Pesquisar
Close this search box.
Mulher mexendo no notbook

Aportes: O que é aporte? Por que é importante fazer aportes de previdência privada?

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

A previdência privada oferece diversos benefícios aos seus contratantes, o que a torna um dos melhores investimentos do mercado, principalmente quando se trata de aplicações de longo prazo.

Vale a pena, no entanto, seguir algumas dicas, com a finalidade de aproveitar todas as vantagens a que se têm direito.

A dedução no Imposto de Renda é um dos mais exaltados benefícios da previdência. O diferimento fiscal pode chegar até 12% da renda bruta tributável, aos participantes do Plano Gerador de Benefício Livre  (PGBL).

Ou seja, se você aportar um valor num PGBL, você poderá abatê-lo, limitado a 12% da sua renda bruta anual, da sua declaração de Imposto de Renda.

Muitas pessoas, contudo, contribuem mensalmente com um determinado valor, mas a soma dessas aplicações não atinge o limite permitido para a dedução. Então, como é possível resolver essa questão ? A resposta é: com os aportes esporádicos.

Abaixo, selecionamos as principais informações sobre os aportes e a sua importância para a dedução do seu plano de previdência no imposto de renda. Acompanhe!

O que é aporte?

Vamos dar um passo atrás e explicar, primeiramente, o que são os aportes. Aportes, no sentido literal, são aplicações feitas para algum fim e estão intimamente ligadas aos investimentos ou contribuições.

Leia mais: o que é previdência privada?

E o que são os aportes mensais e anuais? 

Agora que você já sabe o que são aportes de forma geral, consegue compreender que esse valor investido inicialmente pode ser descontado do seu imposto de renda, já que a previdência privada tem esse grande benefício.

Como já mencionado, muitas pessoas contribuem com uma parcela de investimento por mês, que no final do ano acaba não somando a quantia suficiente para chegar ao limite permitido para a dedução do imposto de renda. A grande solução para isso, então, é o aporte esporádico.

Dessa forma, basta fazer um aporte, a fim de alcançar os 12%. Assim, ganha-se toda a dedução sem a necessidade de pagar um valor muito alto por mês.

Porém, para ter a certeza do quanto deve ser esse aporte de previdência, procure realizar uma conta simples.

1- Primeiro, verifique o total da sua renda anual. Os empregados de forma estável, com carteira assinada ou no serviço público, costumam ter uma ideia do quanto ele será. Já os profissionais liberais, comissionados ou empresários, que ganham de forma variável, normalmente, precisam esperar até bem perto do fim do ano para ter uma noção real do total da renda.

2- Depois de descobrir o montante, calcule o quanto é 12% dele. Desse número, subtraia a quantia depositada na previdência privada durante todo o ano. Apenas a diferença entre os valores deve ser aplicada como aportes.

Atenção para não perder os prazos e deduzir seu aporte de previdência!

Homem sentado no sofá mexendo no notbook

O aporte em um PGBL pode ser deduzido no imposto de renda. No entanto, fique atento nas condições para essa dedução.

É importante ficar atento ao calendário. O aporte precisa ser realizado antes do fim do ano vigente, de maneira que a dedução ocorra na declaração realizada no ano seguinte. Se depositar em janeiro, por exemplo, o diferimento ficará somente para o outro ano.

Por isso, adiantar as contas pode ser uma boa solução para os empregados considerados mais estáveis, mesmo que o depósito seja efetuado em dezembro. Como alternativa, os que não têm condições de fazer os cálculos antecipados dos aportes devem colocar um lembrete na agenda. Dessa forma, todos garantem o benefício na sua totalidade.

Caso o contratante ainda queira investir um valor maior do que os 12% necessários, recomenda-se aplicar o excedente em um VGBL. Esse plano também pode ser muito vantajoso, pois, na hora do resgate, o imposto de renda  a ser pago incide somente sobre o total do rendimento – diferente do PGBL, que recai sobre toda a quantia aplicada.

PGBL ou VGBL? Qual é a diferença entre eles?

Não deixe de fazer o aporte na previdência privada!

Ao seguir essas dicas sobre previdência, o contratante vai aproveitar a previdência privada ao máximo e, por consequência, ficará com a consciência tranquila de que está cuidando do seu bem-estar e o da sua família, hoje e no futuro.

Gostou do artigo sobre o aporte previdência? Foi esclarecedor? Se surgir alguma dúvida, deixe nos comentários!

Leia também sobre como a previdência privada pode ser útil para os profissionais liberais!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading