Como guardar dinheiro: confira 14 dicas incríveis! | Blog Icatu

Como guardar dinheiro: confira 14 dicas incríveis!

Como guardar dinheiro: confira 14 dicas incríveis!

Por Paula Lopes

Guardar dinheiro é muito importante, independe de quanto você ganha e, definitivamente, nada tem a ver com uma vida de privações. Não é uma tarefa fácil, porém é possível até para quem está com o orçamento no limite.

Para começar você deve saber que poupar dinheiro exige disciplina, organização e foco até que se torne um hábito e mais, qualquer mudança simples pode gerar resultados significativos.

Se você quer aprender a guardar dinheiro, veja as 14 dicas que separamos para você.

14 dicas de como guardar dinheiro!

1. Comece traçando objetivos claros

Definir metas claras é uma etapa importantíssima e nada banal para quem quer economizar dinheiro. Quando você dá forma para seus sonhos, fica mais fácil traçar estratégias para conquistá-los e manter a motivação para economizar. 

É importante fracionar suas metas. Defina o que quer realizar no curto, médio e longo prazo. Conquistas rápidas e frequentes são um estímulo para ir além.  

Não esqueça de estampar sua lista de objetivos em diversos locais da casa, agendas, cadernos, quadros ou telas do computador e do seu celular. Conhece aquela máxima? Quem não é visto, não é lembrado. Pois você precisa ser impactado pelo que te move a todo momento e a todo lugar.  

2. Faça um planejamento financeiro 

Fazer seu planejamento financeiro levando em conta suas metas é uma das dicas mais essenciais de como guardar dinheiro.

A melhor forma que você tem de visualizar seus gastos e saber para onde está indo seu dinheiro é fazendo um bom planejamento financeiro. Isso significa anotar absolutamente todas as despesas que tem no mês e categorizá-las. As contas básicas como a de luz e condomínio sempre aparecem, mas os pequenos gastos como a bala e cafezinho, também não podem faltar.  

É possível que se surpreenda com algumas despesas. Quando agrupadas de forma correta, ganham uma dimensão antes imperceptível. O cenário completo permite que perceba excessos e prioridades dos seus hábitos de consumo, você consegue ver o quanto está gastando e como. Fica mais fácil entender como guardar dinheiro e decidir o que reduzir ou cortar.  

3. Use uma planilha de gastos 

Para organizar, classificar e fazer a gestão do seu planejamento financeiro, recomendamos o uso de uma planilha de gastos. Nela, você consegue ter uma visualização clara do que está impactando o seu orçamento e reajustar a rota.

Você pode baixar nossa planilha aqui.

4. Gaste o mínimo possível

Para a grande maioria das pessoas, é quase impossível resistir às estratégias de marketing e as técnicas de psicologia do consumo. São muitas ofertas e distrações que a todo momento nos fazem confundir os itens desejáveis dos necessários. 

Pense bem: temos ou não um sonho? Quanto já avançamos nessa direção? É hora de economizar fazendo escolhas inteligentes e evitando desperdiçar.  

  5. Evite parcelar compras 

Esta é uma grande dica pra quem deseja aprender como guardar dinheiro! O cartão de crédito não deve ser excluído da sua vida mas deve ser usado com muita moderação.

Sua mecânica nos dá a impressão que há dinheiro disponível quando não há mais nada possível a ser gasto. Uma forma simples de não enganar sua percepção é colocar na sua planilha o valor total da sua compra e avaliar se o mesmo junto com os outros gastos não ultrapassa o valor que ganha no mês. 

6. Motive seus familiares 

Quando se é casado e/ou se tem filhos, é natural que uma boa parte dos objetivos tenham escopo familiar. Todos devem fazer parte da mudança e o comportamento do grupo deverá se adaptar. O importante é criar novos hábitos e formas de economizar juntos, com clareza e verdade.

7. Evite comer fora de casa ou utilizar serviços de delivery em excesso 

Fazer refeições e lanches fora de casa é um hábito caro. Quem quer economizar pode rever seus hábitos, repensando a frequência com que realiza essas duas atividades. Não há necessidade de cortar tudo, mas sim de avaliar reduções e definir uma quantidade máxima de vezes no mês.   

8. Venda itens que não usa mais 

Objeto sem uso em casa é sinônimo de desperdício. Se não há mais utilidade, você pode doar ou desapegar do item fazendo a sua venda. Além de liberar espaço e deixar a casa mais organizada, ainda pode conseguir uma renda extra. Busque por aplicativos de venda, grupos de desapego nas redes sociais, brechós e bazares. 

9. Determine um valor fixo para guardar mensalmente 

Siga o seu planejamento e economize um valor fixo por mês. Se tiver dificuldade de poupar desta forma, separe uma quantia por semana ou até mesmo por dia. Pequenos passos e pequenas mudanças de atitude podem te levar longe. 

10. Guarde os valores extras 

Os valores extras que você guarda podem virar quantias maiores no futuro. Como guardar dinheiro é uma tarefa gradual, essa pode ser uma ótima dica para você.

Sabe aquele dinheiro extra que não faz parte do seu orçamento mensal, mas que eventualmente aparece como, por exemplo, a restituição do imposto de renda, o 13° salário ou saque do FGTS? Assim que ele entrar na conta, transfira-o imediatamente para um investimento. Não caia na tentação de gastá-lo.  

11. Explore as atividades de lazer gratuitas 

Quem está buscando entender como guardar dinheiro, pode conseguir um bom ganho modificando hábitos na sua rotina de lazer. Hoje em dia temos muitas opções de eventos de qualidade gratuitos para todas as idades. A questão aqui é se planejar para conseguir uma vaga já que costumam lotar cedo. 

Algumas outras atividades gratuitas só exigem disposição e a capacidade de apreciar uma programação mais simples como caminhar na praia ou no parque, andar de bicicleta, fazer piquenique em uma pracinha ou inventar uma sessão de cinema em casa com pipoca. 

12. Pesquise preços antes de fazer uma compra

É muito comum em períodos de importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, surgirem reportagens sobre a variação nos preços de um mesmo produto. A urgência e a falta de planejamento nos induzem a fechar um mau negócio. Por isso, é muito importante pesquisar diversos sites e lojas físicas antes de comprar. 

13. Não compre no impulso 

Quem quer aprender como guardar dinheiro precisa evitar cair em tentações. No mercado, tenha sempre uma listinha com tudo o que precisa comprar e nunca vá ao mercado com fome – isso evita consumir coisas desnecessárias. Fuja das promoções relâmpago e das liquidações bombásticas. 

14. Coloque o dinheiro economizado em um local seguro 

Sua conta corrente não é o local ideal para deixar o seu dinheiro. A tentação em gastá-lo será constante e mais uma distração. O que tem a fazer é transferi-lo para um investimento em que para retirá-lo seja mais difícil, menos imediato. Um exemplo é a previdência privada, pois ela rentabiliza seu dinheiro e te ajuda a realizar sonhos de médio e longo prazo, como: a compra de um carro, a entrada de uma casa própria e até mesmo a aposentadoria dos sonhos. A Icatu é especialista no assunto e você pode conversar com a gente para entender os detalhes. 

Por que guardar dinheiro? 

Em momentos de crise ou em situações imprevistas, ter uma reserva financeira contribui muito para que você e sua família passem com mais segurança e tranquilidade por estas circunstâncias. E, como falamos desde o início, você não precisa se privar dos prazeres da vida para aprender como guardar dinheiro

É preciso quebrar o ciclo das eternas desculpas que te impedem de mudar e melhorar. Você já sabe: não é sobre quanto você ganha, mas quão disposto está para ajustar seus hábitos e perseverar.

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário

-->