Rafael Caetano, diretor de Marketing da Icatu Seguros, fala sobre os efeitos da pandemia na busca por proteção financeira.
A imprevisibilidade deste ano nos abalou com insegurança e uma sensação de que a vida é, de fato, muito frágil. Diante de uma maior percepção de risco e ausência, quase todos nós acabamos nos tornando mais reflexivos. Estamos naturalmente mais preocupados em cuidar, proteger e preservar nossas famílias. Bem-estar, saúde e qualidade de vida estão no topo das nossas prioridades, mas uma dúvida nos incomoda: o que fazer para nos preparar diante de um futuro incerto e com mudanças inesperadas?
A pandemia serviu como um gatilho emocional para que as pessoas se tornassem mais conscientes sobre a importância da proteção e do planejamento para o futuro como formas de contornar a vulnerabilidade que passamos a sentir. Se as discussões sobre longevidade e a Reforma da Previdência já acenderam um sinal de alerta sobre a independência financeira em todas as fases da vida, especialmente na aposentadoria, a pandemia impulsionou esses questionamentos. Qual será o nosso legado e como podemos fazer para nos preparar para um futuro melhor?
Passamos – quase todos nós – a nos questionar sobre como desenhamos nosso caminho, qual nosso propósito, o que realmente é importante e como nos planejar minimamente para dar segurança às nossas famílias. Creio que os laços ficaram ainda mais fortes e essa percepção de proximidade e confiança também transborda para outras questões como a consultoria relacionada à diversificação de renda e investimentos que garanta tranquilidade e bem-estar.
Os clientes e consumidores – muito mais a partir de agora – tenderão a se interessar por marcas e empresas que sejam informativas, que tenham propósito e que sejam mais humanas. Esses, na verdade, não são aspectos que surgiram com a pandemia, mas são sentimentos que acabaram impulsionados por este momento em que tudo o que precisamos é nos sentir mais seguros, planejados e tranquilos.
Aqui, na Icatu Seguros, nós trabalhamos com o propósito de contribuir para um Brasil onde as pessoas estejam protegidas e assistidas em todas as fases de suas vidas e discutimos como podemos criar soluções com foco nas necessidades humanas. Neste contexto, previdência e seguro de Vida – sobretudo aliados – representam uma proteção poderosa. Se chegamos à conclusão de que a previdência é um produto de primeira necessidade em nosso planejamento financeiro, contratar um seguro de Vida, mais do que nunca, é também ser previdente.
Com educação e planejamento financeiro, a ideia é que cada vez mais brasileiros estejam, desde já, preparados para este futuro que se apresenta para nós.
Rafael Caetano, diretor de Marketing da Icatu Seguros