Pesquisar
Close this search box.

Mais autonomia e informação para quem investe em Previdência

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Tem novidade boa para quem investe em previdência
A Icatu é o maior marketplace de fundos de Previdência no Brasil e agora conta com um ambiente online, dinâmico e interativo com todas as informações que você precisa para encontrar o melhor investimento para o seu perfil.

Estão lá as principais informações dos mais de 120 fundos de previdência comercializados pela Icatu em parceria com uma rede de mais 75 gestores de investimento, os mais respeitados do país.

Saiba como funciona.

Para se aprofundar em cada fundo de previdência

Nesse novo ambiente é possível encontrar explicações detalhadas dos fundos, o objetivo e o grau de risco de cada um deles. Além de ter comentários dos gestores responsáveis e ainda entrevistas e lives realizadas com especialistas do mercado.

“A Icatu é o maior marketplace de previdência do país e essa página vem para ajudar os clientes a consultarem e interagirem com os fundos, as características de cada um etc.”, diz Talita Ferreira Raupp, deProdutos de Previdência.

Comparativos de rentabilidade entre os fundos

As informações sobre cada fundo estão acessíveis de forma objetiva, organizada, rápida e interativa. É muito fácil encontrar o que se deseja.

A nova página permite consultas bem específicas, como a rentabilidade de cada fundo no mês, no ano e em 12 meses, assim como as respectivas taxas de administração. Você pode selecionar as setas posicionadas no alto de cada coluna para ordenar a lista de fundos da forma que você preferir.

Resumo de cada fundo

A nova seção é uma boa oportunidade para facilitar a consulta dos fundos disponíveis na Icatu.

No link “Mais detalhes”, ao lado de cada fundo, é possível conferir a estratégia dos fundos, prazos de resgate, taxa de administração e performance e muito mais. E, caso queira se aprofundar ainda mais, no link “Lâmina do fundo” você pode ver a composição da carteira, o público alvo, os gráficos da evolução da rentabilidade ao longo do tempo, comparar a rentabilidade com a de outros índices do mercado, verificar a evolução do patrimônio líquido, os indicadores de risco X retorno etc.

Opinião dos gestores

Estão lá também as famosas Lâminas dos Fundos – documento que resume as principais características da aplicação, tanto no que diz respeito à questão operacional quanto aos indicadores da carteira.

Outro ótimo conteúdo são os Comentário Mensais do Gestor, as avaliações sobre o desempenho do investimento a cada 30 dias.

Vale conferir também as “lives” com gestores de investimentos, publicadas na nossa página no YouTube, que agora podem ser acessadas diretamente da nova página dos fundos.

Nos vídeos “Conversa com Especialista”, o investidor se mantém informado, além de receber dicas sobre como administrar as finanças e investir melhor.

VEJA AQUI A NOVIDADE


A SEGUIR DICAS DE NOSSOS ESPECIALISTAS

O que levar em conta numa estratégia de investimento

O mais importante no momento de criar uma estratégia de investimento, é alinhar o seu perfil de risco com o horizonte de investimento de seus objetivos.

Com essas informações bem definidas, é possível entender se a carteira busca maior retorno, com uma concentração maior em produtos de volatilidade mais alta, como ações ou multimercado, ou é mais concentrada em renda fixa, que normalmente oferece retornos mais constantes e com menor volatilidade, por exemplo.

Lembre-se: a melhor dica é sempre de diversificar os investimentos para diminuir os riscos e montar portfólios mais eficientes.

CLASSES DE INVESTIMENTO

Dentro de cada classe de investimento disponível (renda fixa, multimercado e ações), existem diferentes estratégias. Confira:

Renda Fixa

  • Renda fixa inflação: investe majoritariamente em títulos de renda fixa indexados à inflação, normalmente nos títulos públicos do tesouro direto que são atrelados ao IPCA, por exemplo.
  • Renda Fixa crédito privado: Investe majoritariamente em títulos privados de renda fixa.
  • Renda Fixa Pós Conservador: investe majoritariamente em títulos públicos de renda fixa pós fixados, como o tesouro Selic (LFT), por exemplo.

Multimercado

  • Multimercado Macro: um fundo multimercado macro se utiliza de diferentes estratégias, em diferentes tipos de ativos e em diferentes geografías, para buscar oportunidades de investimento. Por exemplo, é comum um gestor macro estar posicionado em juros de um país X, em ações de um país Y e na moeda de um país Z.
  • Multimercado ciclo de vida: são estratégias data-alvo. O fundo tenta replicar o ciclo de vida de um cliente, que se torna mais conservador à medida que se aproxima da sua data aposentadoria. Da mesma forma, o fundo vai diminuindo a sua volatilidade conforme se aproxima da data-alvo. A estratégia é dinâmica e não há necessidade, por parte do cliente, de readequar a sua carteira por grau de risco ou fazer revisões periódicas.

Ações

  • Ações Long Only: fundos de ações que se preocupam apenas em escolher as melhores empresas de acordo com as estratégias e análises do gestor, sem grandes variações no grau de exposição ao mercado acionário.
  • Ações Long Biased: são fundos que se preocupam não apenas em escolher as melhores empresas de acordo com as estratégias e análises do gestor, mas também em variar o grau de exposição ao mercado acionário dependendo do otimismo/pessimismo em relação a essa classe de ativo no momento.

PERFIS DE INVESTIMENTO

Conservador: investidores que não possuem ou têm baixa tolerância a perdas e, portanto, buscam uma carteira de ativos que ofereça rendimentos positivos e com baixa volatilidade.

Moderado: investidores que buscam rendimentos maiores no longo prazo, aceitando, por isso, correr mais riscos de oscilação nos resultados, inclusive perdas em determinados momentos.

Agressivo: investidores que buscam rendimentos elevados e, para isso, aceitam um alto grau de volatilidade, inclusive com grande probabilidade de obter retornos negativos em determinados períodos, mas esperam que com o tempo essas perdas sejam recuperadas.

GLOSSÁRIO

  • Gestor: profissional responsável pela tomada de decisão no processo de investimentos do fundo e da execução da estratégia
  • Rent. Mês: rentabilidade do fundo com base no resultado acumulado no mês atual.
  • Rent. Ano: rentabilidade do fundo com base no resultado acumulado no ano.
  • Rent. 12 M: rentabilidade do fundo com base no resultado acumulado nos últimos 12 meses.
  • Taxa de adm.: É o valor que remunera as partes envolvidas na estrutura do fundo (gestão, seguradora, administrador e prestadores de serviços). É cobrada por meio de um valor percentual anual, porém é descontada diariamente, de forma automática.
O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading