Metas de casal: os próximos passos para um futuro melhor!

Por Bruna Siqueira

Pensar em uma vida juntos é gratificante, mas traz seus desafios também. Como duas pessoas diferentes vão se complementar e viver em harmonia?

Para planejar um futuro unido é necessário um bom planejamento,  priorizando  diálogo, honestidade e responsabilidade. Por isso, estabelecer metas de casal é essencial para o bem-estar dos envolvidos, especialmente quando falamos de finanças.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira!

O que podem ser consideradas metas de casal?

Viagens, filhos e casa própria. Essas três conquistas são apenas alguns exemplos de possíveis metas de casal, pois, costumeiramente, fazem parte dos objetivos de um casal e podem ser realizados em conjunto através de planejamento

Ou seja, as metas de casal representam os planos e sonhos e leva a uma união focada em um só objetivo previamente estabelecido em conjunto. 

Por que estabelecer metas de casal? 

Assim como um planejamento pessoal pode auxiliar no presente e no futuro, definir metas de casal e estabelecer um planejamento em conjunto é um passo importantíssimo – não só para a realização de sonhos, mas também para a saúde financeira do casal.

Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 46% dos casais brasileiros brigam por questões financeiras, sendo essa a principal causa para divórcios em território brasileiro.

Ao estabelecer as metas de casal e a função de cada um dentro desse objetivo, é natural que cada um dedique seus esforços em suas tarefas, realizando sonhos de forma mais rápida e eficiente. 

E se engana quem pensa que essas metas só podem ser estabelecidas em algo grandioso, como um casamento ou filhos. A meta estabelecida pode ser uma viagem, um passeio, entre outros objetivos mais simples.

Como definir metas de casal?

 

Um bom planejamento é essencial para atingir as metas de casal!

Agora que você sabe a importância das metas de casal, chegou a hora de definir os próximos passos em busca dos seus objetivos. Então, conheça as práticas mais importantes para atingir os planos e sonhos em conjunto.

Conversem sobre seus sonhos

Todo mundo tem sonhos e é importante que o casal compartilhe seus desejos e defina o que é melhor pros dois, qual caminho querem seguir juntos. Alguns pontos são importantes e podem gerar muita tensão se não estiverem claros entre os dois. Para manter a felicidade do casal, mantenham um diálogo sobre temas importantes e desejos. Abaixo listamos alguns tópicos comuns:

  • Casa própria: É um desejo do casal ter uma casa própria? É importante definir isso como uma prioridade e começar o planejamento financeiro para realizar esse sonho. Não se esqueçam também de conversarem sobre a localização, valor e tipo do imóvel.

     

  • Filhos: Vocês querem ter filhos? Quando? Esse é um ponto que pode ser decisivo para muitos no momento de definir metas de casal. Incluam nesse planejamento, ainda, o que pensam para educação, escola e criação do futuro bebê, se for do desejo dos dois.

     

  • Viagens: Viajar é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é uma prioridade. É pra vocês? Qual o destino dos sonhos? Planejar uma viagem pode ser muito prazeroso e, em casal, muito especial, mas ambos têm que estar de acordo.

     

  • Carro: Ter um carro é um desejo do casal? É necessário? Cada um terá o seu? Respondam essas questões e se esse for um sonho que vocês incluam no planejamento, é hora de considerar nas finanças e realizar!

Combinem as prioridades

Muitas vezes os sonhos são muitos, mas fica complicado realizar tudo de uma vez. Na hora de conversar sobre o planejamento, não deixem de escolher as prioridades. O que virá primeiro? A viagem ou o carro? Ou o foco será total em comprar uma casa? Esse alinhamento sobre as metas de casal é importante para evitar frustrações e brigas.

Planejem como alcançar seus sonhos

Muitos sonhos envolvem investimentos financeiros. Portanto, é necessário que o casal mantenha um controle das finanças pessoais e converse sobre o orçamento doméstico para definir onde pode economizar e gastar. Com isso, inclua no planejamento financeiro quanto e quando será economizado para cada sonho.

Mantenham um diálogo aberto

Em todo esse processo de estabelecer metas de casal, é preciso ter muita conversa. Mesmo depois de planejamentos feitos em conjunto, pode ser que os desejos mudem. Por isso, é importante manter sempre muito diálogo. Tudo pode ser conversado, revisado e ajustado para que todos se mantenham felizes.

Pensem no futuro financeiro

Além disso, na hora de pensar em um futuro juntos, é preciso pensar a longo prazo. Como vocês querem estar daqui há 10 anos? Como vocês imaginam estar aposentados? Tudo isso deve ser pensado desde já.

Uma Previdência Privada pode ser uma grande aliada para o futuro, ajudando a conquistar todas as metas do casal. Então, é essencial que parte do planejamento financeiro envolva realizar investimentos, sejam eles a curto, médio e longo prazo.

Pode parecer complicado no começo, mas quanto mais diálogo, mais tranquilo será todo o processo e, consequentemente, mais sonhos serão realizados juntos. A união faz mesmo a força nesse caso!

Quer saber mais dicas de planejamento para atingir conquistar as metas de casal? Confira aqui! 

Publicado por Bruna Siqueira

Deixe seu comentário