Confira as dicas essenciais para não ter dor de cabeça na Black Friday | Blog Icatu

Confira as dicas essenciais para não ter dor de cabeça na Black Friday

Confira as dicas essenciais para não ter dor de cabeça na Black Friday

Por Diana Dantas

Natal é tempo de presentes… para os outros. Um pouquinho antes, no fim do mês de novembro, na Black Friday, chega o momento de se auto satisfazer comprando o seu sonho de consumo. Apesar das promoções sedutoras, devemos ficar atentos ao adquirir produtos para não sermos vítimas da “Black Fraude”.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Ebit/Nielsen, espera que o faturamento na data – 29 de novembro – seja 18% maior do que em 2018. Na lista dos produtos preferidos dos consumidores, todos os anos, aparecem smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e os mais variados tipos de serviços.

Por isso, antes de querer aproveitar todas as ofertas disponíveis, que tal fazer um balanço do que você realmente precisa, se é que precisa? Caso tenha avaliado que vale a pena comprar o produto, fique atento a algumas dicas básicas, principalmente, se a compra for online.

Segurança online

Primeiro passo é pesquisar se a loja tem boa reputação com seus clientes. Nas compras online, principalmente em períodos de vendas aquecidas – como a Black Friday – é mais comum a ocorrência de erros nas entregas. Atrasos no envio, produtos errados e de baixa qualidade são alguns dos principais problemas.  Se, por exemplo, ocorrer um desses casos com a entrega é mais fácil acionar o Reclame Aqui ou até mesmo a Justiça.

Por falar do Reclame Aqui, alguns especialistas também recomendam verificar a credibilidade das empresas no site e em outras páginas, como o Procon e o Consumidor. Caso a loja ou serviço oferecido sejam desconhecidos, essa etapa se torna fundamental. Recomenda-se ainda verificar CNPJ e telefone para se assegurar que o site é verdadeiro e que sua compra será entregue.

Desconfie toda vez que vir uma promoção de saltar os olhos, principalmente, se ela for de um site desconhecido ou vier por um e-mail tentador – e nunca, jamais, clique em links que não conhece. Além de evitar cair em fraudes na Black Friday, isso também protege seu computador de vírus e malwares, impedindo que seus dados bancários e/ou do cartão de crédito sejam clonados.

Cuidado com o cartão de crédito

Além de ter atenção redobrada ao usar o cartão de crédito, especialmente se for online, é necessário ainda ter em conta outro cuidado extra: o endividamento. A melhor maneira de evitá-lo é não gastar por impulso e planejar bem a despesa. Compre aquilo que for necessário, fará você feliz e cabe no seu bolso. É sempre mais vantajoso comprar à vista, mas, caso não seja possível, calcule bem o peso que a parcela terá no seu orçamento mensal.

E, claro, antes de mais nada: pesquise. O ideal é sempre acompanhar os preços dos produtos desejados semanas antes da Black Friday. Dessa forma , é possível avaliar se os descontos realmente estão valendo a pena. Agora, é batalhar para encontrar a melhor oferta entre as diversas opções do mercado, suas formas de pagamento e o valor do frete.

Não tem mais motivo para cair em golpes, né? Olho aberto e planejamento são as melhores opções. Depois é só curtir o produto.

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário

-->