Pesquisar
Close this search box.
Jovens conversando

Seguro de vida para jovens: confira a importância!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Ao entrar no primeiro emprego, muitos jovens começam ganhar independência financeira  e a sonhar em morar sozinho ou dividir um apartamento com os amigos. Sair “debaixo da asa dos pais”, no entanto, tem um preço: a responsabilidade

É importante ter planejamento financeiro e um plano B, em caso de algum imprevisto. O mais comum, quando isso ocorre, é voltar direto para a casa dos pais. Essa atitude, contudo, pode ser evitada com a ajuda de um seguro de vida para jovens.

A seguir, acompanhe o que é esse seguro de vida para jovens o qual falamos acima.

O que é um seguro de vida para jovens?

Quando falamos em um seguro de vida para jovens trata-se de uma cobertura que traga tranquilidade ao segurado e que contemple todas as suas necessidades. 

A principal diferença entre esse tipo de seguro e o convencional é que a maior necessidade de um jovem, normalmente, não é proteger os familiares, embora isso também possa ser incluso ao plano, e sim assegurar a sua independência financeira e garantir a manutenção da renda.

Por que contratar um seguro de vida para jovens?

Na juventude, como já tratamos acima, as prioridades não são as mesmas de alguém já na fase adulta, por exemplo. Por isso, é essencial ter um plano de seguro de vida que se adapte às necessidades de cada fase em que você passar.

Para saber mais sobre sobre a importância do seguro de vida em cada fase da vida, clique aqui!

Uma apólice, claro, não vai cobrir o chazinho na cama, durante uma gripe, ou a lavagem das roupas sujas, enquanto não se compra uma máquina. A ideia não é essa. Um seguro de vida para jovens, porém, pode ser essencial  em casos mais graves. Aqueles que nem mesmo a família tem suporte suficiente para suprir.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), por exemplo, é a segunda causa de mortes por enfermidades no Brasil. De acordo com dados apurados pelo Conselho Federal de Medicina, no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (MS), 99 mil pessoas morreram no país, em 2014, último ano com estatística disponível. 

A doença ainda cresceu muito entre aqueles com menos de 40 anos. Um levantamento feito, também com base nos dados do MS, revela que 15 mil pessoas, entre 15 e 39 anos, já sofreram AVC. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o derrame também é a maior causa de incapacidade funcional no país e no mundo.

Outro dado alarmante é o número de acidentes de trânsito, que deixam 47 mil vítimas fatais por ano, no Brasil. Além dessas, 400 mil pessoas ficam com sequelas, conforme mostra a estatística do Observatório Nacional de Segurança Viária. Acidentes também são responsáveis pela morte de 115 mil jovens, de 10 a 19 anos, em todo o mundo, segundo a OMS.

Visto tudo isso, concluímos que ninguém está livre de ter uma dessas enfermidades ou tantas outras situações que podem ocorrer e estão fora do nosso controle, por isso, é fundamental estar preparado para elas, não é mesmo? E é aí que entra um plano de seguro de vida para jovens que supra todos esses imprevistos.

Agora que você já sabe a importância dele, que tal conhecer mais a fundo as particularidades de um seguro de vida para jovens? Acompanhe!

As particularidades de um seguro de vida para jovens

Menino mexendo no computador
Um seguro de vida para jovens pode evitar muitas “dores de cabeça” no futuro!

Um jovem, solteiro, sem dependentes, normalmente, não precisa se preocupar com as consequências financeiras que a sua ausência é capaz de provocar nos familiares, como já explicamos nos tópicos acima, é natural que as prioridades mudem em cada fase da vida. 

Já em casos de acidentes ou de doença grave, a situação é outra. Os custos médicos costumam ser extremamente altos, e a aposentadoria por invalidez, concedida pelo INSS, pode não ser suficiente para arcar com todas as despesas de tratamento. Por isso, um seguro de vida para jovens pode ser tão útil.

A cobertura de Indenização por Invalidez Permanente, Total ou Parcial por Acidente (IPA) garante ao próprio contratante o pagamento de uma reparação de até 100% do capital segurado. Adicionalmente, a de Doenças Graves (DG) pode auxiliar, em caso de um diagnóstico definitivo de doenças, como AVC, câncer, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal terminal e em situações de transplante de órgãos.

É importante ressaltar que não é possível adquirir um seguro de vida após um diagnóstico feito. Por isso, recomenda-se fazer um contrato quando se ainda é jovem e saudável, com menos risco de adoecer. Assim, o valor do capital segurado é maior e a mensalidade menor. 

A idade mais avançada e a aparição de problemas como hipertensão, colesterol alto e diabetes podem encarecer as parcelas, diminuir o capital ou ainda, dependendo do caso, impossibilitar completamente a assinatura de uma apólice.

Por último, com um plano de seguro de vida para jovens, caso ocorra um acidente ou uma doença fatal, a família ainda pode contar com a Assistência Funeral, geralmente, incluída na maioria dos contratos oferecidos pelas operadoras. 

Diante de tantos motivos, torna-se evidente que quanto antes uma pessoa começar a planejar-se melhor e mais tranquilo será o seu futuro. Sendo assim, um seguro de vida para jovens é um item que não pode ficar de fora do planejamento financeiro nessa etapa da vida.

Gostou de aprender sobre a importância do seguro de vida para jovens? Confira outros artigos do nosso blog e transforme a sua vida financeira!

Você também pode querer ler:

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading