Resgate do Título de Capitalização | Blog Icatu

O que você precisa saber sobre formas de resgate para tirar o máximo proveito do seu Título de Capitalização

O que você precisa saber sobre formas de resgate para tirar o máximo proveito do seu Título de Capitalização

Por blogicatu

Diante de uma crise financeira, muita gente toma decisões precipitadas e acaba pagando um preço alto por isso. Nesse cenário, o  resgate do título de capitalização pode ser  uma saída para repor o caixa vazio. Entretanto, sacar o dinheiro sem considerar as características de cada produto e os prazos do contrato podem fazer você se afastar do seu sonho.  

Na modalidade Tradicional do título de capitalização, por exemplo, o grande objetivo é fazer uma economia programada. Você faz pagamentos mensais ou um pagamento único, por um período pré-determinado. Pagando todas as mensalidades em dia, você resgata 100% do que economizou, no final do contrato, atualizado, e ainda concorre a sorteios em dinheiro durante todo o período do plano. Uma excelente maneira de guardar dinheiro e ainda concorrer a prêmios! 

Uma das vantagens da modalidade Tradicional é justamente ajudar as pessoas e estimular a disciplina financeira, algo bem importante, considerando que o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde no ano de 2021, com uma média de 70,9%, segundo a Confederação Nacional do Comércio.  

Antes de tomar a decisão 

Entender como resgatar o título de capitalização é essencial para se tomar a melhor decisão. As empresas fornecem detalhes sobre o tema, mas, mesmo assim, é comum as pessoas terem dúvidas sobre como efetuar o resgate do título.

Cada título especifica em suas condições gerais as formas de resgate. A retirada antecipada diminui o valor a ser resgatado. Por isso, o mais recomendável é continuar com o título até o final do prazo de vigência. Dessa maneira, além de participar dos sorteios, o acúmulo de dinheiro será maior ao final do contrato.   

Formas de resgate  

Conheça as  formas de resgate possíveis na capitalização. Verifique nas condições gerais de cada produto as possibilidades. 
    

1) Resgate ao fim do prazo de vigência

O cliente resgata 100% do valor que economizou ao longo do período de vigência do produto.  

2) Resgate por sorteio  

Quando o cliente é sorteado, o título de capitalização pode ser liquidado antecipadamente ou não (veja se essa informação consta nas condições gerais do produto).

Se o documento apontar o término do título, o valor do resgate será correspondente ao valor do prêmio do sorteio mais o que o cliente acumulou durante esse período.

3Resgate antecipado  

Ocorre quando o cliente deseja a devolução do valor antes do término do prazo de vigência do título. Nesta opção, o cliente resgata parte do que economizou de acordo com a Tabela de Resgate e deixa de concorrer aos sorteios.

Prazo para pagamento  

De acordo com as determinações da Susep (Superintendência de Seguros Privados), após a solicitação do cliente, a empresa tem até 15 dias corridos para disponibilizar o pagamento do resgate do título de capitalização. Caso o prazo não seja cumprido, devem incidir juros especificados nas condições gerais do contrato.  

A dica mais importante é: além de saber como resgatar o título de capitalização, fique sempre atento ao regulamento e as condições gerais do seu título. Lá estarão discriminadas todas as características do produto contratado e informações importantes sobre os prêmios e resgates. 

Publicado por blogicatu

Deixe seu comentário

-->