Pesquisar
Close this search box.
Profissional liberal olhando para o céu

O que é profissional liberal: saiba tudo sobre o assunto

Tempo de leitura: 4 minutos

Índice

Você precisa de um Plano de Previdência? Confira no vídeo abaixo:

A carreira é uma parte relevante das nossas vidas, por isso, é importante estar feliz no ambiente de trabalho. Não por acaso, alguns trabalhadores que buscam mais liberdade decidem se tornar profissionais liberais. 

Mas você sabe o que é profissional liberal? Muita gente confunde “profissional liberal” com “profissional autônomo”. Embora ambos estejam fora da ideia padrão de trabalho, em que o funcionário precisa bater ponto e prestar contas a um chefe, essas categorias não tratam das mesmas atividades.

Para ajudar você a entender tudo sobre o assunto, criamos este conteúdo. Continue lendo e confira!

O que é profissional liberal?

Profissional liberal é uma pessoa que tem formação superior ou técnica e decide trabalhar por conta própria, atuando em sua área. Um médico que abre um consultório para atender seus pacientes, por exemplo.

O mesmo vale para outras profissões, como advogados, contadores, fisioterapeutas, psicólogos, engenheiros, nutricionistas etc. Todas essas profissões têm conselhos que as fiscalizam e representam.

Se o profissional não atender às exigências do seu conselho, ele pode ser impedido de exercer a profissão. Isso ajuda a garantir que essas pessoas trabalham seguindo um padrão ético.

Já os profissionais autônomos não têm a obrigação de responder a um conselho profissional, embora existam sindicatos que representem as suas categorias.

Dependendo da atividade exercida, não é necessário formação universitária ou técnica. Isso dependerá de cada profissão.

Essa categoria abriga várias possibilidades de empreender. Por isso, muitos autônomos se regularizam criando um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), podendo, inclusive, emitir notas fiscais.

Por sua vez, um profissional liberal não pode ser MEI. Ele deve emitir nota fiscal como pessoa física, por meio de um registro no Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM), ou abrir uma empresa.

Profissional liberal: quais são os impostos?

O profissional liberal deve pagar os mesmos impostos que os trabalhadores autônomos, como o Imposto Sobre Serviço (ISS), o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), caso tenha empresa.

Além disso, geralmente é preciso pagar uma taxa anual ao respectivo conselho profissional.

Vantagens em ser um profissional liberal

A primeira vantagem de ser um profissional liberal é a liberdade de atuação. O advogado pode escolher em quais casos quer trabalhar, o fisioterapeuta decide qual será a sua linha de tratamento e assim por diante.

Quando esses profissionais trabalham para uma empresa, eles precisam se adequar às normas de quem os contratou.

Confira outros benefícios de ser um profissional liberal, a seguir.

Renda proporcional à produtividade

O salário pago por uma empresa obedecerá a um teto. Ainda que existam bônus e gratificações, eles também serão limitados.

Já o profissional liberal ganha de acordo com a sua produtividade e o sucesso do seu negócio. Isso é um bom estímulo para se dedicar mais à sua carreira.

Não ter chefe

Nem sempre a relação entre funcionário e a chefia é boa. Um profissional liberal não lida com esse tipo de situação, pois é seu próprio chefe.

Liberdade para administrar o tempo

Em uma empresa, o colaborador precisa respeitar uma carga horária, até porque o número de horas trabalhadas é considerado no cálculo do seu salário.

Isso não ocorre na rotina de um profissional liberal, que tem flexibilidade para programar a sua agenda de trabalho e momentos livres como preferir.

Desvantagens em ser um profissional liberal

A principal desvantagem em ser um profissional liberal é que nem sempre se tem uma renda fixa. Essa oscilação pode ser bem ruim, especialmente para quem não tem uma reserva financeira.

Pensando em longo prazo, o profissional liberal também não pode contar com a aposentadoria do Estado, a menos que contribua “por fora”. Além disso, mesmo com a possibilidade de contribuição com o INSS, em muitos casos a aposentadoria não é suficiente para manter o padrão de vida da pessoa.

Por isso, escolher um Fundo de Previdência pode ser interessante para ter um futuro mais tranquilo.

Também podemos destacar a necessidade de saber administrar uma empresa, pois será preciso dominar conceitos financeiros, como fluxo de caixa, faturamento, pró-labore, entre outros.

Como ser profissional liberal também significa ser empresário, pode ser necessário estudar temas ligados à Administração de Empresas.

Como a Previdência Privada pode ajudar um profissional liberal?

Agora que você já sabe o que é profissional liberal, está na hora de entender as possibilidades que eles têm para se aposentar.

Bem, antes, precisamos explicar o que é Previdência Privada. Trata-se de um tipo de investimento para objetivos de médio a longo prazo. Dessa forma, o investidor realiza contribuições no plano contratado, e o dinheiro aplicado vai render ao longo do tempo que durar a aplicação.

Ou seja, é um fundo de investimento que tem como propósito o crescimento do valor investido e a acumulação para garantir uma renda futura.

Mas por que investir em uma Previdência Privada? Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 21% dos aposentados brasileiros seguiam trabalhando. Quase a metade dos que trabalhavam precisavam complementar a renda (47%).

Pensar no futuro é fundamental para todas as pessoas. Contudo, os profissionais liberais estão em uma situação mais delicada, pois eles não têm nenhuma proteção estatal.

Um profissional autônomo MEI, por exemplo, poderá recorrer à aposentadoria do INSS, além de ter benefícios, como a licença-maternidade e o auxílio-doença.

Já um profissional liberal que não contratou um plano de Previdência Privada poderá ficar desprotegido quando precisar parar de trabalhar.

Pensando em todos esses pontos, é possível dizer que a Previdência Privada vale a pena, pois é uma forma simples e segura de planejar o futuro. Você consegue entender hoje quanto receberá em alguns anos, planejando a sua vida com mais tranquilidade.

Qual é a melhor Previdência Privada para profissionais liberais?

Agora, você pode estar se perguntando: qual é a melhor Previdência Privada para um profissional liberal? Para responder a essa pergunta, é preciso considerar alguns aspectos.

Primeiramente, é essencial buscar empresas que sejam referência no mercado, como é o caso da Icatu, que tem mais de 30 anos de atuação.

Depois, você deve entender as diferenças entre os planos disponíveis: PGBL e VGBL. Uma das principais distinções entre eles está na tributação. No VGBL, apenas o rendimento do valor investido é tributado.

Já no PGBL, a tributação ocorre sobre todo o valor investido. Porém, esse valor é abatido do seu Imposto de Renda — respeitando o teto máximo de 12% da sua renda bruta anual.

Assimilando isso, você será capaz de escolher a opção que oferece a melhor vantagem tributável para as suas finanças.

Além disso, outro ponto que precisa ser avaliado é qual é o rendimento da Previdência Privada, ponto que varia de acordo com a estratégia adotada pela gestora de investimento do fundo.

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading