Seguro de vida: o que é DPS e como funciona?

Por Paula Lopes

O seguro de vida tem o objetivo de trazer proteção e suporte em alguns dos momentos mais sensíveis e difíceis da vida.

Porém, para que tudo ocorra bem na ocasião de imprevistos e fatalidades, é muito importante entender termos específicos no momento da contratação de um seguro de vida, como o “DPS” ou Declaração Pessoal de Saúde.

Quer saber mais sobre o que é DPS e a importância de preenchê-la da melhor forma Acompanhe este artigo!

O que é DPS? 

Muitas pessoas se questionam sobre o que é DPS quando procuram uma seguradora e estão no caminho da contratação de um seguro.

A  DPS é um questionário com perguntas sobre os hábitos e a saúde do contratante de um seguro de vida. Cada seguradora cria seu próprio questionário e pode  formular perguntas sobre doenças atuais e preexistentes, uso de medicamentos, tratamentos médicos, doenças prévias como algum tipo de tuberculose, hérnias, doença nervosa, da coluna ou do coração. 

Para que serve a DPS? 


Entender sobre o que é DPS e preenchê-la da forma correta, sem a omissão de informações, pode facilitar a contratação do seu seguro de vida.

Além de saber o que é DPS, é necessário entender como funciona e para que serve essa Declaração.

A DPS tem importância central e fundamental na contratação de um seguro de vida. Por meio da análise da Declaração Pessoal de Saúde, as seguradoras determinam com precisão e eficácia o real estado de saúde do segurado e avaliam seu perfil de risco.  

Dessa forma, essa declaração possibilita que as seguradoras ofereçam seus produtos por um preço justo, considerando os riscos de sinistros de cada indivíduo. 

Qual é a importância da DPS? 

É preciso prestar muita atenção no preenchimento da DPS e garantir informações exatas e idôneas. Deixar de inserir ou reportar  algum dado incorreto, interfere na análise do contrato e pode, inclusive, torná-lo inválido.  

Agora que você já sabe o que é DPS e que ela faz parte do contrato, vamos trazer outras questões relevantes na hora de contratar um seguro de vida.

Como contratar um seguro de vida: confira detalhes! 

Além de saber o que é DPS, existem outros detalhes importantes que devem ser checados antes de contratar o seu seguro de vida.

A primeira dica na hora de começar sua pesquisa é definir qual seu objetivo com este seguro de vida. Sabia que o seguro de vida não serve somente para casos de morte? Existem diversas coberturas que te protegem em casos de acidentes e descoberta de doenças graves. Ele pode até ser resgatável!  

Outro detalhe importante é definir quem serão os beneficiários do seu seguro de vida. É importante lembrar que seus beneficiários não precisam, necessariamente, ser seus herdeiros legais

É fundamental analisar se a empresa escolhida possui lastro financeiro e boa reputação, além de ser regularizada pela Susep, entidade que controla e fiscaliza o setor. A última coisa que queremos é ter problemas justamente com serviços desta natureza. 

Um outro passo essencial a observar são as coberturas presentes no contrato. Como falamos anteriormente, a cobertura de morte é a mais conhecida, mas existem outras opções que cobrem doenças graves e invalidez parcial ou permanente.

Há também opção de cobertura por incapacidade temporária. Com essa cobertura, o segurado tem direito a receber diárias, referentes ao valor previamente contrato, em caso de incapacidade para exercer suas funções laborativas.  

A assistência funeral, que garante as despesas do funeral pagas pelo seguro, e a cobertura de diárias para internação hospitalar estão entre outras opções mais comuns. 

Quer saber mais sobre as múltiplas possibilidades de cobertura? Acesse nosso guia de como fazer um seguro de vida ideal!  Compare as coberturas e escolha a que faz sentido para você. 

Outro detalhe importante é lembrar que na hora de assinar seu contrato, além da DPS e da apólice com todas as coberturas descritas no detalhe e a especificação dos beneficiários, cada seguradora irá exigir alguns documentos, entre eles:

  • RG e CPF; 
  • Comprovante de Residência; 
  • Certidões diversas (casamento e nascimento, por exemplo); 
  • E outros documentos específicos de acordo com a cobertura da apólice. 

Agora que você já sabe o que é DPS e conhece mais sobre as etapas para contratação do seu seguro de vida, que tal saber quanto ele custa? Aqui na Icatu existem planos a partir de R$ 30 mensais.  

Se você busca mais informações, nossos especialistas estão prontos para falar com você. Esperamos seu contato! 

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário