Saiba como manter o padrão de vida após a aposentadoria

Por Diana Dantas

Para uma boa parte dos brasileiros fazer qualquer cálculo no dia a dia exige esforço. Até mesmo dividir a conta do restaurante entre os amigos pode acabar em discussão.

Se uma simples situação como essa demanda paciência, imagine calcular a aposentadoria? A maioria nem sabe por onde começar.

Um levantamento feito pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a pedido do Instituto Ipsos, revela que 55% dos brasileiros, dos 60% que consideram uma previdência complementar necessária, não sabem o quanto devem economizar mensalmente para ter uma aposentadoria que assegure o mesmo padrão da vida da fase ativa. As entrevistas foram realizadas em abril, em 72 municípios, com 1.200 pessoas, entre 16 e 60 anos.

Diante dessa realidade, fica difícil estruturar a vida financeira de forma saudável sem muitos percalços pelo caminho. Por conta disso, vamos mostrar um passo a passo do que deve ser contemplado na hora de pensar em uma previdência privada.

O que levar em consideração para fazer o cálculo?

Primeiro: separe um tempo e coloque a cabeça para funcionar. O raciocínio lógico pode não ser dos mais afiados, mas será preciso pensar um pouquinho. A boa notícia é que existe tecnologia com a finalidade de ajudar – e não estamos falando da calculadora, mas sim do Target® Simulador de Aposentadoria da Icatu Seguros. O recurso estima as despesas futuras da pessoa, a partir das atuais. Basta apenas preencher os campos indicados com a quantia gasta com habitação, alimentação, saúde, lazer e etc. O resultado mostrará um gráfico, o total necessário para manter o mesmo padrão de vida e o valor ideal da contribuição mensal para alcançar o objetivo.

Repare que os custos de hoje, provavelmente, não serão iguais aos da hora de se aposentar. A educação dos dependentes, por exemplo, será desconsiderada, ao passo que a despesa de saúde aumentará. Outro gasto que pode crescer consideravelmente é o de lazer. Para ocupar o tempo ocioso e a boa disposição do início cda aposentadoria, a maioria das pessoas tende a viajar, praticar esportes e fazer outras atividades que até então não havia como se dedicar.

O cliente que desejar também tem a opção fazer a conta pelo Simulador de Renda da Aposentadoria da Icatu Seguros. A ferramenta oferece três formas distintas de cálculo: pelo valor da contribuição; pelo saldo que se pretende acumular; e pela renda que se deseja receber. Os resultados sairão de acordo com a categoria de renda (vitalícia ou por 15 anos) e com a rentabilidade anual escolhidas.

Com esses dois simuladores torna-se muito fácil calcular a aposentadoria. Sim, será preciso separar um momento e pensar qual a melhor opção, conforme a sua realidade. No fim, contudo, verá que valeu a pena gastar esse tempo hoje para melhor desfrutar o amanhã – e ainda não entrar para a estatística!

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário