Casal segurando a chave de um imóvel para repersentar títuloi de capitalização ou seguro fiança

Título de capitalização ou seguro fiança: entenda as principais características

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Se você já alugou um imóvel, provavelmente sabe que esse tipo de contrato costuma pedir alguma garantia, que pode ser fiador, depósito caução, título de capitalização ou seguro fiança, por exemplo.

Neste conteúdo, vamos falar sobre essas duas últimas modalidades. Continue lendo para saber como elas funcionam, qual a diferença entre elas, as vantagens de cada uma e muito mais!

Como funciona o seguro fiança?

Como mencionamos, o seguro fiança é uma das opções que o mercado disponibiliza para a garantia de um contrato. Nesse caso, o locatário pode contratar um seguro fiança para assegurar apenas os valores referentes ao aluguel, condomínio e taxas devidas ao locador. A quantia referente a mobília, conta de luz e gás, não entram nessa cobertura.  

Assim, ele paga um valor mensalmente, que pode variar conforme o tipo de imóvel em questão, análise dos dados cadastrais, entre outros fatores, para garantir a negociação. Se houver alguma quebra de contrato, esse valor é usado para ressarcir o locador, a partir da entrega de uma série de documentações.

Como funciona o Título de Capitalização para garantia de aluguel?

Por sua vez, o Título de Capitalização como garantia de aluguel funciona da seguinte forma: o locatário compra o Título no valor acordado entre as partes, e ele fica vinculado ao contrato de locação, servindo como uma garantia para o proprietário em caso de inadimplências relacionadas ao aluguel, condomínio e contas básicas ou danos ao imóvel, como o local e a mobília.

Os diferenciais, nesse caso, são que esse tipo de cobertura atende o locador e o locatário, e o contratante participa de sorteios mensais de prêmios em dinheiro durante a vigência do Título e que, ao final do contrato, é possível resgatar o valor pago em apenas dois dias, corrigido pela Taxa Referencial, ou usá-lo para garantir outro contrato de locação.

Qual a diferença entre seguro fiança e Título de Capitalização como Instrumento de Garantia?

Algumas diferenças do Título de Capitalização para aluguel para o seguro fiança são relacionadas a possibilidade do locatário poder resgatar o valor pago após o fim do contrato, enquanto no seguro fiança os valores não são reavidos e ele é um custo. 

Além disso, a cada renovação do contrato, ele não precisa se preocupar com taxas ou realizar uma contratação novamente como no seguro fiança, pois o pagamento é único, a renovação é automática e se ele precisar sair do imóvel, pode levar o título com ele. 

Ademais, o título de capitalização prevê 6 meses como um tempo mínimo de contrato, em contrapartida, o seguro fiança estipula 30 meses. 

Por fim, o seguro fiança também necessita de análise de crédito, o que pode ser um desafio, pois é a partir dela que será determinado o valor do seguro, enquanto no Título, não há esse tipo de restrição para a compra. 

Quais as vantagens do Título de Capitalização como garantia de aluguel para o locatário?

Conheça algumas das principais vantagens em aderir aos Títulos de Capitalização como garantia de aluguel para quem está alugando o imóvel:

  • o Título de Capitalização para aluguel substitui o fiador: você não depende de um terceiro para firmar o contrato de aluguel e pode assumir a responsabilidade pelo seu imóvel;
  • o valor é acordado entre as partes: há um acordo entre as partes, que inclui um parcelamento que cabe no bolso, retorno financeiro ao final da vigência, reaplicação automática, pagamento único e transferência de Título para outro imóvel;
  • assistência residencial 24h: você conta com serviços emergenciais, como chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos, entre outros para imóveis residenciais;
  • resgate do Título de Capitalização ao final do contrato: caso não haja pendências, você recebe o valor do Título ao final do contrato de locação;
  • participação de sorteios: você tem direito a participar de sorteios mensais no valor do Título com base na Extração da Loteria Federal;
  • acionamento do Título de forma rápida: se surgir a necessidade de acionar o Título de Capitalização, o processo não é tão burocrático e consegue ser realizado em dois dias;
  • parcelamento: com a Icatu, você pode dividir o valor do Título de Capitalização no cartão de crédito em até 18 vezes!

Quais as vantagens do Título de Capitalização como garantia de aluguel para o proprietário do imóvel?

Já falamos das vantagens para quem está alugando, mas e o outro lado? Também tem diversos benefícios:

  • sem burocracia: a contratação é simples, mesmo no parcelamento, agilizando a negociação e ampliando as possibilidades de locadores dispostos a assinar o contrato;
  • contratação única: a contração é feita uma única vez, protegendo locador e locatário durante todo o período de locação;
  • assistência locatícia: além de simplificar o processo de fiança, o Título de Capitalização Icatu oferece assistência locatícia para o locador, com auxílio na proteção do seu contrato de locação;
  • assistência residencial: também é uma vantagem para o proprietário, pois ajuda a preservar o seu imóvel.

Qual a vantagem do seguro fiança?

Além da possibilidade de pagar o valor do seguro parcelado mensalmente, há um valor limite a ser definido no seguro fiança, a partir da análise de crédito do locatário.

Essas quantias podem variar, porém, ao ser aprovado, elas não são devolvidas ao locatário e, se houver a necessidade de realizar uma mudança de imóvel, é preciso realizar o cancelamento e a contratação de um novo. 

Como faço para contratar um Título de Capitalização como garantia de aluguel?

A contratação do Título de Capitalização como garantia de aluguel é feita com o intermédio da imobiliária, que faz a ponte entre o locatário e a seguradora que oferece o produto.

Agora que você já conheceu melhor as duas modalidades, conte conosco para facilitar a sua vida. A Icatu é a seguradora com o melhor atendimento do país — nosso trabalho é proteger o futuro dos nossos mais de 6,5 milhões de clientes.

Conheça mais sobre o Icatu Garantia de Aluguel, a melhor forma de alugar um imóvel sem fiador, com parcelamento e segurança!