Saúde mental: doenças que aposentam cada vez mais médicos no Brasil

Por blogicatu

A pressão no ambiente de trabalho é uma grande dificuldade para profissionais. Com os médicos não é diferente e a saúde mental é colocada a prova em todo momento. Para listar, alguns dos problemas mais recorrentes são: 

  • Longas jornadas de trabalho;
  • Noites de sono mal dormidas ou abdicadas;
  • A imensa quantidade de pacientes para atender;
  • Condições de trabalho insalubres;
  • Problemas de saúde nos que deveriam estar mais preparados para cuidar da sociedade.

Os médicos são pessoas como quaisquer outras. Possuem família, filhos, contas para pagar e uma vida pessoal para cuidar. No entanto, conciliar um emprego tão importante com todas essas questões, pode ser intenso e complicado.

Tudo isso gera um transtorno de saúde mental cada vez pior nesses profissionais, acarretando em sensações físicas, como o desânimo, a tristeza profunda e uma grande desmotivação no que fazem.

Existem diversos estudos apontando o estresse e a depressão como as doenças que mais aposentam o profissional da área de saúde, como médicos e enfermeiros. Em casos extremos, foram constatados até mesmo suicídio.

Esses distúrbios, muitas vezes, começam a aparecer antes do indivíduo estar atuando na área, durante a faculdade, por exemplo. Isso ocorre devido a uma carga de estudo muito pesada, refletida em toda a sua jornada como médico. 

Transtornos de saúde mental em profissionais da saúde

A vulnerabilidade dos profissionais da saúde no ambiente de trabalho em que atuam é capaz de deixar traumas profundos. Por estarem sobrecarregados, a saúde mental acaba sendo prejudicada a cada dia. 

Problemas com a saúde mental podem desenvolver doenças que aposentam até mesmo antes da hora. Por isso, o seguro para médicos e profissionais de saúde pode ser uma solução.

Que a medicina é uma carreira estressante, não é novidade. No entanto, o desenvolvimento de transtornos de saúde em médicos têm sido cada vez maior. 

Doenças como a Síndrome de Burnout, causa de uma grande exaustão emocional e da despersonalização, têm sido debatidas com frequência e a preocupação com a saúde mental é uma pauta que não deve ser ignorada.

À vista disso, destacamos as principais mazelas do profissional da saúde:

Depressão

A Organização Mundial de Saúde, OMS, define a depressão como um transtorno de saúde mental, caracterizado por:

  • Tristeza profunda
  • Perda de interesse
  • Ausência de prazer;
  • Oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima;
  • Distúrbios do sono ou de apetite.

Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, a carga horária de muitos médicos ultrapassa 50 horas semanais – o que é bastante comum, ainda mais atrelado aos diversos vínculos empregatícios que o profissional da saúde precisa se envolver.

Essas condições de trabalho propiciam o desenvolvimento de doenças psicossociais de forma cada vez mais frequente. 

Estresse

O estresse é um dos transtornos que mais acometem a saúde mental de médicos no Brasil. Comumente, é gerado devido a dificuldade de conciliar a profissão e a vida pessoal, além da grande preocupação com os pacientes no próprio trabalho.

Outro fator considerável, que pode levar à depressão, é o excesso de atribuições ao mesmo profissional, com jornadas de trabalho abusivas.

Conhecido como o mal do século, o estresse não é apenas perigoso por si só. Além de ser prejudicial a saúde mental, também está vinculado a causa de diversas outras doenças, como câncer, hipertensão e diabetes. 

O ideal para lidar com esse transtorno é conseguir algumas horas do dia para descansar, ter um momento de lazer e desligar a mente do trabalho. No entanto, sabemos que cuidar da saúde mental, infelizmente, é algo muito complicado para quem não possui tempo nem mesmo para estar com a própria família.

Outras doenças e problemas

Além das doenças que afetam a saúde mental, outras que podem ser preocupantes, são aquelas adquiridas por exposição aos riscos biológicos provenientes dos próprios pacientes. Também são comuns as varizes por diversas horas em pé sem descanso, problemas de coluna e infecções na manipulação de materiais cortantes. Por consequência de diversas situações de risco, o profissional da saúde acaba precisando aposentar antes do planejado. 

Outra variável que pode prejudicá-los é a chamada Saúde Financeira. Uma grande parte desses profissionais atuam autonomamente, não podendo se ausentar de um dia de trabalho e, se o fazem, não contarão com a renda esperada.

Por isso, o planejamento de um futuro saudável e de qualidade é muito importante. O Seguro de Vida com DIT (Diária de Incapacidade Temporária) é uma ótima saída para se proteger desses imprevistos não tão incomuns.

É importante para o médico ter a certeza de que, quando necessário, ele poderá usufruir de um futuro tranquilo, mantendo um padrão de vida que supra os danos causados pela profissão.

Seguro de Vida

Diante de tantas problemáticas, fica claro para os médicos e profissionais da saúde que eles precisam, e muito, de proteção contra quaisquer imprevistos. Uma boa forma de fazer isso é através do Seguro de Vida com cobertura DIT. 

Afinal, a preocupação com a própria vida e a família é mais do que necessária e, para que isso não seja prejudicado, a renda do trabalho é essencial. Uma falta no trabalho por problemas de saúde pode gerar problemas financeiros mas esse tipo de seguro cobre, por exemplo, inclusive as diárias em que o trabalhador deixar de receber devido as faltas provocadas por doenças que o incapacitaram. 

O seguro de vida com DIT – Diária por incapacidade temporária, é fundamental para que os riscos de doenças que aposentam não surjam importunamente, o que também afeta a saúde mental.

Fora isso, o Seguro de Vida também pode oferecer renda para suprir os gastos do segurado em casos de invalidez permanente ou temporária, por acidentes ou doenças graves. 

Com tantos problemas, doenças e a saúde mental em jogo, os seguros para médicos e profissionais de saúde, além de serem uma solução, são um investimento em longo prazo.

E você, já tem o seu seguro de vida? Conheça as coberturas e assistências que o Seguro de Vida da Icatu Seguros oferece para profissionais liberais. Fale com os nossos consultores e solicite uma visita para esclarecer quaisquer dúvidas! 

Publicado por blogicatu

Deixe seu comentário