Pesquisar
Close this search box.

Será que não já está na hora de rever o seu seguro de vida?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Lembra como era a vida há dez anos? Onde se vivia, trabalhava, como era a formação da família, quais eram as amizades e até mesmo o aparelho de celular? Quando for analisar, vai perceber que 2007 parece tão distante quanto 1980. O mundo muda depressa e o que se precisa para ter uma vida confortável e tranquila, também.

Um dos itens que garantem esse bem-estar é o seu plano de seguro de vida, e ele deve acompanhar a jornada do contratante de acordo com o seu momento atual. Aquela apólice de seguro de cinco, dez anos atrás, tem que ser estudada novamente para se adaptar em caso de mudanças muito grandes nesse período. 

Um plano de seguro de vida traz para o segurado a confiança de que, caso aconteça algo grave com ele, como invalidez ou morte, sua família continuará protegida financeiramente. 

É essencial que uma revisão da apólice de seguro seja feita a cada 2 anos, avaliando as condições firmadas ao contratar seguro e avaliar se o atual plano de seguro de vida ainda faz sentido.

Quer entender mais sobre como funciona o plano de seguro de vida? Confira aqui!

Como funciona um plano de seguro de vida?

Basicamente, o plano de seguro de vida é um contrato onde a seguradora paga uma indenização ao contratante caso aconteça um dos eventos previstos na apólice de seguro.

Caso o contratante venha a falecer, a indenização será paga aos beneficiários que foram previamente estabelecidos ao contratar o seguro. Caso não haja nenhum beneficiário, o plano de seguro de vida garante que a indenização seja paga aos dependentes legais do indivíduo.

Quer saber quanto custa o seguro de vida adequado para o seu perfil? É totalmente gratuito e 100% online. Acesse já.

Por que é tão importante contratar um seguro de vida?

Ao contratar um plano de seguro de vida você não está protegendo apenas a si, mas também quem você ama. É pensando na proteção deles que o seguro de vida mostra sua importância.

Ao assinar a apólice do seguro de vida e escolher os beneficiários, você minimiza preocupações naturais presentes em momentos difíceis, como assistência funeral em caso de morte ou manutenção da renda em caso de acidente que cause invalidez.

Confira tudo sobre Seguro de Vida

Quais as garantias de um seguro de vida?

As garantias de um plano de seguro de vida são expressas sob forma de coberturas, sendo a cobertura por morte a única obrigatória, enquanto as outras variam de acordo com as opções oferecidas pela seguradora. Sendo elas:

  • Morte por acidente;
  • Invalidez permanente total ou parcial, por acidente ou doença;
  • Diárias por incapacidade temporária;
  • Diagnóstico de doenças graves.

Como saber se devo atualizar minha apólice de seguro?

Pai, mãe e filho andando de bicicleta no parque, aproveitando o plano se seguro de vida.

Manter o plano de seguro de vida em dia é um ato de proteção a quem você ama!  

Mudanças relevantes no estilo de vida devem ser imediatamente comunicadas à seguradora, pois podem impactar tanto na mensalidade quanto no pagamento em caso de sinistro. Essas mudanças podem alterar o perfil de risco do segurado ou incluir novos beneficiários.

Pensando nisso, separamos dois exemplos de mudanças na vida pessoal que acarretaram em mudanças no seguro de vida. Confira:

Solteiro sem filhos torna-se casado com filhos

É o exemplo mais tradicional. Ao fazer um plano de seguro de vida ainda jovem, normalmente, o valor da indenização costuma ser baixo e com menos coberturas. Depois do casamento e do primeiro filho, o contratante deve levar em consideração outras questões:

  • A família consegue se sustentar, se algo lhe acontecer?
  • A antiga apólice tem um valor de indenização suficiente para todas as despesas domésticas, em caso de sua ausência? Incluindo os estudos dos filhos?
  • Os familiares teriam capacidade de pagar por um processo de inventário, sem comprometer o orçamento doméstico?
  • Na hipótese de se ficar gravemente doente ou de se sofrer algum um acidente, que o deixe incapacitado de trabalhar, veria o conforto financeiro dos demais prejudicado?

Pensando nisso, atualizar a apólice de seguro se torna algo necessário para a proteção dos familiares, pois o plano de seguro de vida inicial não inclui esses novos beneficiários.

Mudança de profissão

Quando se opta por uma atividade autônoma também é importante repensar o seguro de vida! Uma pessoa, por exemplo, tem a carteira assinada e recebe o salário em dia. A crise, no entanto, chega. Ela se vê desempregada e obrigada a trabalhar por conta própria, para se sustentar. Torna-se profissional liberal. Diante disso, vê a necessidade de fazer ou refazer um seguro individual. Na hora de firmar o contrato, porém, deve ficar atenta a alguns pontos:

  • Existe reserva financeira suficiente para se sustentar, caso sofra algum acidente ou tenha uma doença grave, que a impeçam de trabalhar?
  • Há alguma parte do corpo, como mãos e dedos, que são vitais para o cumprimento das atividades profissionais?
  • A família tem como se manter em caso de morte?

Todas as questões precisam ser pensadas na hora de se rever o plano de seguro de vida. Na primeira situação, uma apólice mais completa deve incluir um valor maior de indenização em caso de morte. A ideia é ter dinheiro suficiente para a família manter o orçamento doméstico e poder arcar com os custos de inventário, que costumam ser altíssimos. 

Também se deve imaginar como as contas da casa seriam pagas, em caso de se ficar seriamente doente ou de se sofrer algum acidente. Essas hipóteses devem ser levadas ainda mais a sério por aqueles que se tornam profissionais liberais, indiferente de se ter filhos ou não, pois são os mais dependentes do trabalho diário para sobreviver. Por isso, é importante analisar a contratação de coberturas, como a de Doenças Graves e a de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA).

Nessa segunda opção, ainda há possibilidade de fazer a majoração de alguma parte do corpo, caso o profissional dependa dela para exercer sua atividade. É indicado a cirurgiões dentistas ou, ainda, a um design gráfico, por exemplo, cujo trabalho depende do manuseio no computador. Dessa forma, garante-se a segurança financeira da casa.

Por todos esses motivos listados, é sempre bom revisar a apólice e o plano de seguro de vida de tempos em tempos. Assim, você e a sua família não são pegos desprevenidos no momento em que mais precisam.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading