Planejamento - Blog Icatu Seguros

Categoria

59 resultados encontrados

Independência financeira é um assunto que desperta um grande interesse das pessoas, mas, por falta de informação, também traz algumas inseguranças e pode ser vista como algo muito complexo dentro da realidade financeira de parte da população.

Porém, saiba que com um bom planejamento pessoal, transformar seu sonho em realidade é possível, seja com um planejamento de casamento, planejamento para morar sozinho ou planejamento empresarial, visando abrir seu próprio negócio.

Mas, para isso acontecer, é necessário comprometimento para usar seu dinheiro da maneira mais adequada através de um bom planejamento orçamentário. 

 

Tudo começa com o planejamento estratégico pessoal. Separe todos os gastos do mês, do mais importante ao menos, e corte os gastos mais irrelevantes. Dessa forma, com um planejamento semanal ou mensal, você estabelece um plano de controle financeiro com foco em alcançar o valor necessário para atingir sua meta. 

A partir disso, a primeira etapa do planejamento se inicia: garantir um fundo de emergência. O fundo de emergência nada mais é do que um dinheiro  que deve ser usado exclusivamente em casos de gastos urgentes, que não estavam previstos no início do seu planejamento.

Com isso, uma dica para um bom planejamento é realizar investimentos que estejam dentro de sua realidade e não afetem seu orçamento, como o investimento em uma Previdência Privada, por exemplo.

Mas, se engana quem acredita que o planejamento financeiro é o único tipo de planejamento importante! Para alcançar o sucesso em todas as áreas da sua vida, é extremamente necessário estar com a saúde em dia, seja a saúde mental ou física. Com isso, um bom planejamento pessoal voltado para exercícios, aliado a diversos hábitos saudáveis, podem contribuir para o seu bem-estar. 

Um bom planejamento deve ser um conhecimento transmitido entre gerações, sendo importante para a educação financeira das crianças. Desde cedo, é preciso ensinar sobre a importância da inteligência financeira, que pode ser ensinado com um planejamento financeiro familiar de exemplo.

Quer conhecer mais dicas para seu planejamento? Aproveite os conteúdos dessa categoria do nosso blog e encontre todas as informações relevantes sobre o assunto!