Como se planejar para realizar sonhos? Confira 6 dicas!

Por Paula Lopes

O resumo da nossa existência poderia ser um espelho das nossas escolhas, atitudes e realizar sonhos. Esse combo, tão próprio e pessoal, acaba por delimitar os contornos do que entendemos por uma vida boa. 

Um conceito que, por mais distinto que seja para cada um de nós, provavelmente converge em um ponto: ele pode e deve ir além de pagar contas ou quitar dívidas

Quem tem sonhos, tem mais inspiração e motivação para viver a vida com protagonismo e direção. Sonhar é um exercício prazeroso e não custa nada.  

Quando o assunto é realizar sonhos, entretanto, a prosa é completamente outra. Exige definições, foco, planejamento e, muitas vezes, um dinheiro extra

Quer saber como se planejar para realizar seus sonhos? É sobre isso que queremos falar com você hoje. Confira 6 dicas abaixo!   

Afinal, o que fazer para realizar sonhos? 

Se planejar é fundamental para realizar sonhos!

Realizar sonhos é algo que exige de todos nós clareza, foco, esforço e organização. O processo demanda algumas etapas que são simples, porém nem sempre fáceis de realizar. 

Você tem clareza de quais são seus sonhos para a vida? Já estabeleceu um prazo para conquistá-los? Está disposto a fazer o que for necessário para que se concretizem? Essas são algumas reflexões cruciais para que você entre em ação. Vamos às 6 dicas!  

Compreenda quais são os seus sonhos 

O primeiro passo é saber exatamente quais são seus sonhos. Pode parecer elementar, mas nem todo mundo tem facilidade para fazer esse reconhecimento.  

Na verdade, quando planejamos realizar sonhos, a maioria de nós é fortemente influenciado pelos desejos da família, comportamento de amigos e pela massificação de padrões sociais feitos pela mídia. No meio desse bombardeio de influências é necessário muito autoconhecimento e reflexão para se ter clareza de quais são, de fato, nossos sonhos e não o dos outros.  

Invista tempo para refletir, questionar, ponderar. Dê voz às suas vontades, convicções e valores. Seja específico, objetivo e claro no que deseja alcançar. Se deseja estudar, defina o curso, a instituição, o valor do investimento e o tempo que irá se dedicar. Se o sonho for uma viagem, saiba para qual destino, faça um roteiro dos locais que quer visitar, das experiências que deseja ter.  

Esse detalhamento vai ser fundamental para o planejamento e para que você siga motivado e dedicado a realizar sonhos.

Entenda o que você precisa para realizar esses sonhos 

Cada sonho vai exigir um grau de esforço e um conjunto diferente de ações para ser alcançado. Alguns são mais simples e viáveis, outros mais ousados, talvez com demanda de altos investimentos.  

Realizar sonhos não é uma questão de sorte, nem uma conquista do dia para a noite. Você vai precisar se aprofundar e investigar cada ação necessária para atingir esse objetivo. Será preciso mais disciplina? Adquirir novas habilidades? Talvez mais tempo? Dinheiro extra? As ações não são aleatórias. 

Um ponto importante: é possível que você tenha dificuldade de encaixar essas novas demandas na sua velha rotina. Sabe por quê? Porque o que se espera aqui é que você adote novos hábitos. Observe o que será necessário mudar.

Coloque os sonhos no papel 

Quando você coloca tudo aquilo que aspira no papel, você está dando um grande passo para realizar sonhos. As ações que precisam ser cumpridas são materializadas. Isso é mais que uma ação sutil, é uma técnica, uma primeira forma de trazer o que está no mundo das ideias para a realidade

Estabeleça metas 

O desafio agora é transformar cada ação necessária em uma meta mensurável, com prazo para ser cumprida. Lembre-se também de deixar claro os parâmetros financeiros. Se a ação exigir gasto, qual o teto máximo? Se for o caso de uma economia ou investimento, qual o valor necessário? 

Cada meta deve ser bem específica, detalhada, clara e alcançável, porém desafiadora.  

Comece um planejamento 

Se você seguir todas as dicas dadas até agora, já terá avançado muito no seu planejamento para realizar sonhos. Mas como a maioria de nós tem mais de um sonho, é preciso organizá-los por ordem de prioridade. Faça uso de planilhas ou aplicativos de controle de metas que ajudam a acompanhar o progresso das realizações, e em quais locais podemos melhorar. 

Aqui é importante lembrar que esse processo não é linear e é passível de revisões e mudanças de acordo com a etapa e os acontecimentos da vida.  

A pandemia nos traz um exemplo sobre isso. Além de mudar o comportamento de consumo, também dá sinais de alterações em padrões sociais afetando, inclusive, nossos sonhos. 

Uma pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) feita em setembro de 2020, por exemplo, aponta recorde de vendas de bicicletas em julho com aumento de 118% nas vendas comparado com o mesmo período de 2019. 

Tudo indica que ter uma bicicleta deve se consolidar como um novo sonho de consumo. No segmento imobiliário, a tendência é por imóveis com mais espaço (quintal, varandas e escritórios).  

Antes da pandemia, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a lista dos sonhos de consumo dos brasileiros, era dominada por viagens, aquisição de carro e procedimentos estéticos. 

Observe os resultados 

Mesmo que você prefira não usar ferramentas como as sugeridas acima, é importante criar formas organizadas e práticas de monitorar suas metas para realizar sonhos. Esse rastreamento vai permitir diversas avaliações e aprendizados.  

A análise dos dados permite compreender onde somos mais eficientes e onde perdemos o foco. As informações também indicam atrasos, necessidades de novas ações, padrões de autossabotagem. 

O caminho para realizar sonhos é longo e exige perseverança, zelo e vigília. Não é algo que se conduza à margem da vida, exige constante envolvimento e engajamento em todas as atividades e detalhes. 

 

Como uma previdência privada pode te ajudar a realizar sonhos? 

A previdência privada é uma das formas de se acumular capital para uso futuro. E se esse tema ainda não é familiar para você, não tem problema. Continue lendo e saiba como a previdência privada pode ajudar a realizar sonhos.

A previdência privada é um tipo de investimento recomendado para a realização de seus sonhos, principalmente os de médio e longo prazo. Esse investimento é como uma aposentadoria complementar à previdência social, com rentabilidade que varia de acordo com o plano e investimento. A gestão desses fundos é realizada por instituições financeiras, como a Icatu.  Uma excelente opção para acumular capital ao longo dos anos.

A previdência privada pode ser planejada com antecedência e você escolhe o quanto vai contribuir mensalmente, considerando um resgate alvo ao final do período de contribuição. Ou seja, quanto mais cedo começar, melhor!

Mais do que incentivar sonhos, queremos ajudar a realizá-los. Inspire-se, sonhe e comece já seu planejamento. Lembre-se de avaliar a possibilidade de uma previdência privada como investimento. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.   

Quer saber mais sobre as vantagens da previdência? Confira aqui!

Publicado por Paula Lopes

Paula Lopes possui mais de 12 anos de experiência em curadoria e produção de conteúdo, gestão de canais, implantação de plataformas digitais, campanhas de engajamento e eventos motivacionais para o público interno de empresas de diferentes segmentos e portes.

Deixe seu comentário