Como resgatar título de capitalização? Confira!

Por Alessandra de Paula

Certamente, você já ouviu falar neste tema, mas sabe como resgatar título de capitalização ou como ele funciona? Na prática, o esse título é um tipo de aplicação com aportes programados, que pode ser muito útil, já que é uma maneira de guardar dinheiro e ainda concorrer a prêmios.  

O título de capitalização contribui para adquirir disciplina financeira, algo importante, já que no Brasil ainda existem muitas pessoas endividadas, 7 em cada 10 brasileiros estão endividados, segundo a Confederação Nacional do Comércio. É importante destacar que o título de capitalização é credenciado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).  

Quer saber como sair do endividamento? Clique aqui!

Para entender um pouco mais sobre como resgatar título de capitalização, primeiro você precisa aprender como ele funciona, vamos lá?

Como funciona o título de capitalização 

O título de capitalização predispõe pagamento único, mensal, ou periódico. Após descontar despesas administrativas, a empresa devolve uma parte do dinheiro aplicado para o cliente. A outra parte do valor é destinada aos sorteios.  

A maneira como o dinheiro é retornado ao cliente varia de acordo com o objetivo do título. Confira os principais tipos de título de capitalização: 

  • Tradicional – retorna ao cliente, no término do prazo, pelo menos o mínimo do valor que foi pago;

  • Popular – permite que o cliente participe de sorteios, no então, não devolve integralmente o valor pago; 

  • Compra programada – no momento em que adquire o produto, o cliente escolhe se quer receber de volta o dinheiro pago, ou prefere resgatar na forma de algum produto, ou serviço; e

  • Incentivo – está atrelado a um sorteio, ou evento. Para concorrer, o cliente deve pagar tudo em dia.  

Como resgatar título de capitalização 

Entender como resgatar título de capitalização é essencial para recuperar o valor investido. As empresas fornecem detalhes sobre o resgate, mesmo assim, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como ter de volta o dinheiro aplicado em caso de desistência, ou antes do fim do prazo do título.  

Existem várias formas de fazer o resgate do título de capitalização. Na maioria delas, a retirada antecipada acaba diminuindo o valor a ser resgatado. Por isso, é fundamental continuar com o título até o final do prazo estipulado, pois, dessa maneira, além da participação nos sorteios, o acúmulo de dinheiro será maior ao final do contrato.  

Além de aprender como resgatar título de capitalização, vamos entender como funcionam as formas de resgate. Acompanhe!   

Resgate ao fim do prazo 

O cliente recebe o valor previsto nas condições gerais do título de capitalização, ainda que não tenha sido sorteado. 

Resgate antecipado 

É fundamental ir além de entender como resgatar título de capitalização e aprender como ele funciona.

Quando começar a pensar em como resgatar título de capitalização ou antes de tomar a decisão de fazer o resgate antecipado, é importante ter a certeza de que as condições gerais do seu título de capitalização contam com essa opção.  

É possível que, em alguns casos, o cliente possa resgatar o valor total investido. Contudo, normalmente, ele só recebe parte do dinheiro aplicado. Vale lembrar que, fazendo o resgate antecipado, o cliente cancela o título e perde a oportunidade de participar de sorteios

Resgate por sorteio 

Esse é para os clientes que ganham nos sorteios programados. Quando o cliente é sorteado, o título de capitalização pode ser cancelado, ou não – fique atento e veja se esta informação consta nas condições gerais do produto.  

Se o documento apontar o término do título, o valor do resgate será composto pelo dinheiro aplicado mais o prêmio do sorteio. Uma vez que não seja apontado o fim do título, o cliente recebe o prêmio e continua fazendo os pagamentos para poder participar de futuros sorteios. 

Resgate parcial 

Quando você aprende como resgatar título de capitalização fica muito mais fácil entender qual resgate vale a pena para você. O Resgate parcial, por exemplo, possibilita que seja liberado parte do valor investido, sem que o título de capitalização seja cancelado. Isso pode ser vantajoso, já que o cliente permanece com saldo e ainda continua concorrendo aos sorteios. 

Fazer o resgate parcial é uma alternativa caso você tenha algum problema e necessite de parte do dinheiro, mas não quer abrir mão do título de capitalização. Verifique se o título de capitalização oferece a modalidade de resgate parcial.  

Resgate total 

O cliente recebe todo o dinheiro investido, ou uma porcentagem dele, uma vez que as condições gerais do contrato ofereçam essa possibilidade. Optando pelo resgate total, o título é encerrado e o cliente não pode mais participar de sorteios.  

Prazo para o pagamento do título de capitalização 

De acordo com as determinações da Susep, após a solicitação do cliente, as empresas têm até 15 dias úteis para possibilitar o resgate do título de capitalização. Caso o prazo não seja cumprido, devem incidir juros especificados nas condições gerais do contrato. No que diz respeito aos sorteios, é permitido às empresas liberar o valor do resgate em até 12 parcelas. 

A dica mais importante é: para além de saber como resgatar título de capitalização, fique sempre atento ao regulamento do seu título. Lá estão discriminados quanto do valor aplicado voltará para o cliente, quanto é destinado aos sorteios, e a parte designada para as despesas administrativas. No documento também consta qual percentual o cliente recebe caso venha a solicitar o cancelamento do título de capitalização antes do prazo.  

Sendo assim, preste bem atenção ao contrato e boa sorte! 

Gostou de aprender como resgatar título de capitalização? Então, confira os artigo que indicamos abaixo e aprofunde mais seus conhecimentos do tema.

Leia também: 

Publicado por Alessandra de Paula

Alessandra de Paula tem mais de 15 anos de experiência em produção de conteúdo e pesquisa jornalística. Integrou a equipe de Comunicação do Ministério da Cultura, e trabalhou em grandes empresas do Rio de Janeiro, como O Globo, Extra, Jornal do Brasil, Jornal do Comercio, CDN, In Press e SRCOM, realizando diversas coberturas, incluindo Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, e Réveillon de Copacabana. Também produziu conteúdo para sites da Rede Globo.

Deixe seu comentário