Confira as dicas essenciais para não ter dor de cabeça na Black Friday
Natal é tempo de presentes… para os outros. Um pouquinho antes, no fim do mês de novembro, na Black Friday, chega o momento de se auto satisfazer comprando o seu sonho de consumo. Apesar das promoções sedutoras, devemos ficar atentos ao adquirir produtos para não sermos vítimas da “Black Fraude”.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Ebit/Nielsen, espera que o faturamento na data – 29 de novembro – seja 18% maior do que em 2018. Na lista dos produtos preferidos dos consumidores, todos os anos, aparecem smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e os mais variados tipos de serviços.
Por isso, antes de querer aproveitar todas as ofertas disponíveis, que tal fazer um balanço do que você realmente precisa, se é que precisa? Caso tenha avaliado que vale a pena comprar o produto, fique atento a algumas dicas básicas, principalmente, se a compra for online.
Segurança online
Primeiro passo é pesquisar se a loja tem boa reputação com seus clientes. Nas compras online, principalmente em períodos de vendas aquecidas – como a Black Friday – é mais comum a ocorrência de erros nas entregas. Atrasos no envio, produtos errados e de baixa qualidade são alguns dos principais problemas. Se, por exemplo, ocorrer um desses casos com a entrega é mais fácil acionar o Reclame Aqui ou até mesmo a Justiça.
Por falar do Reclame Aqui, alguns especialistas também recomendam verificar a credibilidade das empresas no site e em outras páginas, como o Procon e o Consumidor. Caso a loja ou serviço oferecido sejam desconhecidos, essa etapa se torna fundamental. Recomenda-se ainda verificar CNPJ e telefone para se assegurar que o site é verdadeiro e que sua compra será entregue.
Desconfie toda vez que vir uma promoção de saltar os olhos, principalmente, se ela for de um site desconhecido ou vier por um e-mail tentador – e nunca, jamais, clique em links que não conhece. Além de evitar cair em fraudes na Black Friday, isso também protege seu computador de vírus e malwares, impedindo que seus dados bancários e/ou do cartão de crédito sejam clonados.
Cuidado com o cartão de crédito
Além de ter atenção redobrada ao usar o cartão de crédito, especialmente se for online, é necessário ainda ter em conta outro cuidado extra: o endividamento. A melhor maneira de evitá-lo é não gastar por impulso e planejar bem a despesa. Compre aquilo que for necessário, fará você feliz e cabe no seu bolso. É sempre mais vantajoso comprar à vista, mas, caso não seja possível, calcule bem o peso que a parcela terá no seu orçamento mensal.
E, claro, antes de mais nada: pesquise. O ideal é sempre acompanhar os preços dos produtos desejados semanas antes da Black Friday. Dessa forma , é possível avaliar se os descontos realmente estão valendo a pena. Agora, é batalhar para encontrar a melhor oferta entre as diversas opções do mercado, suas formas de pagamento e o valor do frete.
Não tem mais motivo para cair em golpes, né? Olho aberto e planejamento são as melhores opções. Depois é só curtir o produto.