9 dicas para economizar na volta às aulas - Blog Icatu Seguros

9 dicas para economizar na volta às aulas

Por Lucas Gouveia

Essa é a época em que todos os pais têm a mesma dúvida: como encontrar material escolar barato? Reunimos aqui dicas pra você comprar tudo que precisa sem gastar muito.

Está chegando a hora da volta às aulas! Muita agitação para as crianças e um gasto extra no orçamento dos pais com renovação de matrícula, compra de uniformes novos e aquela lista de material escolar que até assusta. É importante se preparar pra esse momento, seja já reservando dinheiro ao longo do ano ou parte da sua gratificação de fim de ano para isso. Você pode saber mais sobre essa e outras dicas de como usar seu 13º salário aqui. (hiperlink para o artigo de 13º) Porém, mesmo com preparação, sempre é bom economizar. Confira como garantir tudo que seu pequeno precisa, mas sem gastar mais do que pode !

Analise materiais usados

Nem tudo tem que ser comprado novo no início do ano letivo. Reutilizar materiais do ano anterior ou comprar de segunda mão são formas de economizar e de contribuir com a sociedade através de um consumo mais consciente. Você ainda passa esse ensinamento para o seu filho. Por isso, antes de ir às compras, avalie o que realmente é necessário pra não acabar comprando tudo só porque está na lista da escola.
Principalmente quando falamos nos livros, que são uma alta despesa, é possível economizar muito comprando já usados. Livros didáticos costumam terminar o ano letivo ainda em ótimo estado e você pode encontrar bons preços buscando em sebos da sua cidade ou com outros pais do colégio.
Já quando pensamos em reutilizar, canetas, lápis de cor, estojo e outros itens podem servir para o ano seguinte, se ainda estiverem em bom estado. Além disso, o uniforme escolar também pode ser aproveitado, caso ainda sirva no seu filho. Pra quem tem mais de um filho, os livros do mais velho costumam também ser aproveitados pelos mais novos.
Quando falamos em materiais antigos, não se esqueça também de doar para quem precisa aqueles que não for reutilizar, você pode fazer a diferença com esse gesto.

Forme um grupo de pais

A união faz a força! E no caso dos materiais escolares, compras em atacado podem gerar um ótimo desconto para os pais. Por isso, vale reunir os responsáveis de todos ou alguns dos coleguinhas do seu filho e buscar descontos em compras de maior quantidade. Você vai ver uma bela economia no seu bolso.

Pesquise em diversas lojas

Assim como qualquer outra compra, é importante não deixar de pesquisar. Vale fazer uma busca online ou nas lojas físicas da sua região. O importante é não deixar de verificar o preço em alguns lugares diferentes para saber se está mesmo fazendo um bom negócio.

Peça descontos e pague à vista

Essa não é a hora de ter vergonha! Pedir descontos pode ser uma boa forma de gastar menos na compra do material escolar. Além disso, um ótimo argumento para conseguir uma redução no preço é pagando à vista. É interessante se programar financeiramente para negociar e economizar. Você pode se surpreender com os descontos que vai conseguir!

Siga a lista de compras

Aqui se aplica aquela mesma ideia que já conhecemos na hora de ir ao supermercado: sem lista, a compra sempre sai mais cara. É muito fácil se deixar levar por cadernos dos personagens favoritos do seu filho ou produtos fora do seu orçamento. Por isso, leve a lista de materiais e siga item por item para evitar as compras por impulso.

Avalie a relação custo/benefício

Nem sempre a marca famosa vai ser a melhor opção, não caia nessa! Procure entender quais são as marcas que realmente compensam seu preço mais alto e quais são só um gasto a mais. Avalie também quais são os produtos que vale a pena gastar um pouco mais por uma melhor qualidade e quais podem ser mais simples.

Compre antes ou depois

Todo ano é preciso comprar material escolar. Por isso, uma boa estratégia pode ser comprar antes ou depois do período de volta às aulas. Aproveite as compras fora de época para conseguir melhores preços!

Envolva as crianças nas escolhas

Apesar de parecer complicado, pode ser interessante levar seus filhos para te ajudar a escolher na hora das compras. Considerar os gostos dos pequenos é uma forma incentivar nos estudos e na conservação do material. Esse momento também pode ser uma forma de ensinar a educação financeira para as crianças, explicando o valor de cada produto e a importância de economizar e de fazer escolhas.

Agora, você já tem todas as dicas, é hora de ir às compras! Aproveite essa fase cheia de emoções com o seu pequeno. Transforme esse momento em uma oportunidade de incentivar e mostrar a importância dos estudos para a criançada.

Publicado por Lucas Gouveia

Deixe seu comentário