Título de Capitalização ou seguro fiança são duas formas usadas para garantir o pagamento do aluguel se o inquilino não conseguir quitar o valor.
Cada uma tem suas regras, custos e vantagens e entender essas diferenças ajuda a escolher a opção certa.
Como funciona o seguro fiança?
O seguro fiança é uma das opções que o mercado disponibiliza para a garantia de um contrato. Nesse caso, o locatário pode contratar um seguro fiança para assegurar somente os valores referentes ao aluguel, condomínio e taxas devidas ao locador — limitado ao valor da importância segurada.
Assim, ele paga um valor mensalmente, que pode variar conforme o tipo de imóvel em questão, análise dos dados cadastrais, entre outros fatores, para garantir a negociação.
Se houver alguma quebra de contrato, esse valor é usado para ressarcir o locador, a partir da entrega de uma série de documentações.
Como funciona o Título de Capitalização para garantia de aluguel?
Por sua vez, o Título de Capitalização como garantia de aluguel funciona da seguinte forma: o locatário compra o Título no valor acordado entre as partes, e ele fica vinculado ao contrato de locação, como uma garantia para o proprietário em caso de inadimplência relacionada ao aluguel, condomínio, contas básicas ou danos ao imóvel.
Os diferenciais, nesse caso, são que esse tipo de cobertura atende tanto o locador quanto o locatário, e o contratante participa de sorteios mensais de prêmios em dinheiro durante a vigência do Título. Ao final do contrato, é possível resgatar o valor pago em apenas dois dias, corrigido pela Taxa Referencial, ou usá-lo para garantir outro contrato de locação — desde que não haja débitos pendentes.
Qual a diferença entre seguro fiança e Título de Capitalização como Instrumento de Garantia?
Algumas diferenças entre o Título de Capitalização para aluguel e o seguro fiança estão relacionadas ao resgate do valor pago após o fim do contrato: no seguro fiança os valores não são recuperados e ele é um custo.
Por outro lado, no Título de Capitalização, você não precisa se preocupar com taxas ou realizar nova contratação a cada renovação do contrato, como acontece no seguro fiança. O pagamento é único e a renovação é automática. Se sair do imóvel, o título vai com você — se nenhuma pendência for identificada na locação.
E por fim, o seguro fiança também necessita de análise de crédito, o que pode ser um desafio, pois é a partir dela que será determinado o valor do seguro, enquanto no Título de Capitalização não há esse tipo de restrição.
Conheça e entenda mais sobre as vantagens do Título de Capitalização como garantia de aluguel para o locatário
Conheça algumas das principais vantagens em aderir aos Títulos de Capitalização como garantia de aluguel para quem está alugando o imóvel.
- O Título de Capitalização para aluguel substitui o fiador: você não depende de um terceiro para firmar o contrato de aluguel e pode assumir a responsabilidade pelo seu imóvel;
- O valor é acordado entre as partes: há flexibilidade na definição do valor do Título de Capitalização, o que não acontece em outras modalidades, como a caução;
- Assistência residencial 24h: você conta com serviços emergenciais, como chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos, entre outros para imóveis residenciais;
- Resgate do Título de Capitalização ao final do contrato: caso não haja pendências, você recebe o valor do Título ao final do contrato de locação;
- Participação de sorteios: você tem direito a participar de sorteios mensais no valor do Título;
- Acionamento do Título de forma rápida: se surgir a necessidade de acionar o Título de Capitalização, o processo é rápido, com resgate, em média, em dois dias úteis;
- Parcelamento: com a Icatu, você pode dividir o valor do Título de Capitalização no cartão de crédito em até 18 vezes.
Vantagens do Título de Capitalização como garantia de aluguel para o proprietário do imóvel
Já falamos das vantagens para quem está alugando, mas e o outro lado? Também tem diversos benefícios.
- Sem burocracia: a contratação é simples, agilizando a negociação e ampliando as possibilidades de locadores dispostos a assinar o contrato — e ainda temos possibilidade de parcelamento em cartão de crédito;
- Contratação única: a contração é feita uma única vez, protegendo locador e locatário durante todo o período de locação;
- Assistência residencial: também é uma vantagem para o locatário, porque ajuda com demandas emergenciais, como chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, conserto de eletrodomésticos.
Qual a vantagem do seguro fiança?
A principal e a possibilidade de pagar o valor do seguro parcelado mensalmente.
A quantia pode variar, porém, ao ser aprovada, ela não é devolvida ao locatário. Se houver a necessidade de realizar uma mudança de imóvel, é preciso realizar o cancelamento e a contratação de um novo seguro.
É vantajoso ter um Título de Capitalização?
Sim, ter um Título de Capitalização como garantia de aluguel pode ser uma escolha vantajosa para quem busca mais praticidade e segurança na hora de alugar um imóvel.
Ele dispensa a necessidade de fiador, tem menos burocracia e ainda permite o resgate do valor pago ao final do contrato, se não houver pendências. Ou seja, o dinheiro volta para você.
Além disso, o locador também fica protegido, já que o título cobre eventuais débitos. É uma solução que funciona bem para quem quer alugar com autonomia, inclusive em situações em que tem o fiador como intermediário.
Na prática, o Título de Capitalização vale a pena porque é como transformar a exigência da locação em uma forma de se organizar financeiramente.
Como faço para contratar um Título de Capitalização como garantia de aluguel?
Contratar um Título de Capitalização como garantia locatícia é simples e pode ser feito em poucos passos. Veja como funciona:
- converse com a imobiliária ou locador para confirmar se aceitam essa modalidade — além do seu corretor de confiança na Icatu Seguros;
- escolha o valor do título, que dá a flexibilidade de ser definida entre as partes;
- separe seus documentos pessoais, como RG e CPF;
- adquira o título com uma seguradora autorizada, como a Icatu Seguros, que oferece suporte completo durante o processo;
- apresente o contrato à imobiliária, com o apoio do seu corretor de seguros vinculado à Icatu Seguros, comprovando o pagamento.
A contratação pode ser feita online e, ao fim do contrato, você pode resgatar o valor corrigido pela TR.
Qual é a garantia mais vantajosa para as imobiliárias?
A garantia mais usada nas locações ainda é o fiador, presente em cerca de 50% dos contratos, segundo o site Jusbrasil. Em seguida, vêm a caução e o seguro fiança, também bastante aceitos pelas imobiliárias.
Mas o Título de Capitalização como garantia locatícia tem ganhado força. De janeiro a maio de 2025, arrecadou mais de R$ 139 bilhões, segundo a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). Esse é um crescimento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2024.
O aumento mostra como entre fiador, Título de Capitalização ou seguro fiança, a capitalização está se tornando uma alternativa sólida e atrativa também para as imobiliárias.
- Quer proteção completa? Nosso Seguro de Vida tem benefícios e vantagens para você.
Conheça o título de capitalização Icatu para garantir seu aluguel
O Icatu Garantia de Aluguel é uma das modalidades do nosso Título de Capitalização que ajuda com praticidade e segurança em alugar o imóvel. Com ele, você tem assistência para o imóvel, contratação facilitada, possibilidade de parcelar no cartão de crédito e ainda resgata o valor pago ao final do contrato — se não houver débitos.
Quer saber mais? Confira abaixo e conheça todos os detalhes:
