Pesquisar
Close this search box.

“Vamos perceber uma desaceleração na alta dos preços” diz Victoria Werneck

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

No primeiro Panorama Econômico do ano, Victoria Werneck, nossa economista-chefe, falou sobre PIB, inflação, taxa Selic e outros indicadores importantes para você planejar sua vida financeira em 2022. Leia agora.

Em 2022, como proteger o seu dinheiro?
No primeiro Panorama Econômico de 2022, Talita Raupp, nossa gestora de produtos, bateu um papo com a economista-chefe da Icatu, Victoria Werneck.

A ideia foi fazer um balanço dos acontecimentos no Brasil e no mundo e falar sobre as perspectivas econômicas de um ano novo pautado por eleições presidenciais, possível subida dos juros nos Estados Unidos e o prolongamento da queda de braço entre o nosso Banco Central e a inflação.

Veja um resumo abaixo dos principais temas abordados no encontro online transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube, no dia 03 de fevereiro.

Pandemia
No Brasil, o comportamento da variante Ômicron tem sido semelhante ao de outros países: embora o número de novos casos diários tenha aumentado muito, o número de mortes não vem acompanhando a curva de contaminados. Na live, Victoria mostrou um gráfico da África do Sul, primeiro país a relatar a existência da nova variante. Se mantida a tendência, o que podemos esperar no Brasil é uma queda rápida no número de casos em breve.

Eleições presidenciais
Pelo menos por enquanto, a possibilidade de que a polarização entre os candidatos Bolsonaro e Lula possa abrir caminho para o avanço de uma terceira via com chances de vitória na disputa presidencial continua sendo apenas mais uma promessa.

Desemprego
Em novembro do ano passado, o número de desempregados estimados pelo IBGE era de 12,4 milhões de pessoas. Em 2021, o Brasil criou 2,73 milhões de vagas com carteira assinada, em comparação à perda de 191,5 mil vagas em 2020, primeiro ano da pandemia, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “Os dados de desemprego vêm melhorando bastante, mas ainda estamos com um número de desempregados imenso”, avaliou Victoria.

Inflação
Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, o IPCA deve chegar a 5,38% em 2022. Já o IGP-M deve encerrar o ano em 6,99%. “Quando comparamos os preços livres, preços administrados e serviços, a gente vê que os administrados foram de longe os que mais puxaram o índice de inflação.” Os serviços (cinemas, restaurantes, teatros, etc.), no entanto, ficaram “muito bem-comportados” nas palavras de Victoria Werneck, porque serão o último setor a se recuperar da pandemia. Para ela, a partir de meados deste ano, o consumidor vai começar a perceber alguma desaceleração no ritmo de alta dos preços. Nossa economista-chefe estima que teremos IPCA de 5,5% e IGP-M de 6,5% em 2022.

Selic
Há a expectativa de que a Selic encerre este ano em 11,75%, ou seja, um ponto percentual acima dos juros básicos atuais. Victoria vislumbra um futuro de incertezas atrelado às eleições presidenciais, mas com com uma vantagem em relação a eleições passadas: o Banco Central hoje é independente pela Lei Complementar 179 de fevereiro de 2021. “O mandato do presidente do BC vai até dezembro 2024. Portanto, ele permanece por dois anos à frente do Banco Central mesmo em um eventual novo governo de Lula”, explicou Victoria, que acredita que a taxa básica de juros termine 2022 em 12%, 0,5 ponto percentual acima do consenso do mercado.

Contas públicas
Pela primeira vez em muitos anos, o Brasil teve superávit nas contas primárias (de 0,75% do PIB). Mas a melhora das contas públicas em 2021 pode ser creditada mais à inflação no período, na casa dos dois dígitos, explicou Victoria: “O que aconteceu em 2021? Não é que houve um corte de despesas. O que houve foi um congelamento de algumas despesas, incluindo aí os salários dos servidores públicos. Ano passado, a arrecadação de impostos cresceu muito acima do esperado em função do significativo crescimento do PIB nominal. Isto é, um crescimento real do PIB na casa dos 4,5%, acrescido da alta inflação de dois dígitos no período.

Neste ano, nossa economista-chefe acredita que a melhora nas contas públicas obtida em 2021 não deve se manter. “O presidente dá mostras de que continuará a forçar todos os limites da política fiscal, ao longo do ano, para tentar reverter seu desempenho desanimador nas pesquisas de intenção de voto”, afirmou Victoria.

PIB
Ainda estamos à espera do resultado do PIB do último trimestre de 2021. Victoria acredita que, após o segundo (-0,4%) e o terceiro (-0,1%) trimestres do ano passado apresentarem queda, 2021 deve ter um quarto trimestre positivo, para nossa surpresa.

Em 2022, o FMI espera que o PIB mundial cresça 4,4%. As economias avançadas, 3,9%, e os países emergentes, 4,1%. Já o Brasil destoa, com crescimento previsto de 0,3% neste ano. “Como a população brasileira cresce entre 0,7 e 0,75% ao ano, será mais um período de crescimento per capita negativo. O cenário que vislumbro é melhor do que o do consenso do mercado, mas ainda assim não estamos falando de nada que seja para um país emergente festejar”, disse Victoria, que acredita que o PIB brasileiro encerre 2022 com expansão de 0,6%.

“Estamos muito longe de ter uma recuperação em V constante como está mostrando a economia americana e tantas outras ao redor do mundo”, observou.

Estados Unidos
Com desemprego muito baixo – em dezembro, a taxa foi de 3,9% (virtualmente pleno emprego) – e inflação muito alta (em 2021 fechou em 7%), espera-se que o Federal Reserve, o banco central norte-americano, aumente em breve as taxas de juros.

De qualquer forma, Victoria não acredita que a subida dos juros nos Estados Unidos vá atrapalhar a política monetária brasileira em 2022, tendo em vista a expectativa do ciclo de altas muito maiores da Selic. Haverá um diferencial de juros bem expressivo.

Outros temas
Durante o encontro, as executivas falaram também sobre os efeitos dos preços das commodities no Brasil frente aos movimentos da economia chinesa, sobre a crise política entre Rússia e Ucrânia e seus impactos nos preços do petróleo, além de outros assuntos de destaque atualmente. Ao final, elas responderam a perguntas do público.

Assista à live completa AQUI

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading