Como escolher e planejar o seu intercâmbio?

Por Lucas Gouveia

Vou pra fora do país, e agora? Se você tá precisando de uma ajudinha pra tomar essa decisão e definir seu intercâmbio, vamos te ajudar com as nossas dicas!

São muitas opções de intercâmbio, muitos destinos possíveis. Você já sabe se prefere o Canadá ou EUA? Ou quem sabe ir pra Europa e passar um tempo na Irlanda ou Portugal? É possível, ainda, ir trabalhar e estudar ou quem sabe ser babá no programa de au pair. São muitas variáveis pra avaliar na hora de tomar uma decisão. Mas separamos algumas dicas pra te ajudar, confira aqui!

OBJETIVO 

Para começar a pensar no seu intercâmbio, o principal é ter em mente o que você deseja com essa experiência. É conhecer uma nova cultura? Aprender uma língua? Estudar algum tema específico? Trabalhar no exterior? Morar em um país que você sempre sonhou? Com a sua meta clara e estabelecida, fica muito mais fácil escolher e planejar os próximos passos pra concretizar esse objetivo.

TIPOS DE INTERCÂMBIO 

São muitos tipos de intercâmbio disponíveis. Se você ainda estiver na escola, é possível ir estudar em uma instituição no exterior, conhecida como high school. Também é possível fazer alguns semestres da sua faculdade fora do país, ou até mesmo o curso todo. Inclusive, Portugal é um país que aceita o ENEM para ingresso nas suas universidades. Outra modalidade comum é o au pair, que é um intercâmbio com trabalho de babá em casa de alguma família e pode ser uma experiência muito bacana para conhecer a cultura local. Ainda existem também os famosos work experience, para aproveitar o período de férias para trabalhar no exterior e conhecer mais daquele país. Além disso, há os cursos de idiomas que podem ter durações variadas e pode ser ou não possível trabalhar também durante o seu curso. É preciso fazer muita pesquisa para tomar a sua decisão! 

DESTINO 

São muitos fatores que influenciam a escolha do destino. O primeiro deles é se você tem um país que quer muito conhecer. Não adianta ir para outra alternativa se isso for te deixar frustrado ou não alcançar o seu objetivo. Em seguida, é preciso pensar financeiramente. Alguns locais têm um custo de vida mais baixo ou uma moeda mais desvalorizada em relação ao real, o que pode facilitar muito para tornar seu intercâmbio uma realidade. Outro fator é a possibilidade ou não de trabalhar junto dos estudos. Muitas pessoas buscam a possibilidade de estudar e trabalhar e não são todos os países que dão um visto que permita isso. Irlanda, Austrália e Malta são muito procurados por quem quer esse tipo de intercâmbio. Avalie onde será possível realizar o seu sonho!

AGÊNCIA 

Pesquise muito! Hoje existe uma infinidade de agências disponíveis para te auxiliar com o seu intercâmbio, mas algumas podem ser melhores pra você. É importante buscar um orçamento para o seu intercâmbio em mais de uma agência para saber qual é o melhor custo. Mas não é só isso que importa. Busque indicações de amigos e relatos na internet para saber como é o atendimento e a reputação antes de fechar qualquer negócio pra não cair em cilada.

EXPERIÊNCIAS 

Quais são as experiências que você quer viver com o seu intercâmbio? Grande parte dos aprendizados do seu intercâmbio vão ser fora da sala de aula e o que você espera vivenciar também faz parte da sua escolha. Por exemplo, você pode conhecer muito mais da cultura local vivendo em uma casa de família ou aprender muito mais a se virar sozinho em uma residência estudantil. O mais importante é você saber o que espera e escolher o que mais se encaixe nas suas expectativas. 

VALORES 

Por fim, é claro que o custo é importante para a escolha do seu intercâmbio. É preciso saber o quanto você pode investir, mas não é só isso. Para transformar esse sonho em realidade, o que você mais precisa é se planejar. Para saber mais sobre como economizar para o seu intercâmbio, clique aqui

E agora, ficou mais fácil escolher o seu intercâmbio? Com certeza você viverá uma experiência única e inesquecível. Aproveite esse momento!

Publicado por Lucas Gouveia

Deixe seu comentário