Pesquisar
Close this search box.

Por que devo investir em Previdência Privada?

Tempo de leitura: 6 minutos

Índice

Os planos de Previdência Privada conquistaram a atenção de investidores nos últimos anos, e não é à toa! Vantagens tributárias, flexibilidade e segurança são apenas alguns dos motivos pelos quais essa modalidade de investimentos está crescendo.

Dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) mostram um aumento de 2,9% nos investimentos em Previdência Privada no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período no ano anterior.

Além disso, não importa quanto tempo falta para você se aposentar, provavelmente será preciso ter uma renda complementar para manter o padrão de vida. Aliado a isso, a nossa expectativa de vida está aumentando, ou seja, estamos vivendo mais. Por isso, é hora de começar a construir a própria longevidade financeira, e quanto antes, melhor!

E, em meio a um cenário econômico desafiador, investir em Previdência Privada pode ser uma das melhores alternativas para proteger você e sua família financeiramente. Continue lendo e saiba mais!

O que é Previdência Privada?

A Previdência Privada funciona como um fundo de investimentos, utilizado principalmente para realizar objetivos de médio e longo prazo, como custear os estudos dos filhos, comprar um imóvel ou complementar a aposentadoria.

Nesse tipo de investimento você acumula um patrimônio durante um tempo — geralmente por um longo prazo — para receber o dinheiro investido com rendimentos no momento que definir (aposentadoria, viagem, compra de um bem etc.).

Ela é dividida entre a fase da acumulação e a do benefício. Na acumulação, quem contratou o plano destina um valor, que pode ser mensal ou esporádico, para aplicação. Já no benefício, o valor acumulado é resgatado por inteiro ou em parcelas mensais.

Os fundos de Previdência Privada são bem distintos, pois atendem a diferentes objetivos e perfis de investidores, podendo ser compostos por vários tipos de ativos, desde renda fixa, como debêntures e CDBs, até renda variável, como ações ou investimentos no exterior.

Na prática, o investidor aloca uma quantia periodicamente no fundo, que conta com um gestor, responsável por escolher, comprar e vender ativos.

A gestão dos fundos é feita por instituições financeiras e os planos estão sempre vinculados a uma seguradora, sendo regulados e fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Apesar de geralmente ser associada à aposentadoria, a Previdência Privada vai muito além, sendo uma modalidade de investimentos versátil que pode te ajudar a alcançar outros sonhos, como viajar ou comprar uma casa — inclusive, pode ser uma boa estratégia fazer uma Previdência para os filhos.

Quais são os tipos de Previdência Privada?

Quais são os tipos de Previdência Privada?

Existem dois tipos de Previdência Privada, que diferem em relação à tributação.

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): quem contrata esse tipo de fundo pode reduzir até 12% da renda bruta tributável. É ideal para quem faz a declaração do Imposto de Renda usando o modelo completo e não aplica mais do que 12% da sua renda anual em Previdência Privada. Quando você for receber o benefício dessa modalidade, o imposto de renda será cobrado sobre todo o patrimônio acumulado;
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): diferentemente do PGBL, aqui o Imposto de Renda é cobrado apenas sobre o rendimento do fundo, porém não é possível deduzir uma parcela das contribuições. É o tipo ideal para quem faz a declaração simplificada do IR ou investe mais de 12% da sua renda em Previdência Privada.

Ambos são regulados pela Susep e podem ser contratados nas mesmas instituições. Outra opção que você pode escolher ao investir em um fundo de Previdência Privada é o regime de tributação, que segue as tabelas regressiva e progressiva.

  • Tabela Progressiva: ela é baseada na tabela de Imposto de Renda e varia conforme a sua renda total, ou seja, quanto maior o valor, maior será o percentual do tributo. É ideal para quem pretende resgatar em menos tempo ou tem renda de valores menores;
  • Tabela Regressiva: ideal para quem tem o objetivo de investir em longo prazo. Nela, quanto maior for o tempo do investimento, menos impostos você vai pagar — o desconto pode chegar a 10% nos investimentos mantidos por mais de dez anos, por exemplo.

Quanto investir em Previdência Privada?

O valor destinado ao seu plano vai depender de alguns fatores:

  • sua renda mensal;
  • seus gastos fixos e variáveis;
  • seu objetivo com o plano de Previdência Privada;
  • no caso da aposentadoria, o patamar de qualidade de vida que você deseja manter.

Se o seu objetivo é realizar uma viagem, por exemplo, talvez tenha que poupar menos todo mês do que se fosse comprar uma casa — dependendo da viagem…

No geral, é importante fazer um bom planejamento financeiro para destinar uma parcela fixa do que você recebe todo o mês, comprometendo-se a esse objetivo.

Se não está sobrando nada, tente repensar os gastos variáveis e cortar o que for desnecessário no momento.

A Previdência Privada te ajuda a criar o hábito de alocar esse valor rumo à realização dos seus sonhos. Vale ressaltar que os planos têm valor mínimo de aplicação mensal.

Considerando os fatores citados, fica claro que não existe uma recomendação exata de quanto investir na Previdência Privada. No entanto, é possível pensar em estratégias para definir o valor e ainda ter vantagens tributárias.

Se você investir até 12% da sua renda em um plano PGBL, por exemplo, pode ter desconto na declaração anual do Imposto de Renda. Caso a ideia seja investir um percentual maior da sua renda, você pode ter dois planos, e investir o excedente, ou seja, o que passar dos 12%, no VGBL. Assim, você vai pagar o imposto apenas sobre os rendimentos, e não o valor total investido.

Vale ressaltar que nunca é tarde para começar a investir em Previdência Privada, mas, quanto antes você começar, melhor!

Como investir em Previdência Privada?

Você pode investir em Previdência Privada contratando um plano online de uma seguradora ou instituição financeira.

Na Icatu, basta seguir um passo a passo simples:

  1. entenda seu perfil de investidor e tenha seus objetivos claros em mente, além do valor que consegue destinar por mês;
  2. acesse a página de Previdência Privada;
  3. veja alguns exemplos de planos para diferentes objetivos;
  4. simule seu plano clicando em uma das opções (Realizar um projeto, Investir em longo prazo ou Planejar minha aposentadoria);
  5. forneça seus dados para contato e um especialista vai te direcionar para o plano ideal para seu perfil!
  • Dica: você pode ver a lista de fundos da Icatu aqui! E se você não souber escolher o melhor plano, não se preocupe: nossos especialistas estão disponíveis para te orientar e ajudar a encontrar a opção mais adequada para suas necessidades.

Quais são as vantagens de investir em Previdência Privada?

Afinal, por que investir em Previdência Privada? Veja alguns dos benefícios dessa escolha!

  • Flexibilidade: você pode escolher o valor e a periodicidade da contribuição, ajustando essas duas variáveis conforme sua situação financeira exigir ao longo dos anos, além de escolher como vai receber o benefício e a possibilidade de investir com pouco dinheiro;
  • Diversificação: a expressão “nunca coloque os ovos na mesma cesta” é bem aplicada em uma carteira previdenciária, que conta com diversos tipos de investimentos;
  • Portabilidade: você pode trocar de plano caso mude de perfil ou objetivos, transferindo o patrimônio para outro plano do mesmo tipo (VGBL ou PGBL);
  • Vantagens tributárias: os fundos de investimentos previdenciários não sofrem a tributação semestral do come-cotas, imposto obrigatório nas outras modalidades de fundos. Além disso, quem investe até 12% da renda anual em um plano PGBL tem benefícios fiscais na hora de declarar o Imposto de Renda;
  • Profissionalismo: há gestores profissionais responsáveis pelo fundo, logo, você não precisa se preocupar constantemente em como estão os ativos da sua carteira;
  • Sucessão patrimonial: a Previdência Privada não entra em inventário, logo, seus herdeiros poderão ter acesso ao dinheiro investido sem grandes burocracias.

Quanto rende uma Previdência Privada?

O rendimento da Previdência Privada pode variar bastante, pois há diferentes níveis de risco que cada gestor e investidores estão dispostos a assumir.

Um fundo com alocação em ações, por exemplo, pode ter rendimentos maiores, mas um risco mais elevado, ideal para investidores arrojados.

Já um fundo alocado em renda fixa é mais conservador e pode ter rendimentos menores, mas mais estáveis.

Afinal, investir em Previdência Privada vale a pena?

Com este conteúdo acreditamos que já deu para perceber a importância de investir em Previdência Privada.

Geralmente, temos mais de um objetivo que exige recursos financeiros, portanto, a Previdência Privada também pode ser combinada com outros tipos de investimentos para atender suas necessidades.

No entanto, é possível dizer que a Previdência Privada é uma excelente opção para realizar sonhos de longo prazo. Por isso, conte com a Icatu!

Há mais de três décadas no mercado, somos referência em Previdência Privada no Brasil e gerenciamos mais de 150 fundos diferentes de investimentos adequados a todos os perfis de investidor. Faça uma simulação e encontre o plano ideal para você!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading