A necessidade da Educação Financeira e porque é tão importante

Por Lucas Gouveia

Esse assunto tá em alta, mas você ainda tá um pouco sem entender? Vamos te ajudar com informações sobre o que é, dicas e porque você precisa saber mais sobre educação financeira! 

O tema da educação financeira vem ganhando destaque, mas tá difícil entender o que é e pra que você precisa disso? Essa é uma disciplina fundamental para garantir qualidade de vida e a independência financeira de qualquer pessoa. Confira mais sobre porque a educação financeira é tão importante pra sua vida agora! 

O que é educação financeira? 
De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”.
Ou seja, através da educação financeira podemos construir um futuro melhor! Estudando metodologias que ensinam a entender melhor tudo sobre finanças, é possível desenvolver habilidades para ser mais consciente com o seu dinheiro, fazer escolhas com informação e alcançar uma relação mais saudável com o dinheiro. 

Quais os benefícios da educação financeira? 
São muitas as vantagens de se educar financeiramente! Fique ligado em algumas das formas que podemos nos beneficiar com esse conhecimento. 

1 – Se livrar de dívidas 
Ter dívidas é um problema que tira o sono de muitos brasileiros. A educação financeira pode ajudar – e muito – quem está endividado, trazendo ferramentas de planejamento financeiro, informação para conseguir melhores negociações, organização para conseguir economizar, até finalmente quitar tudo! 

2 – Modificar sua relação com consumo 
É muito fácil ser levado por ofertas que parecem ser imperdíveis, promoções em diversos itens ou até pela pressão de ter coisas para mostrar quem você é pra sociedade. Porém, quando você tem mais educação financeira e, consequentemente, uma melhor relação com o seu dinheiro, você passa a praticar um consumo mais consciente, buscando atender reais necessidades e fugir de estratégias de vendas que te induzem a compras desnecessárias. 

3 – Ter segurança financeira contra imprevistos 
Emergências acontecem e nada melhor que estar preparado pra essas ocasiões. Por isso, quando falamos em uma vida financeira mais saudável, sempre vamos pensar na reserva de emergência. Esse é um fundo que você vai separar para momentos de necessidade, como gastos médicos, imprevistos na sua casa ou se você perder sua fonte de renda. Pra saber o quanto guardar, a média indicada por educadores financeiros é fazer um cálculo dos seus gastos por seis meses. 

4 – Fazer um planejamento de futuro 
Pra alcançar seus sonhos e ter o futuro que você deseja, é preciso começar a botar em prática um planejamento agora. Com a educação financeira fica bem mais fácil construir e seguir um plano de ação para conquistar o que você quer! Seu orçamento fica organizado e você consegue poupar. Outra boa dica é fazer uma Previdência Privada! Conheça mais das nossas opções pra você 

Agora que você já aprendeu porque a educação financeira é importante pra sua vida, saiba mais sobre como fazer a sua planilha de controle do orçamento como reduzir gastos que podem levar seu dinheiro sem você perceber 

Publicado por Lucas Gouveia

Deixe seu comentário