Como fazer um seguro de vida ideal? Confira!

Por Paula Lopes

Muitas pessoas ainda fazem uma correlação imediata do seguro de vida com uma situação de morte. No entanto, o seguro de vida é muito mais abrangente e oferece várias possibilidades de configuração. 

opções adequadas para diferentes fases e prioridades de vida:  jovens que acabaram de conquistar a independência financeira, casais trilhando as primeiras milhas da relação, provedores financeiros da família, aposentados.  

Quer saber como fazer um seguro de vida ideal? Acompanhe o passo a passo a seguir. 

Passo a passo de como fazer um seguro de vida 

O seguro de vida oferece proteção financeira para momentos de dificuldade e imprevistos. Quem contrata este serviço, de fato, torce para nunca ter que usar. Mas, diante de  situações  impossíveis de se antecipar, contar com esta segurança demonstra senso de prevenção, amparo e cuidado com seus familiares e com você mesmo.  

Sim , é possível que você utilize a indenização do seu seguro em vida, em situações que não envolvam a morte. Por exemplo, é possível contar com a indenização de um seguro de vida caso ocorra o diagnóstico de alguma doença grave ou alguma invalidez por conta de um acidente. 

Agora,  vamos ao passo a passo de como fazer um seguro de vida ideal, confira abaixo:  

Identifique as coberturas alinhadas ao seu contexto e prioridades  

Neste primeiro momento, é necessário tomar conhecimento das múltiplas possibilidades de cobertura (básicas e adicionais) oferecidas pelo mercado para que, posteriormente, se faça o exercício de combinar essas opções com as suas necessidades e as de sua família.  

A cobertura para morte é a cobertura mais conhecida e já vem inclusa no Seguro de Vida Essencial da Icatu, seja ela natural ou acidental. Agora, confira as principais coberturas e assistências oferecidas: 

  • Invalidez (funcional, permanente ou parcial por acidente ou por doença); 
  • Indenização Especial de Morte por Acidente 
  • Diárias de Incapacidade Temporária (DIT); 
  • Auxílio ou assistência-funeral (SAF); 
  • Doenças graves (como câncer, infarto agudo do miocárdio e AVC); 

Vamos simular alguns exemplos? 

Lembra nosso jovem profissional citado no início deste artigo? Ele é um profissional liberal, recém conquistou sua independência financeira, seu foco é o crescimento profissional e a interação social. Mas, um acidente de carro irá deixá-lo impossibilitado de exercer suas atividades profissionais por um período. Está aí uma situação possível para a cobertura chamada Diária por Incapacidade Temporária (DIT).  

Agora vamos trazer um exemplo de recém-casados. Eles têm muitos planos e sonham em financiar um apartamento  juntos. Na falta de um deles, como ficaria a situação do cônjuge assumindo todas as responsabilidades? Temas como este devem estar no planejamento financeiro do casal e a indenização de um seguro de vida pode ajudar a manter a situação financeira estável durante o período mais crítico. 

A lista de possibilidades e combinações vai longe. Algumas seguradoras também oferecem benefícios agregados. A Icatu, por exemplo, tem Seguro Viagem, Auxílio Domiciliar e Sorteio Mensal de R$ 100mil.  

 Para qualquer necessidade de uso do seu seguro de vida ideal, realizar esta primeira pesquisa de forma racional, ponderando prioridades e o melhor custo benefício será essencial. Vamos ao próximo passo? 

 Defina o capital segurado 

Um seguro de vida ideal vai muito além do contratante, já que também deixa quem ele mais ama amparado!

O capital segurado é o valor máximo pago pela seguradora em caso de uma fatalidade. Outra forma para realizar este cálculo é utilizando os valores do planejamento financeiro. Calcule item a item as despesas anuais (considere o cenário no momento do sinistro, além de eventos recorrentes e futuros), faça a correção da inflação no período e multiplique o resultado pela quantidade de anos de proteção que desejar. 

Quer simular seu seguro de vida ideal? Clique aqui!

Quem faz o planejamento financeiro com regularidade, tem a oportunidade de saber sua demanda financeira real e projetar gastos futuros com mais assertividade. 

O segurado pode decidir quem serão seus beneficiários e se receberão o dinheiro de uma só vez ou na forma de benefício mensal. 

 Confira cada detalhe do contrato 

Todas as condições de prestação de serviço de um seguro de vida ideal devem estar detalhadas no contrato ou Apólice, documento oficial para o cumprimento das obrigações de cada parte. Não se pode desprezar nenhum detalhe. Deve estar neste documento:

  • Coberturas indenizadas; 
  • Obrigações da seguradora definida em detalhes; 
  • Valor do capital segurado; 
  • Valor do prêmio; 
  • Forma de pagamento da indenização; 
  • Forma de reajuste do capital segurado e do prêmio; 
  • Carência da apólice, se for o caso; 
  • Inclusão de beneficiários com critérios para pagamento do capital segurado; 
  • Abrangência geográfica das coberturas; 
  • Riscos excluídos; 
  • Disponibilidade de produtos em apólices específicas.
     

Todos esses detalhes devem constar nas condições gerais do seguro

 Informe sua família

 Como o maior desejo de quem tem este seguro é não usar, quase inconscientemente não falamos sobre ele com a família. Porém, quem tem um seguro de vida precisa deixar esta informação clara para a família, todos os documentos e os contatos de acionamento da seguradora disponíveis e acessíveis. 

Em caso de sinistro, o processo de acionamento é simples e no máximo em 30 dias, após envio de toda documentação necessária, o recurso já estará disponível. É importante destacar que o capital segurado não sofre a incidência de Imposto de Renda. 

Os benefícios do seguro de vida 

Com o passo a passo para contratar um  seguro de vida ideal e bem delineado, de acordo com as suas necessidades, , você está pronto para colocar o  plano em ação . Lembre-se que o seguro de vida ideal é uma proteção e um ato de afeto conosco e com aqueles que dependem financeiramente de nós.  

Saber que estamos mais protegidos ou que possibilitamos essa segurança a nossa família é um enorme conforto. Passar por situações de crise com mais tranquilidade e garantia, minimizando os impactos financeiros enquanto cuidamos dos emocionais, é conseguir comportar no orçamento doméstico muito mais que preço, é agregar valor. 

Seguro de Vida online

Contratar um seguro de vida ideal ficou ainda mais fácil, pois o processo pode ser feito todo online!

E nesse evolução e amadurecimento constante do mercado, as empresas se aproximam cada vez mais de seus clientes, facilitando sua experiência com o produto. Na Icatu, você consegue realizar a cotação do seu seguro de vida ideal, customizando suas coberturas. Toda a contratação e assinatura do contrato também são digitais. Acesse aqui e confira! 

Gostou de aprender como fazer um seguro de vida ideal? Que tal ler também: Como calcular o valor do seguro?

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário