titulo de capitalização aluguel

Como funciona o Título de Capitalização como garantia de aluguel? Entenda!

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Alugar um imóvel é uma tarefa que demanda atenção. É preciso pesquisar pelo melhor imóvel, negociar com a imobiliária, tratar da documentação e, claro, uma das partes mais difíceis: conseguir um fiador. A boa notícia é que você pode usar um Título de Capitalização como garantia de aluguel para simplificar essa etapa.

Convencer uma pessoa a ser fiadora para a locação de um imóvel não é fácil, porque o fiador assume um risco financeiro. Para se ter uma ideia, em 2022, o aluguel ficou aproximadamente 16% mais caro, segundo o Índice FipeZAP+. Então, em caso de inadimplência do inquilino, cabe ao fiador a obrigação legal de arcar com os débitos — que estão mais caros.

Continue lendo para saber o que é o Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia, como ele funciona e as suas vantagens para alugar um imóvel. Acompanhe!

O que é e como funciona o Título de Capitalização como garantia de aluguel?

O Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia, como o nome indica, é uma garantia de pagamento. No caso, ele é usado para assegurar uma negociação de aluguel de imóvel, entrando no lugar do fiador ou do pagamento da caução, por exemplo.

Assim, a pessoa que deseja alugar o imóvel precisa comprar o Título de Capitalização para usá-lo como garantia da negociação, em vez das outras opções citadas.

Durante a vigência do Título, o locatário participa de sorteios e pode usufruir de uma série de assistências, como chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos, entre outros. Se não houver quebra do contrato firmado, ele ainda pode resgatar o valor atualizado pela TR ou usar o mesmo Título como garantia de outro aluguel.

Por outro lado, se houver inadimplência no pagamento do aluguel, o proprietário do imóvel terá o direito de resgatar o valor do Título.

Título de Capitalização como garantia de aluguel: vale a pena?

Quando comparamos um Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia com as outras opções de garantia para locação, é possível perceber que ele traz mais vantagens ao inquilino. Confira a seguir!

Fiador

Para conseguir um fiador, é preciso que essa pessoa tenha uma renda que seja compatível com o imóvel locado, o que pode limitar as opções de imóveis e deixar o processo mais burocrático.

Além disso, essa situação pode criar embaraço entre o inquilino e o fiador, principalmente se houver algum atraso no pagamento do aluguel.

Seguro Fiança

O Seguro Fiança é uma modalidade bastante comum de garantia em contratos de aluguel. Nele, o inquilino contrata o Seguro e, caso atrase o pagamento, a empresa arca com o custo.

Apesar de ser uma alternativa ágil, ela é menos vantajosa do que um Título de Capitalização como garantia de aluguel, pois o inquilino não terá como reaver o valor pago pelo Seguro, ainda que não atrase o aluguel.

Já em um Título de Capitalização, como visto, o valor é devolvido se não houver quebra de contrato, por meio do resgate do Título de Capitalização.

Depósito caução

O depósito caução exige que o inquilino tenha um valor disponível para fazer um pagamento adiantado de uma só vez.

Por outro lado, o Título de Capitalização como garantia de aluguel da Icatu, por exemplo,  pode ser parcelado em até 18 vezes no cartão de crédito.

Então, em vez de ver o seu dinheiro preso em uma conta bancária, você simplesmente parcelará a compra do Título no cartão — e, claro, terá o retorno ao fim do contrato, como falado.

Além disso, você conta com o intermédio de uma seguradora renomada que vai assegurar que o seu dinheiro estará seguro e bem guardado até que o contrato acabe e o valor seja resgatado.

Quais as outras vantagens do Título de Capitalização como garantia de aluguel?

As vantagens de um Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia variam conforme a empresa que emite. Sendo assim, vamos listar alguns benefícios que a Icatu oferece aos seus clientes.

Sorteios

O Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia da Icatu dá ao contratante o direito de participar de sorteios mensais durante a vigência do contrato.

Então, você ainda pode ser sorteado e ganhar prêmios em dinheiro.

Serviços de assistência emergencial

Com o Icatu Garantia de Aluguel, você tem direito a uma série de assistências 24h e benefícios para usar no imóvel, como encanador, chaveiro, eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos, entre outros.

Parcelamento

Como falado, você pode parcelar o valor do Título no cartão de crédito em até 18 vezes. Isso faz com que essa opção de garantia para aluguel pese menos no seu orçamento.

Resgate do Título de Capitalização

Se não houver atraso nos aluguéis, o valor pago pelo Título será devolvido ao cliente ao fim do contrato, corrigido pela TR. Se a pessoa quiser, ela ainda pode usar esse mesmo título que já está pago como garantia de outro contrato de locação.

Agora que você entendeu o que é e como funciona o Título de Capitalização como garantia de aluguel, ficou fácil perceber que essa é uma opção muito vantajosa para alugar um imóvel, não é?

Com ele, o locador encara menos burocracia, já que pode parcelar o valor do Título facilmente no cartão de crédito e agilizar o processo de locação. Ainda existem os benefícios de ser uma contratação única, protegendo todos os envolvidos na negociação, e de poder contar com as assistências residenciais da Icatu.

Além de ser útil para o inquilino, o Título de Capitalização da modalidade Instrumento de Garantia também é interessante para os proprietários e as imobiliárias, já que facilita o processo de locação, evitando que os imóveis fiquem desocupados e gerando despesas.

Por isso, conheça mais sobre o Icatu Garantia de Aluguel, verifique se a sua imobiliária oferece essa opção e descomplique a forma como você aluga um imóvel!