Pesquisar
Close this search box.

Como a previdência pode ajudar a minha família na transmissão de bens?

Tempo de leitura: 2 minutos

Índice

Formar uma família e possuir a casa própria é o sonho de diversos brasileiros. O que muitos não pensam, no entanto, é como ficará a situação financeira dos herdeiros, especialmente dos dependentes, em caso de fatalidade. Se o (a) provedor (a) tiver acumulado patrimônio, a sua ausência pode gerar uma complicação maior ainda.

A transmissão de bens costuma ser longa e extremamente cara, pois demanda gastos com impostos, taxas de cartório e honorários de advogados. Os custos têm a capacidade de provocar um rombo no orçamento doméstico – principalmente, das famílias cujas posses estão imobilizadas – e até mesmo brigas entre parentes.

Não há meios de evitar as chateações burocráticas ocasionadas por um inventário. Existem formas, contudo, de deixar investimentos de maior liquidez, a fim de contribuir com as despesas do processo e proporcionar o bem-estar de todos. Um deles é a previdência privada. Entenda o porquê.

Previdência privada e a transmissão de bens

A previdência privada, além de proporcionar uma aposentadoria mais tranquila, ainda pode colaborar financeiramente com os familiares, em caso de morte prematura do contratante. Isso ocorre porque os planos oferecem a possibilidade de indicar beneficiários, como em uma espécie de testamento. Adicionalmente, é possível decidir qual o percentual da reserva que cabe a cada um. Na hora de assinar o acordo, basta inserir o nome completo e o CPF dos escolhidos.

Ou seja, em caso de morte do titular do plano, ainda em fase de acumulação, o montante acumulado pelo participante não entra em inventário. Por esse motivo, o processo de liberação de reserva aos beneficiários é realizado de forma muito mais simples e rápida.

Essas vantagens estão disponíveis a todas às pessoas com uma previdência privada, independente da tabela – a progressiva e a regressiva – e do plano – PGBL ou VGBL – contratados. Portanto, mesmo uma aplicação de curto ou médio prazo proporciona a oportunidade de indicar um beneficiário.

Ainda vale destacar que algumas das rendas que podem ser contratadas pelos clientes de previdência contam com reversão ao(s) beneficiário(s).

Dessa forma, o dinheiro pode ser usado de acordo com a necessidade da família. Seja com as despesas da transmissão de bens ou com a continuidade da educação dos herdeiros ou com o pagamento de dívidas. Assim, proporcionando o conforto necessário, para enfrentar o momento do luto da maneira mais serena possível.

 Leia também: Saiba como as assistências dos seguros de vida podem ajudar no dia a dia

 

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading