5 práticas para um envelhecimento saudável!

Por blogicatu

Com o avanço da medicina e da qualidade de vida, as pessoas estão vivendo cada vez mais. A expectativa de vida no Brasil cresceu e hoje os indivíduos vivem média até os 75,51 anos.

Por mais que as pessoas estejam ficando mais velhas, ninguém deseja apenas envelhecer, é necessário ter um envelhecimento saudável, ou seja, viver a velhice com qualidade e bem-estar.

No entanto, para garantir isso não é necessário um investimento absurdo. Com poucos passos você consegue ter o envelhecimento saudável que merece. Por exemplo, colocar a saúde física e mental em primeiro lugar é fundamental nesse processo e você pode melhorá-las através de ações no dia a dia.

Para que você fique por dentro de tudo o que envolve o envelhecimento saudável, listamos abaixo algumas boas práticas para você ter qualidade de vida enquanto envelhece.

Lembrando que as dicas não são apenas para os maiores de 60! Quanto mais jovem você começar com esses bons hábitos, mais saudável será quando envelhecer.

Envelhecimento saudável: como adquiri-lo?

Não existe uma fórmula para o envelhecimento saudável, no entanto, alguns passos podem colaborar para que você chegue na velhice com mais disposição e saúde. Confira as nossas 5 dicas!

Boa alimentação

Tudo começa pela nossa alimentação. Comer bem é o melhor remédio para ter um envelhecimento saudável e, principalmente, para evitar problemas de saúde. No entanto, não estamos falando de dieta ou de perda de peso, mas sim de uma reeducação alimentar.

É claro que é muito mais fácil permanecer com os mesmos hábitos mas, muitas vezes, mudá-los minimamente pode ser uma boa estratégia. Por exemplo, é mais fácil comer um pão com manteiga no café da manhã do que descascar uma laranja, não é mesmo? Mas esses pequenos esforços, todos os dias, é que fazem a diferença para um envelhecimento saudável.

É importante ressaltar que você não precisa ter dinheiro para comer melhor, apenas foque nos alimentos que realmente são mais nutritivos. Alguns estudos mostram que os idosos, em sua maioria, possuem deficiência de nutrientes, especialmente a vitamina D que é de extrema importância e ajuda fixar o cálcio nos ossos.

Procure incluir muitas frutas em sua alimentação e escolha as que você mais gosta, assim, você se motiva a comê-las. Cerca de 6 porções por dia é o suficiente, mais do que isso pode gerar uma elevada taxa de glicemia no sangue. Tente comer mais alimentos integrais como o arroz e faça trocas saudáveis.

Lembre-se que procurar um profissional é uma das melhores estratégias. Consulte um nutricionista para um envelhecimento saudável!

Movimente-se

Para ter um envelhecimento saudável procure sempre estar movimentando-se e  perto das pessoas que você ama.

Se você já está se alimentando bem, o próximo passo para garantir um envelhecimento saudável é começar a fazer exercícios físicos. É muito bom ficar em frente à TV ou passar o dia sentado conversando com alguém que você goste, não é? Mas o sedentarismo é extremamente prejudicial à saúde.

Segundo uma pesquisa, o sedentarismo mata, todos os anos, cerca de 5 milhões de pessoas no mundo. Portanto, movimente-se. O nosso corpo não foi feito para ficar parado!

Hoje em dia é possível encontrar as mais diversas modalidades de exercícios físicos, mesmo em cidades pequenas. Danças, clubes de caminhada, ciclismo ou pilates podem ser excelentes para a sua saúde. Existem diversas formas de se movimentar e você pode escolher a que mais gosta.

Porém, é claro que na hora de fazer os exercícios é importante ter o acompanhamento de um profissional, principalmente se você for mais velho.

Reduza o consumo de remédios

Algumas pessoas acreditam que quanto mais remédios consumirem, mais saudáveis serão. Na verdade, as medicações costumam resolver um problema e provocar outro, prejudicando a nossa saúde e dificultam o envelhecimento saudável.

Por exemplo, algumas medicações indicadas para reduzir o ácido úrico, podem causar cristais nos rins que, por sua vez, podem vir a se tornar cálculos.

Dessa forma, o melhor mesmo é prevenir. Para isso, se alimentar bem, praticar exercícios físicos e ter uma vida mais tranquila é a melhor opção para o envelhecimento saudável. Sempre pense na prevenção e não na cura da doença.

Durma bem

O sono é, literalmente, reparador. É durante a noite que o nosso organismo repara os tecidos que foram danificados durante o dia. Por isso, dormir bem é essencial.

Além de retardar o envelhecimento e também melhorar consideravelmente a saúde mental, dormir bem colabora com a memória e com o envelhecimento saudável. Mas quem não consegue dormir bem, o que fazer?

Uma excelente estratégia é criar uma rotina para o sono, como um tipo de passo a passo. Por exemplo:

  1. Tome um banho relaxante;
  2. Coloque uma roupa confortável e que induza a sua mente a pensar que está na hora de dormir;
  3. Escove os dentes e arrume sua cama para deitar;
  4. Coloque uma música e relaxe enquanto o sono vem.

Habituando-se com esses passos, você adquire uma maneira de informar ao cérebro que já está na hora de dormir e, por isso, uma substância chamada melatonina, conhecida como o hormônio do sono, passa a ser liberada.

Cuide de você e proteja-se

O cuidado e a proteção são bons passos para viver os dias com mais tranquilidade e menos estresse. Uma das coisas que podem ser feitas para um envelhecimento saudável é a contratação de um seguro de vida. Com ele, você pode se proteger e cuidar de si mesmo e dos seus familiares.

Esta é uma ótima maneira de se preparar para o futuro e não ter tantas preocupações. Lembre-se, no entanto, que um seguro de vida não é apenas para os casos de óbito, mas também para doenças graves, invalidez e incapacitantes, de forma temporária ou não.

Pode ser que o auxílio-doença pago pelo INSS não seja o suficiente – e não é, na maioria das vezes. Por isso, pense nos gastos que você terá caso fique doente! Medicamentos, hospital, exames que o plano de saúde não sobre… tudo isso pode pesar no bolso se você não estiver preparado. Assim, investir em um seguro de vida faz bem para você e para toda a sua família.

Comece a cuidar do seu futuro agora! É o melhor que você pode fazer para ter um bom envelhecimento saudável e cuidar do seu bem-estar e o de quem você ama.

Publicado por blogicatu

Deixe seu comentário