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Como empreendedores podem inovar e superar a crise

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Confira as nossas dicas para superar esta fase e seguir no empreendedorismo com muita clareza e foco.

O Coronavírus chegou ao nosso país junto com uma crise econômica, que é ocasionada não só pelo distanciamento social, mas também pelo contexto internacional do petróleo. O fato é que muitos negócios estão passando por uma fase difícil, seja pelo fechamento dos seus estabelecimentos comerciais, diminuição do consumo já que as pessoas não estão circulando pelas ruas ou aumento nos custos de matéria prima. Mas é importante lembrar que esse é um período passageiro! E para passar por esta fase da melhor forma possível, confira as dicas que separamos pra você e para a sua empresa!

Faça uma análise do seu negócio 
O primeiro passo para qualquer mudança ou ajuste é saber como o seu negócio está hoje. É hora de analisar as finanças, os seus produtos e serviços, quais os seus maiores sucessos e quais são aqueles itens que não vendem tão bem ou não tem muitos pedidos. Ter clareza de como está a sua empresa agora é o que vai te dar base para tomar as próximas decisões.

Tenha estratégias e prioridades claras 
Embora seja uma fase difícil, não é porque é um momento de crise que a sua empresa não precisa ter metas traçadas. Para ter foco, é preciso ter bem definidas quais são as prioridades do momento e quais as estratégias para chegar lá. Por isso, depois de entender como está o seu negócio e levando em consideração o momento de recessão econômica, liste os objetivos da empresa e desenvolva um plano de ação para alcançá-los.

Conheça seu público e pense como ele
Você conhece mesmo o seu público? Você sabe o que o seu cliente quer agora? Nesta fase, mais do que nunca, é preciso compreender o que se passa pela cabeça dos seus consumidores para ter a melhor estratégia possível, que é aquela que mais vai funcionar pra quem é mais importante, o cliente. Vale conversar com alguns consumidores que você tenha acesso ou fazer uma pesquisa, que pode ser bem simples pela internet, se você tiver uma lista de contatos de e-mail. O essencial é conseguir captar quais as preferências dos seus consumidores para entender o que deve ser adaptado.

Busque inovar e se adapte 
Depois de ajustar como a sua empresa está hoje, é hora de olhar para as novas oportunidades. Especialmente em momentos de crise, é preciso inovar e se adaptar. Preste atenção em como mudar para atender às demandas dos clientes da melhor forma e também em quais são seus carros-chefe para terem maior atenção. Nessa fase de distanciamento social, o delivery e as vendas online estão sendo essenciais para muitos negócios.

Ajuste o que for preciso na gestão 
Com essa estratégia em mãos, é hora de começar a operacionalizar. Pode ser que você reduza o seu cardápio de opções, diminuindo o número de produtos ou serviços oferecidos. Pode ser que você precise fazer cortes de custos, rever as despesas e contas. Pode ser que seja preciso rever o seu horário de funcionamento ou jornada de trabalho ou começar com o serviço de delivery. O importante é iniciar o novo movimento no seu negócio.

Invista em marketing 
Pode parecer estranho investir em uma fase de crise, mas é preciso mais do que nunca atrair novos clientes e reter aqueles que você já tem. Então, sim, o marketing segue sendo um grande aliado e uma necessidade para o seu negócio. Use o marketing digital, principalmente, ao seu favor. As redes sociais são canais diretos para falar com o seu consumidor e, durante esta fase de instabilidade, é importante manter uma comunicação clara para transmitir segurança para os clientes, especialmente quando falamos em procedimentos de higiene e prevenção.

Valorize os seus funcionários 
Sabemos que muitas empresas estão tendo dificuldades em manter sua equipe, mas seus funcionários são essenciais para o seu negócio. Todo o treinamento e tempo investidos nas pessoas que estão envolvidas também custam muito. E são essas pessoas já capacitadas que vão ajudar o seu negócio a sobreviver a qualquer crise. Por isso, motive sua equipe para dar o seu melhor nesta época em que é mais preciso.

É importante lembrar que crises são fases que não duram para sempre. Outros momentos difíceis já aconteceram, e vieram e foram. Agora analise, adapte e siga em frente com o seu negócio com as nossas dicas!

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