homem preocupado na cama

Medo de ficar doente? Veja como você pode amenizar esse sentimento

Índice

O medo de ficar doente é natural, especialmente quando somos bombardeados com informações sobre a saúde. O problema ocorre quando essa fobia toma conta do seu dia a dia e começa a impactar a sua qualidade de vida.

A verdade é que há muitas estratégias que aumentam as chances de uma longevidade segura, sem precisar sofrer com esse medo exagerado. Com as ações certas no cotidiano, é possível fortalecer o corpo e preparar o futuro da melhor maneira.

Entenda o que representa o medo de ficar doente e o que fazer para evitar que ele domine a sua vida.

Qual a diferença entre nosofobia e hipocondria?

Quando pensamos no excesso de preocupação com a saúde e o bem-estar, existem dois quadros que chamam a atenção: a nosofobia e a hipocondria. Embora ambos sejam considerados transtornos ligados ao medo de ficar doente, cada tipo se manifesta de uma forma diferente.

De acordo com o Portal Estado de Minas, a nosofobia se caracteriza pelo medo exagerado de ficar doente no futuro. Quem apresenta essa condição vive preocupado com a possibilidade de contrair uma doença grave, mesmo que esteja saudável no momento. Para se proteger, a pessoa pode evitar lugares públicos ou mesmo o contato com outras pessoas, o que pode gerar ansiedade e isolamento social.

Já a hipocondria tem a ver com o medo de já estar doente. A pessoa hipocondríaca interpreta sinais comuns, como cansaço ou dores leves, como indícios de uma doença grave. Como consequência, ela busca médicos e exames de forma constante, tentando confirmar suas suspeitas, ainda que elas não sejam reais.

Então a diferença entre nosofobia e hipocondria está mais relacionada ao medo principal. No primeiro caso, o medo é de ficar doente no futuro e, no segundo, de estar doente no presente.

Como superar o medo de ficar doente?

O medo de ficar doente é relativamente natural, afinal, todos desejamos nos manter saudáveis. O ponto principal é aprender a lidar melhor com esse sentimento para diminuir sua intensidade e evitar que ele controle a sua vida.

Com a identificação clara dessa sensação e dos pensamentos que levam até ela, é possível mudar a forma de agir e garantir mais controle emocional e bem-estar.

A seguir, veja algumas dicas essenciais que mostram como perder o medo de ficar doente.

Previna-se

A prevenção é uma das formas mais eficazes de diminuir a ansiedade quanto à saúde. Ao adotar hábitos saudáveis e de proteção, você fortalece o corpo e tem uma sensação maior de controle sobre o próprio bem-estar.

Uma das dicas de prevenção é manter uma alimentação equilibrada. Priorize alimentos naturais, como frutas, verduras, proteínas e grãos, e capriche na variedade. Assim, você mantém o corpo nutrido e melhora seu funcionamento.

Também é interessante apostar na prática regular de exercícios físicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda praticar, ao menos, 150 minutos de atividade física por semana. Em média, isso significa praticar exercícios por 30 minutos por dia, melhorando a circulação, aumentando a disposição e evitando o sedentarismo.

Outros hábitos de prevenção incluem dormir bem, manter os níveis de estresse sob controle, vacinar-se adequadamente e fazer check-ups periódicos. Assim, você não elimina todos os riscos de ter alguma doença, mas passa a cuidar ativamente da saúde da melhor maneira possível.

Busque ajuda profissional

Especialista em saúde mental recomenda que, em diversos casos, é necessário procurar apoio profissional para lidar com o medo de ficar doente. Essa ajuda é especialmente necessária quando a fobia de doença foge ao controle e passa a afetar a sua rotina.

Nesse contexto, um psicólogo pode ajudar você a identificar as causas do medo e a lidar melhor com a situação. Há diversos tipos de terapia e, com elas, você pode identificar traumas e rever certas crenças negativas sobre a saúde.

Também vale a pena ter o apoio de um médico de confiança. Ele pode orientar sobre as suas reais condições de saúde e orientar melhor os seus cuidados, de maneira multidisciplinar.

Atente-se aos sinais do seu corpo

Outra forma de cuidar do seu bem-estar sem alarmismo é ficar atento aos sinais do seu corpo. Muitas vezes, nosso organismo dá indícios que não consideramos corretamente, como cansaço excessivo, dores persistentes ou febre.

Ao mesmo tempo, isso não deve servir para causar ansiedade ou fobia. O ideal é observar padrões e mudanças físicas, de forma consciente. 

Se você não dormiu bem e teve uma dor de cabeça, a causa provável é a falta de descanso. Porém, se você passou a ter enxaquecas várias vezes por semana, sem motivo aparente, é interessante buscar um médico para fazer uma avaliação e identificar a causa corretamente.

Com atenção aos sinais que o corpo dá, você consegue manter os cuidados em dia sem excesso de preocupação. Assim, o cuidado fica mais equilibrado.

Coloque a sua saúde em primeiro lugar

Fazer da sua saúde a sua prioridade envolve adotar diversas práticas que oferecem bem-estar e segurança no longo prazo. Para não deixar nada passar, que tal usar uma checklist simples?

  • Crie uma rotina de cuidados básicos. Além de comer bem e se exercitar, é fundamental dormir bem e ter tempo para si todos os dias.
  • Cuide da mente e do corpo. Não negligencie a saúde mental ao pensar apenas no bem-estar físico. Cuide das suas emoções, mantenha os níveis de estresse baixo e pratique atividades relaxantes ou tenha hobbies.
  • Faça exames periodicamente, como aqueles de acompanhamento e conforme a orientação do seu médico. Isso permite identificar diversas alterações de forma precoce.
  • Planeje a sua saúde e prepare-se para ser capaz de realizar consultas e exames médicos, inclusive com especialistas, quando necessário, sem adiamentos.
  • Evite o autodiagnóstico. Fuja da armadilha que é procurar sintomas na internet para tentar se diagnosticar. Em vez disso, busque profissionais de saúde qualificados.

Com essas ações, você consegue construir um estilo de vida mais saudável e equilibrado, priorizando a sua saúde.

Além disso, quando não damos a devida atenção à nossa saúde, não conseguimos trabalhar para garantir nosso próprio sustento e o bem-estar da nossa família.

Ignorar a saúde pode não trazer problemas imediatos, mas, se isso se tornar um hábito, pode chegar um momento em que o corpo não suportará mais.

Confira, no próximo tópico, uma das soluções essenciais para investir no seu bem-estar e garantir mais qualidade de vida.

Como o Seguro de Vida pode ajudar

Além das dicas que apresentamos, existe outra forma de se proteger de maneira completa: com o Seguro de Vida certo para as suas necessidades.

Com essa proteção financeira, você tem cobertura para diversos eventos, inclusive com a possibilidade de receber a indenização em vida, como um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves.

Essa cobertura garante que você receba recursos financeiros caso seja diagnosticado com uma das doenças listadas pela seguradora. Desse modo, fica mais fácil custear tratamentos, internações e medicamentos.

Para entender melhor, considere o caso de Carlos, que tem um Seguro de Vida com cobertura para doenças graves. Se ele for diagnosticado com câncer e a apólice indicar que esse quadro está coberto, ele poderá receber a indenização.

Dependendo do valor recebido, Carlos pode realizar tratamentos experimentais, buscar outros especialistas e até se tratar fora do país, se fizer sentido.

O Seguro de Vida com esse tipo de cobertura também aumenta seu bem-estar, especialmente ao pensar no futuro. Com a indenização recebida, é possível controlar melhor as finanças, o que permite equilibrar o cuidado com a saúde sem deixar de lado o cuidado com o orçamento.

Como mostramos, o medo de ficar doente pode impactar muito a sua qualidade de vida. Porém, com as estratégias certas, é possível transformar essa situação em uma motivação para cuidar ainda melhor da sua saúde. E contar com um Seguro de Vida é uma dessas estratégias: além da indenização em caso de imprevistos, ele também oferece algo menos tangível, mas igualmente valioso, que é a segurança de saber que você está protegido. Isso reduz a ansiedade e o medo, o que, por si só, já contribui para viver com mais leveza e bem-estar.

Quer manter você e sua família segura, inclusive contando com proteção para doenças graves? Conheça o Seguro de Vida da Icatu Seguros.

5/5 - (2 votos) | O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading