8 dicas para manter a produtividade em alta - Blog Icatu Seguros

8 dicas para manter a produtividade em alta

Por Lucas Gouveia

Quer aprender a ser mais produtivo e ter mais foco para realizar suas tarefas? Confira nossas dicas!

O nosso dia-a-dia é sempre corrido e atribulado, o que apenas confirma que a quantidade de tarefas que temos que fazer é enorme! Quem nunca chegou cansado no final do dia e lembrou que ainda tinha um monte de coisas pra resolver? Quando a gente administra melhor nosso tempo nossa produtividade aumenta bastante! Quer saber como? Vem com a gente:

Tenha metas claras 
Mantenha o foco! Não adianta querer ser multitarefas e fazer três coisas ao mesmo tempo: as três coisas não vão ser feitas direito. Tenha metas claras, específicas e estipule um prazo para alcançá-las. Termine cada tarefa iniciada e lembre-se sempre que cada pequeno passo que você completa serve para chegar no melhor resultado ao final do processo.
Use a tecnologia ao seu favor! Existem diversos aplicativos e ferramentas que podem te ajudar a ficar no caminho sem distrações. Procure o que mais se adapta a você e tire todo proveito dele!

Planejamento é tudo 
Que tal começar fazendo uma lista de tudo o que você precisa resolver no dia? Quando a gente organiza nossos afazeres fica claro o quanto precisaremos despender para cada um. Tire um tempo do seu dia para se concentrar nela. Que tal à noite, organizando as tarefas para o dia seguinte? Separe também por categoria, das mais urgentes às menos importantes! Assim, se não conseguir fazer tudo, vai deixar de fazer apenas as que não eram prioridade. Nada melhor que terminar o dia com a sua listinha toda riscada!

Aprenda a priorizar 
Ao fazer sua lista de tarefas, é importante dividir em prioridades, como já explicamos. As coisas que não são importantes ou que são apenas desejos devem ser excluídas ou adiadas – elas vão apenas desperdiçar seu tempo e te manter fora do foco. Uma regra boa para se manter em mente chama 80/20: é o fenômeno em que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Saiba quais tarefas são seus 20% para conseguir 80% do que você planejou!
Claro que urgências podem aparecer, mas quando for o caso, adicione-as abaixo da tarefa que está realizando no momento. Caso não seja tão urgente ela pode ser adiada para o dia seguinte. Mas só fure fila com urgências! Não adie suas tarefas por preguiça, desânimo ou indisposição – você ficará espantando com a quantidade de coisa que pode ser feita se não deixar nada pra depois!

Evite o perfeccionismo 
O perfeccionismo anda na mão oposta da produtividade. É melhor se preocupar em produzir e terminar uma tarefa do que esperar que ela fique exatamente como deseja antes de finalizá-la. Pense: é melhor entregar algo pronto, no prazo e que possa ser revisado e melhorado depois do que deixar de finalizá-lo!

Desligue as notificações 
Lá vamos nós falar de foco novamente! Com tantos aplicativos, redes sociais, e-mails, notícias, mensagens… é muito fácil se distrair! E, com essas distrações, nossas entregas ficam cada vez mais atrasadas e mal feitas. Quando estiver concentrado em uma tarefa, deixe seu celular de lado ou no silencioso, feche todas as abas que podem te tirar a atenção e mantenha o foco na tarefa do momento. Você vai terminar mais rápido e terá um resultado bem melhor, com certeza!

Mantenha seu espaço organizado 
Assim como as notificações podem ser uma distração, um ambiente bagunçado pode te distrair tanto quanto. Mantenha seu espaço de trabalho organizado, limpo, bem iluminado, confortável e silencioso. Trabalhar em um lugar que consiga te manter concentrado e motivado faz toda a diferença!

Tenha uma rotina 
Nada melhor para sua produtividade do que uma boa rotina! Tenha seus hábitos e afazeres programados de acordo com o seu ritmo, sem esquecer das suas metas. Aqui não tem uma fórmula, cada um sabe a quantidade de tempo que precisa pra cuidar de cada demanda. Mantenha sua rotina sempre a mesma para que você consiga sempre organizar seu tempo.

Tenha o tempo de focar e de relaxar 
Depois dessa produtividade toda, é importante saber que o tempo de relaxar, se distrair, tirar férias, praticar exercício, dormir bem são muito importantes para manter a cabeça e o corpo funcionando a todo o vapor. Pausas entre momentos produtivos também são estrategicamente importantes. Tente a técnica Pomodoro: faça pausas de 5 minutos depois de 25 minutos de atividade. Você verá que vai se sentir menos esgotado, ganhando uma nova energia para os próximos 25 minutos. Você pode adaptar seus ciclos de foco e de distração, o importante é que eles se mantenham dentro do tempo estipulado.

Agora que você tem todas as dicas, é hora de colocar as mãos à obra! Ser produtivo é conseguir fazer mais coisas em menos tempo, mas isso requer esforço e dedicação! Coloque nossas dicas em prática que você com certeza verá os resultados.

Publicado por Lucas Gouveia

Deixe seu comentário