Pesquisar
Close this search box.

5 iniciativas para ter um consumo consciente e pensar na sustentabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Índice

5 iniciativas para ter um consumo consciente, pensar na sustentabilidade e como essas atitudes podem contribuir
para o meio ambiente e para o próprio bolso

Pensar em como temos consumido bens e serviços é uma questão não apenas financeira, mas também uma preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Muitas pessoas vêm tomando diferentes ações para evitar o consumismo e ter – diante daquela tentação da compra imperdível – um consumo mais consciente e colaborativo, ajudando a transformar o mundo em um lugar melhor. E vale lembrar que ainda é possível também economizar algum dinheiro adotando estas ações no seu dia a dia. Conheça algumas práticas abaixo:

1 – Tenha um armário-cápsula
Adeptos deste conceito dizem que são necessários em torno de 30 itens de roupa no seu guarda-roupa por estação, mas esse número pode variar. Para evitar aquele momento de abrir o armário cheio e achar que não tem nada, a lógica é manter roupas versáteis e neutras, para produzir diversos looks, mas evitando um consumo excessivo. Essa ação é boa não só para o seu bolso, mas também ajuda a diminuir a geração de poluentes. O meio ambiente agradece!

2 – Movimento Lixo
Com o aumento de uma consciência ambiental, vem junto a reflexão sobre a quantidade de lixo que a gente produz. E muito desse lixo pode ser evitado com atitudes simples, como o uso de sacolas ecológicas, copos e garrafas de vidro, guardanapos de pano e, quando necessário, optar por produtos com embalagens recicláveis.
Este conceito consiste não só na redução da produção de lixo, mas também no encaminhamento correto do material reciclável e orgânico, e redução máxima do envio destes resíduos para aterros sanitários ou incineração, de acordo com o Instituto Lixo Zero Brasil. Isso é pensar em sustentabilidade. Você já está fazendo sua parte?

3 – Troque seu lixo
Como ainda é impossível não produzir lixo, uma opção para ser mais sustentável é pensar no descarte do lixo para reciclagem, procurando por ONGs ou projetos da Prefeitura da sua cidade. Em diversos municípios é possível encontrar iniciativas que trocam material reciclável por descontos em outros produtos, livros e até mesmo comida. Fica a dica!

4 – Colaboração com a co-living
O consumo consciente também engloba um modo de consumo colaborativo. Uma prova disso é o movimento de co-living, no qual as pessoas optam por dividir casas ou apartamentos, mesmo já tendo estabilidade financeira para morarem sozinhas. Isso gera não só economia financeira, mas também representa melhorias na utilização do espaço urbano e, principalmente, nas relações pessoais. Já tinha pensado nessa forma de sustentabilidade?

5 – Valorize empresas com responsabilidade social
Nem todos os passos anteriores são tão fáceis de seguir, mas um bem simples é valorizar empresas com foco em responsabilidade social. Essas companhias incluem a sustentabilidade como uma meta no seu plano de negócios. A Icatu Seguros faz parte desse grupo de empresas e patrocina diversas instituições voltadas para saúde, educação, esporte e cultura. Conheça quem a Icatu apoia.

E você, tem sido consciente sobre a forma como vem consumindo? Pense também em como ajudar a sociedade a partir de suas ações, com foco no desenvolvimento sustentável. Vamos garantir um futuro melhor para as próximas gerações. E mais, com essas ações dá para fazer algumas economias e ainda vai sobrar para investir em você! Reflita!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading