Pesquisar
Close this search box.

Fundos Multimercados: o que são? Valem a pena?

Tempo de leitura: 7 minutos

Índice

Os fundos multimercados são uma ótima opção de investimentos rentáveis para quem busca diversificar seus investimentos.

Se você tem interesse nesse modelo de investimento, é possível que já tenha um certo grau de maturidade para aceitar algum nível de risco.

Então, vamos explicar a dinâmica e as regras de funcionamento desse fundo. Acompanhe!  

O que são fundos multimercados e como funcionam?

Os fundos multimercados reúnem recursos de diversos investidores para que sejam aplicados simultaneamente no mercado financeiro e de capitais. O valor investido por cada um vai variar conforme a oscilação dos ativos da carteira do fundo.

Enquanto em um fundo de ações o gestor fica restrito a operar no mínimo 67%majoritariamente em ações, nos fundos multimercados ele tem a liberdade de definir diferentes ativos, como câmbio, ações, renda fixa, derivativos, moedas, entre outros.

Sua gestão é realizada por um gestor profissional, que tem a função de escolher em quais ativos o dinheiro será aplicado, buscando aumentar a rentabilidade e diminuir os riscos em diferentes cenários.

Fica na mão do gestor as decisões de alterar a composição dos fundos multimercados, conforme mudanças políticas e econômicas, sem o compromisso de se concentrar em nenhum ativo específico.

Mas a flexibilidade não elimina o risco existente. Mesmo contando com uma gestão profissional, algumas perdas podem acontecer quando, por exemplo, o gestor é pego de surpresa por eventos inesperados.

Vale pontuar que os fundos multimercados podem ser mais conservadores que uma renda fixa ou mais ousados do que o fundo de ações. Tudo isso vai depender da estratégia utilizada, o retorno pode ser alto, mas o risco também aumenta.

Quais são os tipos de fundos multimercados?

O fundo multimercado é caracterizado por possuir a capacidade de poder aderir a diversas estratégias ou diferentes tipos de alocação de ativos. Por isso, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) criou classificações que agrupam os fundos de acordo com suas características principais, como detalhamos a seguir.

Dinâmicos

Buscam retorno no longo prazo por meio de investimento em diversas classes de ativos e não se comprometem com um “mix” predeterminado.

Balanceados

Buscam retorno a longo prazo e seguem uma estratégia pré-determinada de aplicação dos recursos disponíveis, incluindo a previsão de rebalanceamento das aplicações, de acordo com as circunstâncias.

Macro

O cenário macroeconômico é a principal referência para os fundos que seguem esta estratégia.

Na estratégia macro, seus gestores fazem análises e projeções de como os principais indicadores econômicos irão se comportar no médio e longo prazo.

A partir disso, definem quais investimentos serão feitos, combinando diversos ativos.

Long and Short (Equity Hedge)

Opera ativos de renda variável, principalmente ações, atuando ao mesmo tempo na compra e na venda de papéis (posições compradas e vendidas). Desse modo, é possível lucrar quando o mercado apresenta um movimento tanto de alta quanto de queda.  

O objetivo do gestor, com essa modalidade, é buscar retornos pela diferença entre a rentabilidade das ações que caíram e as que valorizaram.

Esse tipo de fundos são divididos em duas categorias: direcional e neutro.

Long and Short — Direcional

Os fundos Long and Short Direcionais operam ativos de renda variável com posições compradas e vendidas. O lucro, nesse caso, é obtido por meio da diferença entre essas posições. Os recursos remanescentes em caixa devem estar investidos em cotas de fundos de Renda Fixa ou em ativos permitidos a estes, desde que preservadas as regras que determinam a composição da carteira do tipo ANBIMA.

Long and Short — Neutro

Os fundos Long and Short Neutros também operam ativos ligados ao mercado de renda variável, com posições compradas e vendidas, com o propósito de manter a exposição financeira líquida limitada a 5%. Os recursos remanescentes em caixa devem estar investidos em cotas de fundos de Renda Fixa ou em ativos permitidos a estes, desde que preservadas as regras que determinam a composição da carteira do tipo ANBIMA.

Juros e Moedas

Nesse modelo, a busca é por um retorno em longo prazo com ativos de renda fixa com risco de juros, de índice de preço e de moeda estrangeira. As opções de rendas variáveis, como as ações, não são exploradas.

Leia mais: conheça os tipos de investidores e suas principais características

Como escolher um fundo multimercado?

Para escolher o fundo multimercado que mais se adéqua à sua estratégia financeira e necessidade, é preciso avaliar alguns pontos. Confira a seguir.

Perfil de investidor

O primeiro ponto que deve ser analisado antes de escolher um fundo multimercado é o seu perfil de investidor. De modo resumido, ele indica qual é a sua predisposição a se expor ao risco, ou seja, às oscilações do mercado que podem resultar em perdas.

A análise do perfil do investidor é realizada por meio da aplicação de um questionário disponibilizado pela corretora ou instituição bancária. Existem três tipos de perfis, conservador, moderado e arrojado, e eles ajudam a entender quais são os investimentos mais adequados para cada pessoa.

Histórico de performance

Avalie o histórico de performance do fundo multimercado, analisando os altos e baixos dele. Se os números são mais consistentes ao longo do tempo, pode ser um indicador de que ele tem um bom potencial. Veja também os resultados consolidados para entender quais riscos ele apresenta.

Lembrando que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. A ideia é apenas conhecer o histórico do fundo antes de tomar uma decisão.

Estratégia do fundo

Confira como é feita a distribuição do portfólio e quais produtos financeiros são escolhidos pelo fundo. Assim, é possível entender se as estratégias aplicadas combinam com o seu perfil e sua carteira.

Conhecer a gestão

Para avaliar como funciona a gestão do fundo, verifique a análise da experiência e da consolidação no mercado e confira os resultados e as estratégias usadas.

Nos fundos multimercados assim como nos demais fundos, todas as decisões estarão na mão do gestor ou do colegiado de gestores, é essencial ter 100% de confiança na gestão.

Tributação dos fundos multimercados

Agora que você já sabe como funcionam os fundos multimercados, vamos falar sobre os tributos que incidem nele. Acompanhe.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda (IR) nos fundos multimercados incide sobre os rendimentos e é retido na fonte no momento do resgate. 

Quanto maior for o tempo da aplicação, menor será o IR cobrado. Acompanhe abaixo no exemplo:

Imposto de Renda para fundos de curto prazo (inferior a 365 dias):

  • 22,5% para aplicações até 180 dias;   
  • 20% para aplicações entre 181 dias até 360 dias. 

Imposto de Renda para fundos de longo prazo (acima de 365 dias):

  • 22,5% para aplicações até 180 dias;  
  • 20% para aplicações entre 181 dias até 360 dias;  
  • 17,5% para aplicações entre 361 dias até 720 dias;  
  • 15% para aplicações com prazo de acima de 720 dias. 

Vendo esses exemplos, podemos constatar que estamos tratando de um investimento mais vantajoso a médio e longo prazo.   

Come-cotas

O come-cotas é um sistema de recolhimento de imposto antecipado. Esse imposto é recolhido sempre no último dia útil dos meses de maio e novembro.

Ele se utiliza do menor percentual incidente em cada tipo de fundo. Na hora do resgate da aplicação, não há tributação em dobro, será cobrada apenas a diferença restante.  

Liquidez

Nas lâminas explicativas sobre o fundo repare que há um item denominado de ‘Cota de Resgate’ e outro de ‘Liquidação de Resgate’.

O primeiro é a quantidade de dias que leva para a sua aplicação ser revertida em cotas. O segundo, é a quantidade de dias necessários para as suas cotas serem transformadas em dinheiro na sua conta corrente. Existem opções em D+1 e muitas que passam de 30 dias. 

Fundo Multimercado Previdenciário x Fundo Multimercado Tradicional

Os fundos de previdência multimercado são semelhantes aos fundos multimercado tradicionais que já apresentamos. Porém, na previdência privada, o investidor conta com mais benefícios, como a ausência de come-cotas, alíquota de Imposto de Renda menor (para aplicações acima de 10 anos na tabela regressiva), entre outros.

Entenda melhor as características do fundo multimercado previdenciário e as principais diferenças em relação aos tradicionais. Acompanhe!

Benefícios Fiscais

Existem dois tipos de previdência privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e  Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

De acordo com as regras de tributação, as contribuições feitas no PGBL podem ser abatidas do cálculo do Imposto de Renda, desde que o valor investido respeite o limite de 12% da renda bruta anual. Ou seja, se você declara no modelo completo, tem desconto na declaração do IR. Além disso, o IR incidirá sobre todo o valor acumulado.

No VGBL, isso não é possível, porém a tributação incide apenas sobre o ganho de capital. No caso dos fundos não previdenciários, não há nenhum desses benefícios fiscais.

Tributação

A tributação da previdência privada é feita de acordo com duas tabelas: regressiva e progressiva.

Na regressiva,  quanto maior o prazo que a pessoa deixar o recurso investido, menor a alíquota de tributação. Ou seja, a alíquota diminui ao longo do tempo e, depois de 10 anos, o IR atinge o mínimo de 10%. 

Período decorrido do aporte                  Alíquota de IR   

Até 2 anos35%
de 2 a 4 anos30%
de 4 a 6 anos25%
de 6 a 8 anos 20%
de 8 a 10 anos15%
Mais de 10 anos10%

Na progressiva, a alíquota incide sobre o valor que será resgatado ao fim do plano e pode progredir de 0% até 27,5%, dependendo do valor resgatado. Também é interessante ressaltar que essa tabela é igual à utilizada no Imposto de Renda.

Já a tributação dos fundos multimercados de longo prazo varia entre 22,5% e 15%, de acordo com o prazo para o resgate. Depois de 720 dias, a alíquota do Imposto de Renda cai para o mínimo.

Apesar de a tributação do fundo multimercado tradicional chegar à alíquota mínima em menos tempo, é importante entender que, ainda assim, ela é maior do que a aplicada nos fundos previdenciários. Ou seja, o fundo multimercado previdenciário representa uma economia de IR maior para o investidor.

Come-cotas

O come-cotas é uma tributação semestral que ocorre nos fundos de investimento, diretamente na fonte. Isso quer dizer que ele afeta a rentabilidade do investimento.

No caso da previdência privada, isso não ocorre, pois não existe essa tributação.

Por outro lado, nos fundos multimercados existe o come-cotas e a cobrança é feita nos meses de maio e novembro.

Liquidez

Como o investimento em previdência privada é pensado para o longo prazo, a liquidez pode variar. É claro que é possível resgatar o valor antes do prazo, mas, nesse caso, a tributação terá uma alíquota mais alta, dependendo da tabela utilizada.

Nos fundos multimercados a liquidez varia de acordo com o tipo de fundo escolhido. Alguns têm liquidez diária, como o D+1, enquanto outros podem ter prazos maiores, como o D+30 (30 dias).

Rentabilidade

As regras atuais da previdência privada tornaram a gestão de um fundo multimercado previdenciário semelhante à de um fundo multimercado tradicional. Além disso, muitos gestores de fundos multimercado já têm suas estratégias disponíveis na previdência privada.

Ou seja, além de contar com as mesmas estratégias e gestão, os fundos previdenciários ainda têm o diferencial de oferecer os benefícios inerentes a essa modalidade, o que não acontece no caso dos fundos tradicionais.

Transmissão de herança

O investimento em previdência privada não entra no inventário em caso de herança. Assim, o valor será direcionado a quem o titular do plano indicou como beneficiário ou para os herdeiros.

Nos fundos multimercados, a transmissão de herança segue o processo tradicional previsto em lei. Ou seja, o valor investido entra no inventário e é dividido de acordo com o testamento (se houver) e os herdeiros.

Invista em fundos multimercados em previdência privada

Agora que você já conhece todas as características das duas opções, temos uma boa notícia: é possível investir em fundos multimercados em previdência privada e aproveitar as suas vantagens.

Confira as nossas opções de Fundos Multimercados e conte com a gente para te ajudar a fazer a melhor escolha para a sua vida financeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading