É fundamental manter a calma para achar uma solução quando problemas financeiros surgem. Nesse cenário, o resgate do Título de Capitalização pode ser cogitado como uma saída para repor o caixa vazio.
Entretanto, resgatar o dinheiro sem considerar as características de cada produto e os prazos do contrato podem fazer você se afastar do seu sonho. Por isso, é interessante manter uma reserva guardada para emergências financeiras, evitando o resgate antecipado do Título.
Na modalidade Tradicional do Título de Capitalização, opção que vamos tratar neste conteúdo, o grande objetivo é fazer uma economia programada. Você faz pagamentos mensais ou um pagamento único, por um período pré-determinado. Pagando todas as mensalidades em dia, no final do contrato você resgata o montante que acumulou, corrigido pela Taxa Referencial, e ainda concorre a sorteios em dinheiro durante toda a vigência do Título. Uma excelente maneira de guardar dinheiro e ainda concorrer a prêmios!
Caso a pessoa opte por resgatar o valor do título antes do final da vigência do produto, deixa de participar dos sorteios e resgata somente parte do valor acumulado. Portanto, é importante pensar bem antes de tomar essa decisão. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!
O que é e como funciona o resgate do Título de Capitalização da modalidade Tradicional?
Por ser um título de crédito, a Capitalização propõe que o cliente pague um valor (pagamento único, mensal ou periódico), como uma economia programada, enquanto concorre a sorteios de prêmios em dinheiro.
Quando o prazo do título encerra, o titular resgata o dinheiro com a devida correção acumulada. Os Títulos de Capitalização têm diferentes formas de resgate, como mostramos a seguir.
Resgate antecipado
O cliente pode solicitar o resgate do Título antes do prazo de vigência do contrato terminar. Nessa condição, ele terá direito apenas a parte do valor acumulado, corrigido pela Taxa Referencial (TR), de acordo com a Tabela de Resgate, e deixa de concorrer aos sorteios.
Resgate final
Ocorre quando encerra o prazo de vigência do Título. Nesse caso, o cliente resgata o valor contribuído com a devida correção, conforme consta nas Condições Gerais do produto.
Prazo para pagamento
De acordo com as determinações da Susep (Superintendência de Seguros Privados), após a solicitação do cliente, a empresa tem até 15 dias corridos para disponibilizar o pagamento do resgate do Título de Capitalização.
Caso o prazo não seja cumprido, devem incidir juros especificados nas condições gerais do produto.
- Saiba mais: Conheça as outras modalidades do Título de Capitalização
Como declarar o resgate do Título de Capitalização?
A primeira condição para declarar o resgate do título no Imposto de Renda é ter rendimentos tributáveis que superem o valor mínimo determinado pela Receita Federal em cada ano.
Além disso, há duas situações que devem constar na declaração do IR:
- quem teve Títulos de Capitalização contemplados com prêmios em dinheiro;
- quem fez o resgate dos seus Títulos no exercício anterior.
Confira nosso conteúdo completo com o passo a passo de como declarar o resgate do Título de Capitalização.
Como visto, não é tão vantajoso resgatar o Título de Capitalização antes do fim do prazo de vigência, pois você se afasta dos seus objetivos e deixa de concorrer aos sorteios, que poderiam ajudar a acelerar a realização dos seus sonhos.
Então, que tal começar a pensar no futuro com a Capitalização? Com a Icatu você encontra a solução ideal para fazer acumular seu dinheiro e realizar seus sonhos: faça uma simulação!