Pesquisar
Close this search box.
homem mexendo no celular em frente ao computador com expressão de dúvida para representar "seguro de vida devolve dinheiro se cancelar"

Seguro de vida devolve o dinheiro se cancelar? Entenda aqui!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

O Seguro de Vida é uma ferramenta que tem como objetivo trazer proteção financeira para você e para os seus entes queridos. No entanto, apesar de ser uma boa opção para quem busca tranquilidade e segurança em relação ao futuro, em algum momento você pode cogitar tomar a decisão de cancelar o seu Seguro de Vida. Nesse caso, é importante entender o que acontece com o valor que já foi pago.

Por isso, neste artigo, explicaremos todos os detalhes que envolvem essas questões. Entenda se o Seguro de Vida devolve o dinheiro se cancelar, quando é possível resgatar o valor que foi pago anteriormente e se vale a pena cancelar esse tipo de proteção.

É possível cancelar o Seguro de Vida?

Todo consumidor tem o direito de cancelar o Seguro de Vida a qualquer momento. Esse processo deve ser formalizado junto à instituição responsável pelo serviço contratado.

Vale ressaltar que, ao solicitar o encerramento do contrato, é importante compreender todas as regras e trâmites que envolvem o processo.

No caso de cancelamento por decisão do segurado, por exemplo, é possível receber parte do prêmio que já foi pago, dependendo do contrato. Por outro lado, caso o pagamento do Seguro de Vida esteja em atraso, a instituição pode cancelar o serviço de forma automática pela falta de pagamento.

Quando eu cancelo um Seguro de Vida eu recebo algo?

Nem todo Seguro de Vida garante a devolução do dinheiro. Porém, existem alguns contratos de Seguro de Vida Resgatável que preveem o resgate de uma parte do valor que já foi pago.

Esse valor depende de um cálculo que leva em consideração diferentes fatores, como o prazo de vencimento do Seguro, o período de vigência que já foi decorrido, entre outros.

Por isso, é sempre importante entender o contrato e as regras adotadas pela instituição contratada, mas, de modo geral, os Seguros Tradicionais não devolvem o dinheiro.

Todo Seguro de Vida é resgatável?

Para começar, é preciso deixar claro que não, nem todo Seguro de Vida é resgatável. 

De maneira geral, o Seguro de Vida Resgatável oferece as mesmas coberturas do Seguro de Vida Tradicional, como indenização ao titular em caso de invalidez, aos beneficiários em caso de morte, entre outros.

Porém, é possível recuperar parte do valor das mensalidades pagas, o contratante pode solicitar o resgate do dinheiro, de acordo com as características do contrato.

Vale destacar que o valor resgatado é reajustado de acordo com a inflação do período.

Dessa forma, o Seguro de Vida Resgatável é uma boa opção para quem quer se proteger contra imprevistos, com a possibilidade de resgatar parte do valor pago.

Qual a diferença entre o Seguro de Vida Tradicional e o Resgatável?

A principal diferença entre o Seguro de Vida Tradicional e o Resgatável é o valor ao longo do tempo, já que o prêmio (valor pago mensalmente ou anualmente pelo titular) do Seguro Resgatável não aumenta conforme a idade do titular, ao contrário do que ocorre com o Tradicional. A atualização do valor da parcela é feita apenas pelo IPCA.

No entanto, vale destacar que as parcelas do Seguro de Vida Resgatável, em alguns casos, podem ser maiores do que as cobradas em um Seguro de Vida Tradicional, especialmente no início do contrato.

É importante ressaltar também que o resgate é uma consequência do cancelamento ou redução do capital segurado. Nessas situações, ele é possibilitado porque o nivelamento do prêmio constitui uma reserva.

Além disso, o Seguro de Vida Resgatável tem uma modalidade em que o cliente pode pagar por um determinado período e continuar coberto pelo resto da vida.

Vale a pena cancelar o Seguro de Vida?

A decisão de cancelar ou não o Seguro de Vida deve ser avaliada a partir de vários fatores, levando em consideração os seus objetivos financeiros e também o momento atual da sua vida.

Em alguns casos, uma boa alternativa é analisar se existem opções de proteção mais em conta, mantendo apenas as coberturas que são mais importantes para a sua realidade neste momento. Assim, você pode continuar protegendo o seu futuro e o dos seus entes queridos, por exemplo, e ainda conseguir arcar com possíveis imprevistos.

Confira alguns pontos que devem ser considerados antes de cancelar o Seguro de Vida.

Beneficiários

Em primeiro lugar, é necessário considerar as pessoas que dependem do seu apoio financeiro.

Se você tem dependentes que podem ser impactados em caso de falecimento, por exemplo, manter o Seguro de Vida pode ser muito importante para oferecer segurança financeira aos beneficiários do seu Seguro.

Além disso, vale considerar também as coberturas e assistências que podem ser usufruídas pelo titular, como em casos de doenças graves, diária por incapacidade temporárias, entre outras.

Necessidades financeiras futuras

Também é fundamental avaliar as suas necessidades financeiras futuras. Se você tem dívidas a pagar ou despesas que poderiam impactar os seus beneficiários, por exemplo, cancelar o Seguro de Vida também pode ser um risco grande para seus entes queridos, em caso de morte ou invalidez.

Valor de resgate

Como vimos, alguns tipos de Seguro de Vida só permitem o resgate parcial do valor. Dessa forma, em caso de imprevistos, é importante avaliar a quantia que você precisa e o que pode receber com o cancelamento. Dependendo da situação, pode ser menos vantajoso cancelar.

Conseguiu entender mais sobre o Seguro de Vida e quando é possível resgatar o dinheiro pago? Então, se ficou mais interessado no assunto, conte com todo o apoio da Icatu para te ajudar a proteger seu futuro.

Com mais de 30 anos de mercado, somos a maior seguradora independente do Brasil e referência quando o assunto é Seguro de Vida. Conheça as nossas condições e as coberturas de Seguro de Vida!

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading