Saiba quais são os seguros mais indicados para os médicos

Por Diana Dantas

Trabalhar como profissional de saúde no Brasil não tem sido fácil. Muitas vezes com diversos vínculos empregatícios e uma rotina estressante, os médicos precisam de um suporte a mais para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Essa necessidade, atrelada à preocupação de manter um bom padrão de vida no futuro e de oferecer as suas gerações futuras boas oportunidades, reforça a importância de alguns seguros para os médicos.

Seguro de responsabilidade civil e profissional   

Mexer com vidas é sempre arriscado. O trabalho dos médicos, mesmo sendo extremamente comprometido, necessita de uma dose a mais de cautela, o que pode causar riscos a alguém mesmo que involuntariamente.

Devido a isso, é importante que esse profissional possua um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para apoiá-lo. Este seguro visa resguardar o profissional que receber reclamações de seus clientes, reembolsando-o de devidos danos, para que possa exercer sua função com mais tranquilidade.

O Seguro de RC profissional pode proteger um médico que tenha cometido algum erro, seja em algum procedimento, diagnóstico ou receituário. Esse tipo de seguro geralmente cobre os custos relacionados à defesa, como honorários advocatícios, laudos de perícia, entre outras despesas, em esfera cível, criminal ou administrativa.

Além disso, o seguro pode também vir a custear indenizações ou acordos devidos decorrentes das ações judiciais. Também podem ser cobertas despesas realizadas pelo profissional para diminuir os danos a algum paciente em situação de emergência.

Em alguns acordos seguradora-segurado, o contrato pode se estender para a equipe que tenha atuado em nome do médico contratante, bem como para pessoas jurídicas, ou ser parte de uma cobertura adicional.

Seguro de vida

Apesar de profissionais que muitas vezes exercem esforços além do normal e dedicam grande parte de suas vidas à medicina, os médicos são pessoas como outras quaisquer, e também possuem famílias para cuidar e resguardar. Por isso, o Seguro de Vida é importante.

Muitas vezes, o salário de um médico ampara toda a criação de seus filhos e o conforto de sua família, sendo imprescindível para o planejamento financeiro do lar. Em caso de falecimento, invalidez ou doença, é importante ter algum tipo de suporte com os gastos.

O seguro de vida pode oferecer à família do segurado uma renda durante um determinado período, capaz de auxiliá-lo durante a reestruturação financeira. Cobre também despesas das quais não há como fugir neste momento difícil, como os impostos sobre a herança e custos de funeral.

Além disso, o seguro de vida é capaz de resguardar o patrimônio da família, como os imóveis e automóveis, para que possam permanecer com os entes. O seguro fornece um valor que ajuda a quitar prestações de longo prazo, por exemplo.

Essa proteção também garante aos membros mais velhos da família e também para as crianças um maior suporte financeiro, por serem incapazes. Aos pequenos, é oferecido um reforço no pagamento dos estudos e investimentos na vida acadêmica. Já ao segurado, em caso de invalidez ou doença, oferecem um recurso em complementação de aposentadoria.

Seguro de saúde

Por cuidarem do que há de mais importante na vida de um indivíduo, a saúde, um médico precisa estar com a sua própria em dia para cuidar das demais. É importante um Seguro de Saúde para garantir ao médico a proteção e cuidados necessários ao seu bem-estar.

Os Seguro de Saúde, assim como os Planos de Saúde, oferecem uma assistência médico-hospitalar. Mas a abrangência nos contratos dos seguros acaba sendo mais interessante.

Esse tipo de seguro reembolsa diversas despesas médicas, como exames, consultas, tratamentos, cirurgias ou internações. Diferente dos planos de saúde, os segurados escolhem por quais profissionais, hospitais ou laboratórios serão tratados, não necessitando ser apenas nos conveniados.

Seguro habitacional

Outro tipo de seguro que pode ser de grande serventia para os médicos é o Seguro Habitacional. Como já citado, muitas vezes a renda de um médico para a família é indispensável e sua casa, por exemplo, pode estar no nome deste profissional.

Assim, o seguro habitacional é uma garantia de crédito imobiliário que resguarda e mantém esse imóvel para a família do segurado, em caso de morte ou invalidez permanente, quitando a dívida para a instituição que possa ter realizado o financiamento.

O seguro habitacional também garante a indenização ou a reconstrução do imóvel, em caso de danos físicos por riscos cobertos pelo contrato. O valor do seguro e outras coberturas podem mudar de seguradora para seguradora.

Se tiver interesse em conhecer o Seguro de Vida + Dit que a Icatu Seguros oferece para Profissionais Liberais, solicite um contato aqui.

 

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário