Pesquisar
Close this search box.

Seguro médico: qual o ideal para profissionais da saúde?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Em 2018, o Brasil alcançou o maior número de médicos da sua história, passando dos 450 mil profissionais ao longo do país. Com esse número, o país chegou próximo da marca de 2,5 médicos por mil habitantes, média similar à de países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá.Trabalhar como profissional de saúde no Brasil não tem sido fácil. Muitas vezes com diversos vínculos empregatícios e uma rotina estressante, os médicos precisam de um suporte a mais para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Essa necessidade, atrelada à preocupação de manter um bom padrão de vida no futuro e de oferecer as suas gerações futuras boas oportunidades, reforça a importância de um bom seguro médico para esses profissionais.

Continue lendo e saiba mais sobre seguro médico para os profissionais da saúde!

Como funciona um seguro para médicos?

Quando se trata de seguro para médicos, existem  diversas opções de seguro que podem auxiliar no dia a dia desse profissional, protegendo o mesmo de eventuais problemas, seja na vida profissional quanto na vida pessoal.

Um profissional da saúde sabe da importância de colocar sua vida e seu bem-estar como prioridades. Por isso, um seguro médico é fundamental, pois além de cuidar de sua saúde, ele te protege de possíveis imprevistos da vida

Como escolher meu seguro médico ideal?

Profissional da saúde pesquisando o melhor seguro médico.

 Um seguro médico pode trazer mais tranquilidade para que você  exerça sua profissão!

Mexer com vidas é sempre arriscado. O trabalho dos médicos, mesmo sendo extremamente comprometido, necessita de uma dose a mais de cautela, o que pode causar riscos a alguém mesmo que involuntariamente.

Devido a isso, é importante que esse profissional possua um Seguro médico adequado para apoiá-lo. A seguir, apresentaremos os seguros de vida mais indicados para profissionais da saúde.

Seguro de responsabilidade civil e profissional   

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, também conhecido como Seguro de RC,  é um seguro médico que visa resguardar o profissional que vier a receber reclamações de seus clientes, reembolsando-o de devidos danos, para que possa exercer sua função com mais tranquilidade.

O Seguro de RC profissional é um seguro médico que visa proteger um profissional licenciado que tenha cometido algum erro, seja em algum procedimento, diagnóstico ou receituário. Esse tipo de seguro para médicos geralmente cobre os custos relacionados à defesa, como honorários advocatícios, laudos de perícia, entre outras despesas, em esfera cível, criminal ou administrativa.

Além disso, esse seguro pode vir a custear indenizações ou acordos devidos decorrentes das ações judiciais. Também podem ser cobertas despesas realizadas pelo profissional para diminuir os danos a algum paciente em situação de emergência.

Em alguns acordos seguradora-segurado, o contrato desse seguro para médicos pode se estender para a equipe que tenha atuado em nome do médico contratante, bem como para pessoas jurídicas, ou ser parte de uma cobertura adicional.

Seguro de vida

Apesar de profissionais que muitas vezes exercem esforços além do normal e dedicam grande parte de suas vidas à medicina, os médicos são pessoas como outras quaisquer, e também possuem famílias para cuidar e resguardar e podem ser auxiliadas por um seguro médico. Por isso, o Seguro de Vida é importante.

Muitas vezes, o salário de um médico ampara toda a criação de seus filhos e o conforto de sua família, sendo imprescindível para o planejamento financeiro do lar. Em caso de falecimento, invalidez ou doença, é importante ter um seguro médico que ofereça algum tipo de suporte com os gastos.

O seguro de vida pode oferecer à família do segurado uma renda durante um determinado período, capaz de auxiliá-lo durante a reestruturação financeira. Cobre também despesas das quais não há como fugir neste momento difícil, como os impostos sobre a herança e custos de funeral.

Além disso, o seguro de vida é capaz de resguardar o patrimônio da família, como os imóveis e automóveis, para que possam permanecer com os entes. Essa proteção fornece um valor que ajuda a quitar prestações de longo prazo, por exemplo, não sendo apenas um seguro para médicos, mas um seguro para todas as pessoas

Esse seguro médico também garante aos membros mais velhos da família e também para as crianças um maior suporte financeiro, por serem incapazes. Aos pequenos, é oferecido um reforço no pagamento dos estudos e investimentos na vida acadêmica. Já ao segurado, em caso de invalidez ou doença, oferecem um recurso em complementação de aposentadoria.

Seguro de saúde

Por cuidarem do que há de mais importante na vida de um indivíduo, a saúde, um médico precisa estar com a sua própria em dia para cuidar das demais. É importante um seguro médico capaz de garantir a proteção e cuidados necessários ao seu bem-estar.

O Seguro de Saúde, assim como os Planos de Saúde, oferecem uma assistência médico-hospitalar. Mas a abrangência nos contratos desse seguro acaba sendo mais interessante.

Esse tipo de seguro médico reembolsa diversas despesas, como exames, consultas, tratamentos, cirurgias ou internações. Diferente dos planos de saúde, os segurados escolhem por quais profissionais, hospitais ou laboratórios serão tratados, não necessitando ser apenas nos conveniados.

Seguro habitacional

Outro tipo de seguro para médicos que pode ser de grande serventia é o Seguro Habitacional. Como já citado, muitas vezes a renda de um médico para a família é indispensável e sua casa, por exemplo, pode estar no nome deste profissional.

Assim, o seguro habitacional pode ser considerado um seguro médico pois é uma garantia de crédito imobiliário que resguarda e mantém esse imóvel para a família do segurado, em caso de morte ou invalidez permanente, quitando a dívida para a instituição que possa ter realizado o financiamento.

O seguro habitacional também garante a indenização ou a reconstrução do imóvel, em caso de danos físicos por riscos cobertos pelo contrato. O valor do seguro e outras coberturas podem mudar de seguradora para seguradora.

Se interessou pelo assunto sobre seguro médico e quer contratar o seguro de vida adequado para você e sua família? Clique no banner abaixo e faça uma cotação!

Quer conhecer mitos e verdades sobre o seguro de vida? Continue aqui!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading