Pesquisar
Close this search box.
Mulher concentrada estudando

Idade para se aposentar: existe uma ideal? Confira!

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

Você sabia que 13% da população mundial é considerada idosa? Isso significa que mais de 962 milhões de pessoas no mundo têm 60 anos ou mais. Essa é uma boa notícia, pois significa que estamos vivendo mais. Contudo, muita gente se preocupa com os aspectos futuros, como a idade mínima para aposentadoria, pois nem todo mundo quer continuar trabalhando na melhor idade.

No Brasil, a maioria das pessoas se aposenta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa é a aposentadoria oferecida pelo Estado. No entanto, outras pessoas escolhem o apoio de uma previdência privada. Há quem tenha as duas, com a versão privada complementando a do INSS.

No caso da aposentadoria pelo INSS, o segurado precisará aguardar um tempo para ter acesso ao benefício. Que entender melhor? Continue lendo!

Idade mínima para se aposentar: como saber se é o momento certo?

Existe uma diferença entre se aposentar e desejar parar de trabalhar — e é importante pensar sobre isso. Se você está pensando na aposentadoria porque detesta o seu emprego, por exemplo, vale a pena refletir se não é melhor procurar outra atividade.

Então, para saber o melhor momento para se aposentar, o ideal é fazer um planejamento previdenciário. Trata-se de um levantamento do seu histórico profissional, incluindo análise da sua idade, tempo de serviço, tipos de atividades exercidas, valores das contribuições, documentações e particularidades da sua categoria profissional.

O objetivo aqui é evitar perdas, seja ela de tempo, seja de dinheiro. Afinal, depois de contribuir por toda a vida, quem vai querer receber menos do que tem direito? Ninguém, claro. Mas por falta de conhecimento, pode acontecer.

Assim, um bom planejamento previdenciário antecipa eventuais problemas com documentação e traz um estudo de cenários, apontando os prós e contras para sua decisão. Desse modo, você poderá definir uma idade para se aposentar.

Como funciona a aposentadoria do INSS?

A aposentadoria do INSS, como qualquer outra aposentadoria administrada pelo Estado, considera a expectativa de vida do cidadão para definir a idade mínima para aposentar.

Como os brasileiros estão vivendo mais, essa idade aumentou. A mudança foi feita na última reforma da previdência, em 2019. Hoje, a idade mínima para aposentadoria pelo INSS é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

No entanto, essa idade pode ser alterada dependendo do tempo de contribuição da pessoa e de quanto faltava para se aposentar em 2019, ano em que as regras mudaram pela última vez.

O tipo de trabalho realizado também pode influenciar nessa conta, como trabalhos considerados perigosos ou que trazem riscos à saúde do trabalhador. Vamos entender cada um desses casos agora.

Aposentadoria por idade

Para se aposentar por idade pelo INSS, hoje, é preciso ter 65 anos (homens) ou 62 anos (mulheres), com os seguintes tempos de contribuição: 20 anos (homem) e 15 anos (mulher).

Principais mudanças com a reforma: tempo de contribuição para homens (+ cinco anos) e a idade mínima para mulheres (+ dois anos).

Aposentadoria especial

Trata-se de uma aposentadoria voltada para quem trabalhou em condições perigosas, como usando agentes nocivos, por exemplo. Antes de 2019, não havia idade mínima para se aposentar por ela.

Agora, a idade mínima para se aposentar nesse caso varia de 55 a 60 anos, de acordo com o grau de periculosidade do trabalho desempenhado. O tempo de contribuição varia de 15 a 25 anos. Essas regras valem tanto para homens quanto para mulheres.

Confira mais sobre aposentadoria especial

Aposentadoria por tempo de contribuição

Antigamente, quem contribuísse com o INSS por 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) poderia solicitar a aposentadoria. O salário pago seria a média dos 80% maiores salários que a pessoa teve. Nesse caso, não havia idade mínima para se aposentar. Em 2019, essa modalidade de aposentadoria deixou de existir.

Contudo, como muitas pessoas já haviam contribuído por anos, pensando nesse modelo de aposentadoria, o INSS passou a oferecer algumas opções em um modelo de transição.

Regras de transição

Regra por tempo de contribuição ou Idade Mínima

Nessa regra, o INSS exige uma idade mínima para que a pessoa se aposente. Para os homens, essa idade é de 62 anos e seis meses, com 35 anos de contribuição ao INSS.

Para as mulheres, a idade mínima é de 57 anos e seis meses, com 30 anos de contribuição.

Perceba que nesses dois casos, mesmo a pessoa tendo contribuído por mais de 30 anos, é exigida uma idade mínima para aposentadoria, o que não ocorria antes de 2019.

Regra dos Pontos

Essa regra funciona da seguinte maneira: para se aposentar, o segurado deverá atingir uma pontuação mínima. Em 2022, a pontuação mínima é de 99 pontos para homens e 89 pontos para mulheres.

Os pontos são calculados assim: tempo de contribuição + idade mínima para aposentadoria. Para os homens, o tempo de contribuição é de 35 anos e a idade mínima é de 62 anos e meio.

Para as mulheres, o tempo de contribuição é de 30 anos e a idade mínima é de 57 anos e meio.

Se você tiver a idade necessária e o tempo de contribuição obrigatório, basta somar idade + tempo de contribuição para verificar se você atinge a pontuação mínima.

Leia também: Como funciona a aposentadoria por pontos

Regra do Pedágio de 50%

Se faltavam apenas dois anos para se aposentar em 2019 por tempo de contribuição, você tem direito à aposentadoria sem precisar atingir a idade mínima, desde que pague um pedágio de 50% trabalhando por mais seis meses.

No entanto, sobre essa aposentadoria se aplica o fator previdenciário, que é um cálculo que considera o tempo de contribuição, a idade ao se aposentar e a expectativa de vida do brasileiro. Esse cálculo pode fazer com que o valor da aposentadoria seja menor do que você esperava.

Qual a importância em planejar a aposentadoria?

A falta de planejamento pode fazer com que você se aposente com um valor menor do que ganhava trabalhando ou demore mais tempo para se aposentar do que gostaria. Por isso, é importante planejar a aposentadoria, seja contribuindo para o INSS, seja contratando uma previdência privada.

Além da previdência privada, você pode se planejar para o futuro de outras formas. Opções como títulos de capitalização podem ajudá-lo a economizar e criar uma reserva. Já a contratação de um seguro de vida é uma boa ideia para o caso de imprevistos.

Previdência privada: como funciona?

Quer saber como funciona a previdência privada? É simples: nesse tipo de investimento, a pessoa investe seu dinheiro em um plano de previdência. Essa reserva fica vinculada a um fundo previdenciário que conta com gestão profissional. A Icatu, por exemplo, oferece diversas opções de fundos e gestores, e o cliente pode escolher aquela que atende às suas necessidades.

Não existe idade mínima para a previdência privada e a pessoa pode escolher se receberá um valor mensal ou se receberá todo valor investido de uma vez. Além disso, ela é um importante complemento à aposentadoria do INSS, principalmente porque o valor pago pelo governo costuma ser menor do que o salário que a pessoa recebia antes de parar de trabalhar.

As empresas que trabalham com previdência privada são fiscalizadas pela SUSEP, um órgão especial do Governo. Sendo assim, é uma operação bastante segura.

Mais do que entender qual é a idade mínima para aposentadoria, é importante definir como será esse período da sua vida. Deixar tudo nas mãos do INSS pode não ser uma boa ideia, pois, como vimos, as regras mudam.

Por isso, comece a planejar o seu futuro desde já. Faça uma simulação e encontre o plano de previdência privada perfeito para você!

Planos administrados por Icatu Seguros S.A, CNPJ/MF nº 42.283.770/0001-39. A aprovação dos planos pela SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. O proponente tem a possibilidade de opção ou não pelo critério de tributação por alíquotas decrescentes.

SAC: 0800 286 0110. Ouvidoria Icatu Seguros: 0800 286 0047.

5/5 - (1 vote) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading