Conquiste seu sucesso financeiro em 5 passos! - Blog Icatu Seguros

Conquiste seu sucesso financeiro em 5 passos!

Por Paula Lopes

A conquista do sucesso financeiro é um desejo comum a todos. A definição deste sucesso, entretanto, é uma questão particular e pessoal. Os carros, casas, viagens e roupas elegantes escolhidos para representarem o sucesso financeiro, podem ou não combinar com o que você pretende para sua própria vida.  

O que queremos deixar bem claro é que sucesso financeiro não é uma possibilidade exclusiva para ricos ou pessoas que ganham muito dinheiro, ele cabe no bolso e na vida de todos.  

Então qual é o segredo para a conquista do sucesso financeiro? Quais são os passos fundamentais nesta trajetória? Confira, a seguir. 

O que é sucesso financeiro? 

Possuir uma situação financeira confortável, com dinheiro suficiente para cobrir seus custos de vida e ainda permitir que realize seus desejos, sem precisar se sufocar em dívidas, traduz bem o que chamamos de sucesso financeiro. 

Quem consegue administrar seus recursos de forma a evitar apuros já está num excelente caminho. A partir daí, o tamanho das ambições de cada indivíduo irá definir os esforços necessários para acumular ganhos e permitir a realização do que se deseja ser e ter. 

Cabe, neste momento, trazer uma reflexão relevante sobre o tema: não há dúvida de que o dinheiro facilita diversos aspectos da vida, porém, é necessário fazer a distinção entre ter muito dinheiro e sentir-se realizado.  

Pondere sobre o que é sucesso financeiro para você e considere que este deve ser apenas uma parte de um estado maior que caracteriza uma pessoa bem-sucedida. 

Qual o segredo para o sucesso financeiro? 

O sucesso financeiro e o dinheiro, em si, carregam críticas e preconceitos culturais que distraem e confundem bastante o caminho de quem está na busca de uma vida mais equilibrada e financeiramente estável

Ter uma boa condição financeira no nosso país, com tantos endividados e miseráveis, pode, inclusive, trazer uma sensação de culpa para muitas pessoas. Pois a sensação deveria ser justamente oposta. 

Quem conquista uma boa condição financeira sabe que não há fórmulas mágicas, mas muito trabalho duro, foco, persistência e atitude. Uma mentalidade concentrada e dirigida para tomar decisões e ter compromisso com o uso inteligente dos recursos e seus próprios objetivos. 

Os 5 passos para conquistar o sucesso financeiro! 

Não existe segredo para o sucesso financeiro, mas nossas dicas podem ajudar!

Chegou a hora de conhecer os 5 passos fundamentais para a conquista do sucesso financeiro. As ações podem parecer simples na teoria, mas sabemos que a prática consistente de cada um deles é complexa. Vamos lá! 

Negocie suas dívidas 

A primeira ação para quem busca uma condição financeira saudável é não ter dívidas. Seja no cartão de crédito, no cheque especial, carnês de loja ou empréstimo pessoal, o recomendável é negociá-las e quitá-las o quanto antes. Os altos juros dessas ferramentas de empréstimo têm um efeito devastador no orçamento pessoal. 

Para saber como se livrar do endividamento, clique aqui. 

Defina seu planejamento financeiro 

Um segundo movimento, fundamental para a gestão do orçamento, é a realização do planejamento financeiro. É essencial que você reconheça todos os seus gastos e consiga ter uma visão, o mais próxima possível da realidade, de quais são os “ladrões” de orçamento, onde há exageros, quais são suas prioridades, onde há oportunidades de corte de custos e economia. 

Corte gastos desnecessários 

O planejamento financeiro realizado no passo anterior será um aliado neste terceiro passo que é o corte de gastos. Pode ser que encontre gastos supérfluos e exagerados, mas também pode ser necessário adaptar hábitos antigos e adotar novas formas de viver e utilizar serviços. 

Evitar compras por impulso e se organizar para aproveitar promoções e menores preços em pesquisa comparada ajuda bastante na missão de fazer o dinheiro render.  

Defina metas para o futuro 

A definição de metas é fundamental para dar sentido às suas decisões no dia a dia. Ao estipular objetivos de curto, médio e longo prazo você facilita seu esforço em manter-se focado e materializa os avanços na direção das suas conquistas e realizações.  

Seus sonhos e objetivos devem inspira-lo ao longo dos anos. A realização de um objetivo é a mais importante recompensa que você irá colher e seu sucesso financeiro deve ser uma delas. 

Busque bons investimentos 

Todo processo de acumulação de capital exige esforço, disciplina e abdicação de desejos momentâneos. Quem consegue adquirir o bom hábito de separar dinheiro todo mês deve também se preocupar em fazer com que este dinheiro não perca valor.

Para tomar a decisão de onde investir, primeiro, descubra seu perfil de investidor. Depois será necessário definir para qual objetivo o recurso será destinado.  

Lembre-se: Existem investimentos específicos para aplicações de curto, médio e longo prazo. 

Os bons investimentos são aqueles que rendem acima da inflação, evitando que seu dinheiro seja corroído. Fique atento à rentabilidade real da aplicação, observando o peso das taxas e impostos. 

Vamos trazer o exemplo da Previdência Privada, que é um investimento, geralmente, para médio e longo prazo.  

  • As regras aplicadas para os fundos de investimento previdenciários, isentam esta aplicação do imposto come-cotas e, também, oferecem a possibilidade de adaptar o tipo de previdência ao tipo de imposto de renda declarado. Quem faz a declaração de IR completa, e contribui para o INSS, por exemplo, tem abatimento de 12% do valor da renda tributável. 
  • Sendo um fundo de investimento, traz a vantagem de ter uma gestão profissional.  
  • Você tem a disposição Previdências Privadas adequadas a todos os tipos de perfis de investidores visto que são compostas por um mix de ativos variados.  
  • A Previdência Privada também traz vantagens quanto a flexibilidade na forma de aplicação, visto que você escolhe o valor e a periodicidade que deseja realizar os aportes.   

Agora é com você. O que pode fazer hoje para avançar rumo ao seu sucesso financeiro? Cada passo exige muito a refletir, organizar e estudar. 

O mais sensato é começar já, lembrando que o sucesso financeiro é uma conquista de longo prazo, não é algo que surge sem esforço da noite para o dia. É sempre tempo de começar!  


Ainda tem dúvidas sobre investir ou não? Confira mais conteúdos aqui

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário