6 dicas financeiras que metade dos brasileiros desconhecem!

Por Diana Dantas

O dia do professor existe no Brasil, mas os brasileiros ainda têm muitas lições para aprender, principalmente quando o assunto é organização do orçamento familiar, por isso, vamos te dar algumas dicas financeiras.

Lembra daquele professor no primário que ensinou a plantar feijão no algodão? Seria incrível se aprender sobre finanças e organização de renda fosse tão simples, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45,8% dos entrevistados não controlam seu orçamento doméstico e esse controle é indispensável para todos.

Sabe aquela viagem que você quer fazer há anos e não sai do papel? Ou aquela reforma em casa que sempre fica para o mês que vem? Você poderá realizar seus objetivos mais facilmente seguindo as dicas financeiras abaixo!

Dicas Financeiras

Se você não é um especialista em dicas financeiras, não tem problema, trouxemos algumas informações para te ajudar a dar os primeiros passos. Então, pegue papel e uma caneta e comece a anotar!

Paciência e organização

Essas são as duas características mais importantes no mundo dos negócios e uma deve estar sempre aliada à outra. A paciência será necessária para separar um tempo, rever todos os gastos e começar a organizá-los. 

Uma planilha bem feita pode ajudar a estruturar os pensamentos economicamente. 

Caso prefira criar a sua de forma personalizada, lembre-se de incluir: 

  • Receitas;
  • Investimentos;
  • Gastos fixos e variáveis, além de extras – os completamente inesperados, que devemos ter uma reserva financeira -, e os adicionais – variáveis, porém não mensais.Essa é uma das melhores dicas financeiras que existe!

Metas e objetivos

Comece a pensar adiante. Essa é uma das principais dicas financeiras. O que você deseja que saia do plano das ideias e se torne realidade? 

Tenha um objetivo e comece a traçar suas metas! Por exemplo, se o que você quer é uma viagem no próximo ano, faça uma estimativa de gastos e siga os seguintes passos:

  1. Defina os valores: Qual é a quantia total de dinheiro que você precisa para essa viagem?
  2. Determine quantos meses será necessário economizar para  alcançar o valor definido.
  3. Estabeleça metas de economia mensais. A cada mês você cumprirá uma meta e estará mais perto do seu objetivo!

Uma das principais dicas financeiras para alcançar objetivos é a dedicação com as metas e objetivos estabelecidos.

Tipos de investimentos

É importante reconhecer que ensinar certas coisas, como investir bem ou dar dicas financeiras, não é tão fácil. Por isso, é importante continuar focando  nos “estudos” depois de terminar esta lição básica. 

Considere esse passo como dica para a sua próxima aula – a de nível intermediário. Mesmo esse sendo um mundo à parte, podemos ensinar pontos básicos que devem ser lembrados adiante. Algo fundamental para investir é entender o termo liquidez. Ele define a agilidade com que o dinheiro aplicado está disponível para ser gasto. 

Saber disso é importante para definir se o seu investimento será de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, ao escolher, lembre-se que a aplicação na aposentadoria deve ser diferente daquela na viagem.

Pense a longo prazo

Vá além das férias. Economize para objetivos de maior prazo, como a sua aposentadoria. Assim, será possível aproveitar com menos preocupações a terceira idade, aproveitando a família e os amigos.

Risco e retorno

Quanto maior o risco, maior o retorno e vice-versa. Existem investimentos de mais ou menos risco, que são diretamente proporcionais a quantia que você irá receber. 

Se você não está disposto a perder nem um centavo do seu dinheiro, comece pelos investimentos de menores riscos, como os de renda fixa. E uma coisa que muitas pessoas não sabem, é que existem opções mais rentáveis e tão seguras quanto a poupança. 

Disciplina

Outra importante entre as dicas financeiras é a disciplina. Além da necessidade de manter uma postura metódica ao poupar todo os meses, evite a todo custo tocar nas suas economias. Essa é uma dica financeira preciosa para momentos de emergência e/ou para objetivos definidos.

Seja o seu próprio professor. Uma das dicas financeiras que deve ser levada a risca é a disciplina. Não desista do seu objetivo!

Ação e aprendizado

Essa é uma das dicas financeiras mais tranquilas. É só ter uma coragem extra e colocar em prática tudo o que você planejou até agora. Dá um frio na barriga, nós sabemos. Mas, o fundamental é colocar os aprendizados da educação financeira em prática. 

Procure saber a fundo como funcionam os investimentos, quais são os mais ou os menos rentáveis e quais se encaixam mais nas suas necessidades. Leia, veja vídeos na internet, fale com amigos e/ou um especialista que confie. Com isso, todas as dicas financeiras passam a fazer mais sentido e você consegue atingir seus objetivos mais facilmente.

Para te ajudar nos estudos sobre dicas financeiras, queremos convidar você para conhecer os cursos online e totalmente gratuitos de educação financeira da Icatu Seguros, em parceria com a FGV. Se você for um aluno aplicado, certamente, suas notas (de dinheiro) serão as mais altas.  Inscreva-se!

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário