Pesquisar
Close this search box.

Não basta chegar aos 100 anos. Tem que chegar bem lá!

Tempo de leitura: 2 minutos

Índice

Todos que desejam alcançar vida longa sabem que é preciso adotar hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física regularmente. Mas, segundo um estudo da Universidade Stanford, na Califórnia, há muitos outros fatores que podem levar a desejada longevidade.

Confira as conclusões dos pesquisadores e prepare-se para viver mais e melhor!

1. Nunca pare de trabalhar

         
Pesquisas que comparam trabalhadores e aposentados da mesma idade mostram que quem parou perdeu qualidade de vida. Obviamente, a rotina de cada um vai interferir. Mas como sabemos que a poltrona é tentadora, fique esperto. Não precisa trabalhar muito, nem todo dia – ache um hobby, um curso, um compromisso regular.

2. Seja cauteloso

Enxergar apenas o lado bom das coisas tem seu lado ruim. Pessoas otimistas tendem a subestimar riscos – um traço de personalidade que pode levar de ultrapassagens ousadas a longas ausências no médico. Além disso, otimismo além da conta deixa você frustrado demais com as dificuldades da vida. Ou seja: com um pouco de preocupação, você vai mais longe.

3. Socializar é a fonte da juventude

Quanto mais velhos, menos saímos de casa. Lute contra isso: a ciência garante que conviver com outros é o gatilho de benefícios físicos e mentais que prolongam a vida.

idoso-cuidador.jpg

4. Beba com moderação 

Quando o assunto é bebida e longevidade, só pensamos no vinho tinto. Porém, vinho branco, cerveja, uísque e outros fermentados e destilados também podem fazer bem. Há um índice menor de doenças cardiovasculares relacionado ao consumo diário de até duas doses – e de apenas uma para mulheres.

5. Exercite o cérebro 

Atividades que exercitam seu cérebro mantêm sua inteligência e prolongam sua lucidez. Opções não faltam: palavras cruzadas, xadrez, videogame, sudoku, qual-é-a-música.

6. Pare de se incomodar com bobagem

Mágoa, rancor, ressentimento. Se cultivados, esses sentimentos ajudam na produção de cortisol, um hormônio que ataca o coração, metabolismo e sistema imunológico. Diversos estudos relacionam uma alta taxa de cortisol a uma morte precoce. Portanto, aprenda a perdoar, relevar, deixar pra lá.

7. Tenha amigos saudáveis

Da mesma maneira que, para ganhar dinheiro, é melhor se cercar de ricos, e para emagrecer convém conviver com magros, para se ter saúde a receita é arranjar uma turma saudável.

8. Prevenir é melhor que remediar

Você vai continuar sendo considerado chato pela maioria dos amigos, mas pesquisas apontam que quem desconfia mais da própria saúde vive mais.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading