O que é Taxa Selic e como ela afeta as suas finanças?

Por Alessandra de Paula

Já ouvimos falar em diversas taxas, seja na TV, ou nos jornais, mas nem sempre sabemos como elas nos afetam cotidianamente. Se você também possui dúvidas, como: “o que é taxa selic?” acompanhe esse artigo. Nele, vamos esclarecer as possíveis questões que acompanham  o assunto. Acompanhe!

O que é Taxa Selic? 

Para começar, vamos responder o que é taxa selic. A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Parece complicado, mas não é! 

Essa sigla, na prática, é um sistema computadorizado, controlado pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de controlar a emissão, compra e venda de títulos do Tesouro Nacional

Resumindo, Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Além do Banco Central, somente instituições financeiras têm autorização para negociar títulos nesse ambiente virtual.  

Como funciona a Taxa Selic 

Diariamente, o volume de operações bancárias é muito grande. Por isso, o Banco Central determina que as instituições bancárias devem encerrar o dia com o caixa equilibrado. Para cumprir a lei, os bancos fazem empréstimos com outros bancos.  

E onde entra a Selic nessa história? Geralmente, os empréstimos são de curtíssimo prazo (24 horas). E, como garantia, as instituições oferecem títulos públicos adquiridos do Banco Central.  Sabendo disso, fica mais fácil entender a diferença entre Taxa Selic Over e Taxa Selic Meta

Agora que você já sabe o que é taxa selic e como ela funciona, vamos aprender o que é a taxa selic over e a meta. Confira, a seguir!

Taxa Selic Over 

A Taxa Selic Over é a taxa de juros adotada quando um banco empresta dinheiro a outro e usa, como garantia, títulos públicos adquiridos do Banco Central. Essa média ponderada e ajustada é divulgada diariamente. 

Taxa Selic Meta 

Já a Taxa Selic Meta é aquela que vemos na TV e nos jornais, representando a taxa básica da economia, uma vez que é utilizada como parâmetro para todas as outras adotadas pelo mercado. Em geral, costuma ser a menor taxa de juros da economia. É dessa taxa que estamos tratando no artigo.  

A Taxa Selic Meta é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A cada 45 dias, a equipe do Copom se reúne para definir os rumos da taxa básica de juros.

O Copom foi criado em 1996 e, desde então, orienta a quantidade de dinheiro em circulação no país.  

Valores anuais e mensais da Taxa Selic 

Normalmente, as pessoas que querem entender o que é taxa selic mais a fundo consideram as taxas mensais e anuais. Isso acontece porque essas duas taxas selic abrangem um período maior, podendo trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento do mercado. A consulta dos valores pode ser feita no site da Receita Federal.  

Veja os valores dos últimos 7 anos: 

Mês/Ano 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 
Janeiro 0,60% 0,85% 0,94% 1,06% 1,09% 0,58% 0,54% 0,38% 
Fevereiro 0,49% 0,79% 0,82% 1,00% 0,87% 0,47% 0,49% 0,29% 
Março 0,55% 0,77% 1,04% 1,16% 1,05% 0,53% 0,47% 0,34% 
Abril 0,61% 0,82% 0,95% 1,06% 0,79% 0,52% 0,52% 0,28% 
Maio 0,60% 0,87% 0,99% 1,11% 0,93% 0,52% 0,54% 0,24% 
Junho 0,61% 0,82% 1,07% 1,16% 0,81% 0,52% 0,47% 0,21% 
Julho 0,72% 0,95% 1,18% 1,11% 0,80% 0,54% 0,57% 0,19% 
Agosto 0,71% 0,87% 1,11% 1,22% 0,80% 0,57% 0,50%  
Setembro 0,71% 0,91% 1,11% 1,11% 0,64% 0,47% 0,46%  
Outubro 0,81% 0,95% 1,11% 1,05% 0,64% 0,54% 0,48%  
Novembro 0,72% 0,84% 1,06% 1,04% 0,57% 0,49% 0,38%  
Dezembro 0,79% 0,96% 1,16% 1,12% 0,54% 0,49% 0,37%  
Fonte: Receita Federal – Consulta realizada em 07/08/2020 

Agora que você já sabe o que é taxa selic, vamos abordar, a seguir, como saber o valor atual dessa taxa. Confira!

Como saber o valor atual da Taxa Selic? 

A Taxa Selic hoje (agosto/2020) está em 2% ao ano. O Copom determinou a redução da taxa de 2,5% para 2% no dia 05 de agosto de 2020. No site do Banco Central, é possível acompanhar as mudanças na Taxa Selic atual.  

Como a Taxa Selic afeta as finanças e os empregos 

Além de aprender o que é taxa selic, é essencial compreendermos como ela afeta o nosso cotidiano. Quando a Taxa Selic muda, afeta todo o povo brasileiro, as instituições bancárias e até os investimentos estrangeiros. Ela impacta também nas outras taxas de juros, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e retornos de aplicações financeiras. 

A Taxa Selic pode influenciar a geração de emprego. Com os juros menores, fica mais fácil para pessoas físicas e jurídicas conseguirem créditos. No que diz respeito às empresas, esse crédito, muitas vezes, é utilizado para expandir os negócios e contratar novos profissionais.  

Queda da taxa Selic 

Quando a Taxa Selic diminui, aumentam as possibilidades de crédito. Por outro lado, geralmente a inflação sobe.  

Alta da taxa Selic 

Já quando a Taxa Selic aumenta, normalmente os preços caem, e a inflação fica estável. Por outro lado, os juros de crédito, parcelamento e cheque especial tendem a aumentar.  

Quais investimentos são afetados? 

A questão mais popular ao pensarmos neste tema é “o que é taxa selic”, mas para responder além disso vamos abordar quais são os investimentos afetados por essa taxa. 

Cortes na Taxa Selic impactam diretamente no mercado financeiro, principalmente nos investimentos de renda fixa. Confira, abaixo, como as mudanças na Taxa Selic afetam a rentabilidade de alguns investimentos: 

Taxa Selic e Tesouro Direto 

Alguns títulos do Tesouro Direto têm o retorno financeiro atrelado à taxa básica de juros, como o Tesouro Selic. Logo, se a taxa aumenta, o rendimento aumenta, se a taxa diminui, o rendimento diminui.  

Taxa Selic e CDI 

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é utilizado apenas entre os bancos, nos empréstimos de curto prazo. Logo, ele está diretamente ligado à Taxa Selic Over. 

Quando a Taxa Selic diminui, o CDI também diminui, assim como o rendimento dessas aplicações. CDBs, LCIs, LCAs e LCs usam o CDI como indicador de rentabilidade. Assim, essas aplicações são afetadas quando há mudanças na Taxa Selic. 

Taxa Selic e IPCA 

O IPCA é o índice que aponta a inflação no país. Logo, levando em conta que a Taxa Selic controla a inflação, o IPCA e a Taxa Selic, geralmente, estão próximos, e qualquer alteração na Selic afeta o IPCA.  

Taxa Selic e Caderneta de Poupança 

Como você já aprendeu o que é taxa selic, agora vamos abordar como essa taxa afeta a rentabilidade da poupança. 

Um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, a poupança, é, notoriamente, conhecida por oferecer menos retorno financeiro para os clientes. Desde 2012, o Governo estabeleceu uma regra de cálculo que funciona da seguinte forma: 

  • Caso a Taxa Selic seja igual ou maior do que 8,5% ao ano, a poupança tem rendimento de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR);
  • Já quando a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da Taxa Selic vigente.

Como a Taxa Selic hoje está em 2% ao ano, o rendimento da Poupança está em 1,40% ao ano, mais TR. Ou seja, é melhor apostar em ativos mais rentáveis.  

Quer saber mais sobre a poupança? Clique aqui!

Taxa Selic X Inflação 

Para além de aprender o que é taxa selic, é fundamental também entender como ela afeta o nosso cotidiano.

Além de entendermos o que é taxa selic, é essencial sabermos qual a relação dela com a inflação. Vamos lá?

A Taxa Selic é adotada pelo Governo Federal para tentar controlar a inflação. Quando a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros para diminuir o consumo e forçar uma queda nos preços. Já quando a inflação está baixa, o Banco Central diminui os juros para impulsionar o consumo. 

Atualmente, tanto a inflação quanto a Taxa Selic estão baixas. 

Como ter um rendimento maior que a Taxa Selic? 

Agora que você já sabe o que é taxa selic, como ela funciona e qual a relação dela com a inflação, veja, a seguir, como ter um rendimento maior que a taxa selic.

Existem algumas opções e o importante é entender qual o seu perfil de investidor. Investir em Renda Fixa é um caminho que oferece baixo risco, por exemplo, pois contam com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).  

Já investir em renda variável tratará uma dose maior de riscos, mas também maiores rendimentos. Esse tipo de investimento não se beneficia de possíveis altas na Taxa Selic. Isso porque, quando o consumo cai, a produção e o lucro das organizações que têm ações também encolhem.   

Viu como a Taxa Selic influencia diretamente o nosso dia a dia e impacta na economia do país? Esperamos que o artigo tenha sido útil para trazer mais esclarecimentos sobre o que é taxa selic e muito mais!  

Leia também: 

Publicado por Alessandra de Paula

Alessandra de Paula tem mais de 15 anos de experiência em produção de conteúdo e pesquisa jornalística. Integrou a equipe de Comunicação do Ministério da Cultura, e trabalhou em grandes empresas do Rio de Janeiro, como O Globo, Extra, Jornal do Brasil, Jornal do Comercio, CDN, In Press e SRCOM, realizando diversas coberturas, incluindo Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, e Réveillon de Copacabana. Também produziu conteúdo para sites da Rede Globo.

Deixe seu comentário