Pesquisar
Close this search box.

Tempos de crise: como se proteger financeiramente?

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Em tempos de crise econômica, sempre cercado de incertezas e tensão, é essencial que cada indivíduo se organize financeiramente e esteja preparado para possíveis imprevistos, garantindo sua segurança financeira.

Para pessoas que se importam com suas finanças, dicas financeiras são sempre sempre valiosas e podem proteger em meio a tempos de crise.

Com isso, chamamos o especialista em educação financeira Diogo Robaina, graduado em matemática e mestre e doutor em computação pela UFF (universidade Federal Fluminense) para ensinar algumas dicas financeiras valiosas durante tempos de crise.

Atualmente, Diogo é professor na Casa do Saber, na Fundação Getulio Vargas (FGV), na Escola Superior de Propaganda e Marketing e no Centro Universitário La Salle.

Quer conhecer as principais dicas de nosso especialista para tempos de crise? Acompanhe!

Principais dicas financeiras para tempos de crise!

Homem tentando entender como lidar com tempos de crise.

Um bom planejamento financeiro é essencial para superar tempos de crise!

Nosso especialista separou as principais dicas para se planejar financeiramente durante tempos de crise.

Análise marginal

Segundo o professor, um conceito importante é o de análise marginal. Em outras palavras, só tomar uma decisão de compra quando os benefícios adicionais forem maiores que os custos adicionais. 

Para o nosso especialista, quando não nos baseamos nessa análise, caímos em uma das chamadas  “três possibilidades”. A primeira é o “depende”, o que nos expõe a riscos. As outras são “sem análise a priori”, que é feita com base em emoção e vontade e “quando cabe no bolso”, que possui métrica, mas ainda sim se mantém arriscado.

Entre suas principais recomendações, Robaina afirma que “Precisamos tomar decisões assertivas com foco na análise marginal”, utilizando o dinheiro da maneira mais eficiente durante tempos de crise.

Tenha objetivo

Nesse âmbito, é fundamental traçar objetivos de curto, médio, longo e muito longo prazos. “Até os de prazo curtíssimo, como o programa do fim de semana, são importantes. Se você não definiu o que vai fazer no sábado ou no domingo, acaba pedindo comida fora ou vai no supermercado e compra um supérfluo”, lembra ele. 

Para o especialista, todo orçamento financeiro deve incluir alternativas de ações, os famosos planos B e C para o caso de imprevistos, como aconteceu durante a inesperada pandemia.

É preciso também criar indicadores. Um deles é fazer a sua decisão de compra com base nas horas trabalhadas. Por exemplo: você sabe quanto tempo tem que empenhar para pagar um jantar ou o novo celular? Para isso é importante saber quanto você recebe por hora. 

Uma dica financeira que pode auxiliar é dividir o salário líquido por 200, que seriam as horas mensais trabalhadas. “Em vez de pensar em reais, pense em horas trabalhadas”, diz ele. Esse mesmo raciocínio podemos aplicar para planejar a aposentadoria: “Se eu quero me aposentar, vou guardar 10, 30 horas de trabalho ao mês”, exemplifica ele. 

Oportunidade na crise: renegocie as dívidas

Entre as dicas para tempos de crise está o refinanciamento de bens. Quem sabe não é melhor trocar o carro por um modelo mais econômico e passar para a frente o financiamento? 

Nessa linha entra também a renegociação de contratos de outras despesas, como  aluguel, plano de saúde, entre outros.Dá muito trabalho. Mas vale a pena. As empresas não vão querer perder o cliente”, afirma Diogo. 

Segundo o especialista, uma pesquisa mostra que entre as famílias brasileiras, 67,1% estão endividadas, 25,4% estão inadimplentes e 11,6% não têm condições de pagar suas dívidas. 

Para cuidar do orçamento, uma planilha de controle é fundamental. “As ferramentas eletrônicas permitem a você ter um histórico, o que permite verificar, por exemplo, o gasto de luz nos meses anteriores e fazer comparações”.

O orçamento deve ser dividido por centros de custo: Alimentação, Moradia, Educação, Serviços financeiros, Saúde, Lazer, Animais, Pessoais, Diversos, Investimentos, etc.

E, para o sucesso do projeto, todos que dependem da sua renda devem saber das metas, dos indicadores e estar comprometidos. As responsabilidades também devem ser divididas: “As pessoas precisam entender o papel delas no orçamento. Se você coloca uma pessoa responsável pela luz, outra pela água, ficará impressionado com os resultados”. 

Previdência privada

Para que esperar tempos de crise para dar início ao seu planejamento financeiro e realizar investimentos? Com um plano de previdência privada, você pode proteger seu futuro a médio e longo prazo, garantindo uma verba extra quando se aposentar ou recebendo um dinheiro emergencial durante uma possível crise financeira.

Os planos de Previdência Privada possuem o objetivo de complementar a aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, ao se aposentar, você possui um dinheiro extra para auxiliar nas despesas do dia a dia.  

Mas, além disso, caso precise utilizar o dinheiro em uma situação emergencial como em tempos de crise, você pode resgatar sua previdência privada a qualquer momento, entrando em contato com sua seguradora para realizar esse processo. 

Quer conhecer mais dicas financeiras para lidar com tempos de crise?  Nosso especialista, Diogo Robaina, fez uma live em nosso canal do Youtube contando suas principais dicas e truques para sua saúde financeira.

Entre os principais assuntos, Robaina falou sobre juros, cartão de crédito, cheque especial e empréstimo, com dicas valiosas para organizar o orçamento pessoal. Acesse, gratuitamente, o conteúdo completo da live com o professor, evento realizado pela nossa parceria com a Casa do Saber. São apenas 60 minutos com informações valiosas que podem ajudar você a mudar sua atitude financeira para o resto da vida. Assista aqui:

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading