Cuidados com a saúde: 5 dicas para ter longevidade!

Por Diana Dantas

Sem dúvida alguma, o brasileiro está vivendo mais se compararmos a expectativa de vida hoje com a de alguns anos atrás. A questão é: será que estamos vivendo com qualidade? Quais os principais cuidados com a saúde que devemos ter para viver mais e melhor?

Ninguém quer envelhecer mal, não é? É por isso que criar o hábito de ter cuidados com a saúde precisa começar agora mesmo, assim, é mais provável que você terá longevidade com qualidade de vida.

Para ajudá-lo nessa tarefa de cuidar da saúde para envelhecer cada vez melhor, listamos abaixo 5 dicas para que você alcance a longevidade com bem-estar e disposição. Confira!

5 principais cuidados com a saúde

Os cuidados com a saúde envolvem, além de cuidar do corpo e do seu estado físico, uma rotina de cuidados também com a sua saúde mental. Lembre-se que corpo e mente deve estar funcionando plenamente para que você aproveite melhor os seus momentos. Então, acompanhe nossas dicas:

1. Faça escolhas saudáveis na dieta

Esse é um tema já muito batido quando se trata de cuidados com a saúde, porém, é uma parte fundamental para ter vitalidade. Devido à sua grande importância, então, é preciso falar sempre mais sobre alimentação saudável.

A questão é que, por mais que a gente saiba que existem certos alimentos que devemos comer só de vez em quando, muitas vezes não conseguimos, não é mesmo?

Vamos supor que você deseja eliminar o refrigerante da sua alimentação. Algumas pessoas conseguem fazer isso com mais facilidade que outras, por isso existem caminhos alternativos e que te permitem ir aos poucos. 

Sabemos que, nesse caso, o grande problema do refrigerante é a grande quantidade de açúcar. Uma boa alternativa, então, é procurar reduzir a quantidade de dias da semana que você faz uso dela, ou, inclusive, tomar apenas nos fins de semana.

Essa mesma lógica pode ser utilizada para outros alimentos. Não é necessário tirar por completo da sua rotina, apenas buscar uma reeducação alimentar e evitar exageros. 

2. Evite hábitos ruins

Além da alimentação, existem outros atitudes que podem ser bastante nocivas e que precisam ser deixadas de lado, pois não combinam com cuidados com a saúde.

Quando falamos de hábitos ruins, é comum pensarmos sobre cigarro ou  bebida, o que de fato é real. O cigarro, segundo uma pesquisa, é o responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e 25% das mortes por doenças vasculares, entre elas o AVC.

Ainda, o álcool em excesso pode causar hepatites, pancreatites, neuropatia periférica, problemas vasculares e danos cerebrais, especialmente na memória.

Porém, hábitos ruins podem ir para além desses citados. Pensar negativamente o tempo todo, estresse excessivo, rodear-se de pessoas ruins, por exemplo, também podem ser hábitos que não combinam com cuidados com a saúde.

3. Seja resiliente

A resiliência é a capacidade que todos nós temos de resolver problemas e nos recompor. Muitas pessoas ainda não conseguiram desenvolvê-la, mas com um pouco de esforço é possível reprogramar o cérebro para pensar de forma positiva. Essa atitude é essencial para desenvolver bons cuidados com a saúde.

Quando você se depara com um problema, você simplesmente fica chateado e começa a reclamar ou você busca pensar calmamente em como pode resolvê-lo? Ser resiliente é focar na resolução do problema, mesmo que sejam em coisas simples que acontecem no nosso dia a dia. 

Basta fazer com que o seu cérebro entenda que sempre há uma solução para os contratempos. Com o passar do tempo, isso se tornará um hábito e será cada vez mais fácil ser resiliente.

4. Procure dormir bem

Já percebeu como um boa noite de sono pode fazer a diferença? Já existem estudos que confirmam que a melatonina, o hormônio do sono, pode ajudar a prevenir o alzheimer. Além disso, dormir algumas horas depois do almoço pode ser excelente para os hipertensos, pois ajuda a reduzir a pressão arterial.

Se você é daquelas pessoas que querem dormir melhor mas não conseguem, não se preocupe. É possível fazer tratamentos que colaborem para você consiga aproveitar mais suas noites.

Antes disso, você pode tentar remover hábitos que o impedem de ter uma boa noite de sono, como por exemplo, usar o smartphone ou manter a TV ligada antes de dormir. Dessa forma, busque criar uma rotina de sono que esteja aliada a outros procedimentos de cuidados com a saúde e, assim, você com certeza dormirá melhor.

5. Faça exercícios

Seguir algumas dessas dicas de cuidados com a saúde pode fazer com que você mude seus hábitos e aproveite muito mais a sua vida.

Segundo um estudo, o sedentarismo pode matar tanto quanto o tabagismo. Não realizar, pelo menos, 150 minutos de exercícios por semana estava relacionado, em 2008, a mais de 5 milhões de mortes. Portanto, o melhor a fazer é evitar o sedentarismo e exercitar-se!

Dicas bônus

Aqui vão algumas dicas bônus para você que acompanhou o artigo até aqui. Acompanhe!

Exercite seu cérebro

Muitas vezes, fazemos tudo no automático, não é mesmo? Mastigamos de um mesmo lado, escrevemos com a mesma mão e tomamos decisões pensando sempre pelos mesmos caminhos.

Para exercitar seu cérebro e fazer com que ele não se torne preguiçoso, busque mudar a ordem das ações que você pratica diariamente:

  • Ao invés de digitar, escreva a mão;
  • Faça contas no papel e evite a calculadora;
  • Tente usar mais vezes a mão esquerda (se você for destro);
  • Procure fazer caminhos que você não está acostumado para ir até o trabalho;

Todas essas ações são exemplos do que você pode fazer para mudar alguns hábitos, fazendo com que seu cérebro fique mais ativo.

Pense no seu futuro, mas aproveite o presente

Muitas vezes, nós vivemos pensando somente no futuro e esquecemos de aproveitar o presente, já que estamos sempre cheios de preocupações. Para ter bons cuidados com a saúde,  você deve evitar isso.

Para que você não passe o tempo todo pensando no futuro e nas preocupações que ele traz, busque tomar algumas medidas para evitar tantas aflições com os dias que estão por vir. Uma dessas ações é a contratação de um seguro de vida.

Saiba que para você aproveitar mais a sua vida, existem muitas pessoas que estão aqui para resguardar sua saúde, seu bem-estar e fazer com que você se sinta mais seguro todos os dias, evitando sofrimentos antecipados.

Que tal tomar essa decisão por você e por sua família?

Publicado por Diana Dantas

Formada pela PUC-Rio, Diana Dantas passou por diferentes redações, como O Estado de S. Paulo, Agora SP (Grupo Folha) e Brasil Econômico (Grupo Ejesa). Nesse período, trabalhou nas editorias de Educação, Cidades, Cultura e Economia. Desde de 2017, escreve para Icatu sobre seguros e planejamento financeiro.

Deixe seu comentário