Pesquisar
Close this search box.
profissional autônomo com a família lendo sobre o seguro DIT

Seguro de Vida com cobertura DIT: Diária por Incapacidade Temporária

Tempo de leitura: 3 minutos

Índice

Antes de falarmos sobre o Seguro de Vida com cobertura DIT, façamos uma reflexão: uma das grandes vantagens do chamado “trabalho formal”, aquele com carteira assinada, é que ele garante ao trabalhador alguma estabilidade caso sofra algum acidente de trabalho.

Os trabalhadores informais, por exemplo, não têm nenhuma proteção caso tenham algum problema de saúde e fiquem impedidos de trabalhar — e, acredite, esses imprevistos são relativamente comuns.

De acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2021 o país teve 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs), 30% a mais em relação ao ano anterior. E detalhe: estamos falando apenas de acidentes, ignorando as pessoas que não puderam trabalhar devido a uma doença.

Porém, mesmo para quem trabalha formalmente, o benefício pago pela Previdência Social pode não ser suficiente para custear as despesas da pessoa. E é aí que entra a importância do Seguro de Vida com cobertura DIT. Continue lendo para saber mais!

O que é Seguro de Vida com cobertura DIT?

“DIT” é a sigla para “Diária por Incapacidade Temporária”. Essa incapacidade temporária de trabalhar pode ser causada por uma doença ou por um acidente.

Nesses dois casos, o segurado receberá o pagamento de diárias que vão ajudá-lo a se manter financeiramente até que esteja apto a voltar ao trabalho. Perceba que aqui estamos falando de uma invalidez temporária, e não de uma invalidez permanente.

Confira também: O que é Seguro de Vida

Como funciona o Seguro de Vida com cobertura DIT?

A cobertura DIT oferece cobertura para uma série de eventos que possam impossibilitar temporariamente o segurado de trabalhar. Todos esses eventos estarão descritos nas condições gerais do seguro contratado.

A incapacidade temporária é caracterizada pela impossibilidade de trabalhar em decorrência de uma doença ou acidente. Nesse período, o segurado receberá o pagamento das diárias descritas no seu contrato.

O valor das diárias dependerá do Seguro contratado. Por isso, é importante que o segurado contrate um plano cujo valor das indenizações consiga custear o período em que ele ficará sem poder exercer seu trabalho.

Após constatar que ficará incapacitado de trabalhar, o segurado deve comunicar a seguradora o mais rápido possível, entrando em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC).

No caso da Icatu, por exemplo, o contato pode ser feito pelos telefones 0800 285 3000/4002-0040, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 20h.

O segurado precisará enviar documentação e informações médicas para comprovar a incapacidade temporária.   

É importante ressaltar que a pessoa só começa a receber a indenização a partir do 7º ou 15º dia de afastamento, a depender do que foi acordado no momento da contratação.

Além disso, o período indenitário contratado por quem opta pela cobertura DIT constará na proposta de adesão, não podendo ser superior a 90 dias para eventos decorrentes de LER/DORT/LTC e de 365 dias para os demais eventos cobertos.

Quais são os eventos que podem ser inclusos na cobertura de DIT?

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e a Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo (LTC) são condições que podem impedir uma pessoa de trabalhar temporariamente.

Sendo assim, elas podem ou não estar incluídas na cobertura DIT, dependendo se o segurado optar por essas proteções ou não no momento da contratação do Seguro de Vida.

Por isso, é fundamental que você converse com o corretor para entender quais coberturas estão disponíveis no Seguro de Vida e selecionar as que apresentam uma proteção adequada ao seu estilo de vida e de trabalho.

Todo profissional pode ter um Seguro de Vida com cobertura DIT?

É recomendado que profissionais liberais e profissionais autônomos tenham algum tipo de proteção, pois depender apenas das próprias economias para lidar com imprevistos pode ser um mau negócio.

Essa é uma cobertura muito contratada por profissionais da saúde e advogados, por exemplo. Porém, essa proteção é recomendada para todos os profissionais, mesmo os CLT.

Cada seguradora oferece a cobertura DIT para uma determinada lista de profissões, e é possível consultá-las na hora de contratar o Seguro de Vida.

Principais características e dúvidas sobre o Seguro de Vida com cobertura DIT

Agora, vamos responder algumas dúvidas comuns sobre a cobertura DIT. Acompanhe a seguir!

O que acontece se o segurado atrasar o pagamento do Seguro de Vida?

Na Icatu Seguros, por exemplo, existe um prazo de tolerância de 60 dias, a contar da 1ª parcela não paga. Caso haja sinistro, a seguradora efetuará o pagamento da indenização descontando o valor das parcelas não pagas.

Porém, se o segurado permanecer em atraso por mais de 60 dias, sua apólice será automaticamente cancelada.

Qual é a quantidade de eventos indenizáveis pela cobertura DIT por ano?

Não há limite para as indenizações da cobertura DIT!

Agora que você entendeu o que é cobertura DIT no Seguro de Vida e como ela é útil em caso de acidentes e doenças, reflita sobre a contratação dessas proteções, pois ninguém sabe o que o amanhã reserva — e é melhor estar preparado, não é?

Você também pode visitar o site da Icatu e conhecer detalhes dos Seguros que oferecemos. Somos uma empresa brasileira que nos dedicamos há mais de 30 anos a ajudar as pessoas a terem mais proteção financeira!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading