Como cuidar da minha saúde financeira? Descubra aqui! | Blog Icatu

Como cuidar da minha saúde financeira? Descubra aqui!

Por Paula Lopes

Cuidar da saúde pessoal é essencial, isso você sabe. Mas, você sabia que cuidar da saúde financeira é tão importante quanto? 

Problemas financeiros podem, muitas vezes, serem os principais responsáveis por problemas como estresse e ansiedade – que podem prejudicar sua saúde como um todo e acabar prejudicando de vez seu orçamento.

Mas, alcançar uma saúde financeira estável pode ser mais fácil do que você imagina! Continue lendo e descubra como! 

Saúde financeira e sua importância!

A saúde financeira nada mais é do que um equilíbrio entre receitas e despesas, sejam elas pessoais ou em conjunto, garantindo que nem mesmo problemas emergenciais possam causar problemas no planejamento financeiro.

Assim como na saúde pessoal, onde fazer um check-up para avaliar as atuais condições é essencial para prevenir possíveis doenças, cuidar da saúde financeira é essencial para o orçamento, prevenindo problemas e imprevistos que envolvem gastos.

Além disso, uma saúde financeira estável permite que você possa ter momentos de lazer sem se preocupar com questões de orçamento. 

Como avaliar minha saúde financeira?

Avaliar a própria saúde financeira é essencial para sua segurança, pois coloca em perspectiva os gastos e orçamento de cada um. Ou seja, para entender a própria condição, basta colocar em perspectiva a estabilidade das suas finanças, considerando os gastos obrigatórios e os gastos para satisfação pessoal.

Assim, você pode organizar seus gastos futuros de acordo com o orçamento atual para que sua conta nunca seja negativa, o que evita diversos problemas futuros, como endividamento

Além disso, estar com a saúde financeira em dia pode te ajudar a conquistar seus objetivos, seja realizar uma viagem dos sonhos ou até mesmo comprar um carro ou casa do jeito que você sonhou. 

Como ter uma saúde financeira estabilizada?

O controle da saúde financeira pode te ajudar a realizar sonhos! 

Conquistar a  saúde financeira não é fácil e exige muito trabalho e tempo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem contribuir para sua conquista. Confira:

Tenha um bom planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para conquistar a proteção financeira, pois é ele que vai definir suas práticas e disciplina para atingir suas metas. Basicamente, ele será o responsável pela organização das finanças.

Estabelecer metas também é essencial para o planejamento financeiro, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Essa etapa exige muita disciplina, pois ficar dentro do orçamento é essencial para o planejamento financeiro.

Calcule seus gastos mensais 

Controlar o dinheiro que entra e o que sai é tão imprescindível para sua saúde financeira quanto um bom planejamento.

Entender seus gastos e suas necessidades é importante, pois é a partir disso que será possível enxergar para onde seu dinheiro está indo e, dessa forma, identificar possíveis mudanças em seus gastos, sejam eles:

  • Fixos: Aluguel, luz, internet, água, gás e transporte, por exemplo
  • Variáveis: despesas não necessárias, como jantar fora, idas ao cinema, etc.

Respeite seu orçamento

Em 2019, o Brasil atingiu seu recorde de inadimplentes, com mais de 63 milhões de brasileiros endividados

Tanto na saúde pessoal como na saúde financeira, cuidar do problema enquanto ele ainda está se desenvolvendo aumenta (e muito) suas chances de se livrar dele. Ou seja, estar dentro do planejamento é fundamental para sua saúde financeira.

Tenha um seguro de vida

Uma grande parcela da população atua como profissional liberal. Ou seja, não se pode dar ao luxo de apresentar um atestado para se ausentar e, ainda assim, continuar a receber, uma vez que não se trabalha também não se ganha.

Há, no entanto, alguma alternativa que minimize essa instabilidade e garanta saúde financeira? Sim, as opções existem! As seguradoras oferecem, atualmente, diversas formas de garantir renda em casos de impedimento do exercício da atividade profissional, seja de forma temporária ou total.

Os seguros de vida podem ajudar muito nesses casos de afastamento do trabalho. Além da conhecida indenização em caso de morte, os planos apresentam diferentes coberturas com esse propósito. 

Diária por incapacidade temporária (DIT)

O segurado recebe o pagamento de uma renda, se comprovar a impossibilidade de exercer a atividade durante tratamento médico, motivado por doença ou acidente. Até mesmo os quadros de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), muitas vezes causados pelo próprio trabalho, costumam ser cobertos.

Invalidez total ou parcial, decorrente de acidente pessoal coberto

O segurado ganhará uma indenização correspondente ao seu grau de invalidez, em caso de perda definitiva ou parcial de um membro ou órgão. Para médicos e dentistas, ainda há opção de majoração da cobertura. Isto é, o pagamento do capital será integral, se houver a invalidez dos órgãos ou membros listados na apólice.

Invista e estude as opções mais ideais!

Guardar dinheiro é importante, claro, mas fazê-lo render é mais importante ainda! Não faz sentido deixar o dinheiro parado em meio a tantas opções de investimento por aí, não é mesmo? 

Investimentos como uma previdência privada podem garantir a conquista de seus objetivos a longo prazo, proporcionando retorno suficiente para uma casa, carro ou até mesmo uma aposentadoria mais tranquila. 

Quer conhecer as melhores dicas para guardar dinheiro e contribuir para sua saúde financeira? Confira aqui

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário