de Capitalização, opção que vamos tratar neste conteúdo, o grande objetivo é fazer uma economia programada. Você faz pagamentos mensais ou um pagamento único, por um período pré-determinado. Pagando todas as mensalidades em dia, no final do contrato você resgata o montante que acumulou, corrigido pela Taxa Referencial, e ainda concorre a sorteios em dinheiro durante toda a vigência do Título. Uma excelente maneira de guardar dinheiro e ainda concorrer a prêmios!

Caso a pessoa opte por resgatar o valor do título antes do final da vigência do produto, deixa de participar dos sorteios e resgata somente parte do valor acumulado. Portanto, é importante pensar bem antes de tomar essa decisão. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que é e como funciona o resgate do Título de Capitalização da modalidade Tradicional?

Por ser um título de crédito, a Capitalização propõe que o cliente pague um valor (pagamento único, mensal ou periódico), como uma economia programada, enquanto concorre a sorteios de prêmios em dinheiro. 

Quando o prazo do título encerra, o titular resgata o dinheiro com a devida correção acumulada. Os Títulos de Capitalização têm diferentes formas de resgate, como mostramos a seguir.

Resgate antecipado

O cliente pode solicitar o resgate do Título antes do prazo de vigência do contrato terminar. Nessa condição, ele terá direito apenas a parte do valor acumulado, corrigido pela Taxa Referencial (TR), de acordo com a Tabela de Resgate, e deixa de concorrer aos sorteios.

Resgate final

Ocorre quando encerra o prazo de vigência do Título. Nesse caso, o cliente resgata o valor contribuído com a devida correção, conforme consta nas Condições Gerais do produto.

Prazo para pagamento

De acordo com as determinações da Susep (Superintendência de Seguros Privados), após a solicitação do cliente, a empresa tem até 15 dias corridos para disponibilizar o pagamento do resgate do Título de Capitalização.

Caso o prazo não seja cumprido, devem incidir juros especificados nas condições gerais do produto.

Como declarar o resgate do Título de Capitalização?

A primeira condição para declarar o resgate do título no Imposto de Renda é ter rendimentos tributáveis que superem o valor mínimo determinado pela Receita Federal em cada ano.

Além disso, há duas situações que devem constar na declaração do IR:

  • quem teve Títulos de Capitalização contemplados com prêmios em dinheiro;
  • quem fez o resgate dos seus Títulos no exercício anterior.

Confira nosso conteúdo completo com o passo a passo de como declarar o resgate do Título de Capitalização.

Como visto, não é tão vantajoso resgatar o Título de Capitalização antes do fim do prazo de vigência, pois você se afasta dos seus objetivos e deixa de concorrer aos sorteios, que poderiam ajudar a acelerar a realização dos seus sonhos.

Então, que tal começar a pensar no futuro com a Capitalização? Com a Icatu você encontra a solução ideal para fazer acumular seu dinheiro e realizar seus sonhos: faça uma simulação!

1/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading