Qual a melhor Previdência Privada? Descubra já! | Blog Icatu Seguros

Qual a melhor Previdência Privada? Descubra já!

Por André Iunes

Assim como pensar no presente é algo muito importante, olhar com carinho para o futuro deve, também, fazer parte dos seus planos. 

Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE de 2019, a expectativa de vida do brasileiro alcançou 76,3 anos. Isso significa que, se colocarmos na ponta do lápis, desde a década de 1940, a população ganhou, em média, 30,8 anos a mais de vida.  

E o que isso significa? Significa que mais anos bem vividos requerem planejamento. E se você deseja um futuro mais tranquilo, com fonte de renda que lhe traga qualidade de vida, é preciso pensar em sua aposentadoria, ainda mais se levarmos em conta as indefinições acerca da reforma da previdência social. 

Nesse caso, um bom caminho é escolher a melhor previdência privada para dar início ao seu futuro! 

Mas, afinal, qual é a melhor previdência privada? A seguir, vamos mostrar algumas opções e suas principais características. Acompanhe!

Qual a melhor previdência privada para o meu perfil? 

Primeiramente, para escolher a melhor previdência privada para o seu perfil de investidor, é preciso conhecer as duas modalidades mais comuns oferecidas no mercado de previdência para pessoas físicas e jurídicas. 

São elas: o Plano Gerador de Benefício Livre, também conhecido como PGBL, e Vida Gerador de Benefício Livre, ou VGBL

Mas, antes de explicar cada uma delas abordando suas diferenças, é essencial tocar em um ponto bem importante: a escolha da seguradora, afinal, serão anos e anos investindo seu dinheiro até chegar a tão sonhada aposentadoria.  

Vamos lá! Para saber qual a melhor previdência privada, verifique inicialmente se a seguradora, ou entidade financeira, é credenciada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão ligado ao Ministério da Fazenda

Além disso, ela deve ser regulada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados. 

Enquanto busca investir o seu dinheiro na melhor previdência privada, em linha com os seus objetivos pessoais e perfil, é altamente recomendado contratar uma instituição que conte com uma assessoria de investimento capacitada. 

Nesse caso, para escolher uma previdência privada, a expertise conta muitos pontos a favor. Faça também uma pesquisa para saber se a empresa tem boa imagem no mercado e leve em conta sua reputação.  

Na Icatu, por exemplo, é possível ter diferentes opções de rentabilidade na previdência privada, e isso vai de acordo com cada perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado e agressivo

Como funciona a previdência privada?   

Escolher a melhor previdência privada é essencial para você e seu futuro!

Investir na previdência é simples, mas exige atenção! Ao continuar o processo para escolher a melhor previdência privada, é preciso estipular quanto dinheiro você poderá poupar e por quanto tempo. Sua contribuição pode ser feita por meio de débito em conta,boleto bancário ou, nos casos de planos empresariais, desconto em folha. 

Uma questão interessante é que com uma previdência privada há a liberdade de investir o quanto quiser, seja com aportes mensais ou de uma única vez, funcionando como uma espécie de poupança. Além disso, é possível ter a flexibilidade de mudar o valor investido, realizar contribuições extras, ou suspendê-las quando achar necessário. 

Outra vantagem a que se deve estar atento é que a sua rentabilidade ocorre sobre o valor total da aplicação, uma vez que o imposto de renda somente é descontado no momento do resgate, ou na hora do pagamento da aposentadoria. 

Mais um ponto a favor é o fato de a previdência privada não entrar em inventário, tornando, assim, mais fácil o processo de sucessão patrimonial

Quais são os tipos de previdência privada?  

Para decidir qual a melhor previdência privada, é preciso entender que esse investimento pode ser escolhido entre duas modalidades diferentes,  sendo a modalidade aberta ou modalidade fechada

De forma resumida, as previdências fechadas consistem nos fundos de pensão, que são planos contratados especificamente por uma empresa, ou associação, para seus funcionários, ou associados. Por ser um plano coletivo, a taxa de administração passa a ser mais baixa. 

Já a previdência aberta é oferecida por bancos, entidades, ou seguradoras, e é dirigida a pessoas físicas, ou jurídicas. Se lembra das modalidades PGBL e VGBL que citamos no começo do nosso artigo? Então, elas fazem parte da previdência aberta e são essenciais para entender qual a melhor previdência privada. Vamos entender cada uma delas:

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) 

Antes de optar por esse tipo de plano, é preciso saber se você declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, já que um dos benefícios do PGBL é, justamente, a desoneração fiscal. Nesse caso, o contribuinte tem direito a uma dedução fiscal de até 12% da renda tributável. 

Vida Gerador de Benefício (VGBL)

No que diz respeito ao VGBL, o imposto do resgate é cobrado somente sobre o rendimento, e não em relação ao total acumulado. Sendo assim, esse plano é mais indicado aos declarantes do formulário simples do Imposto de Renda, não oferecendo, dessa forma, dedução. 

 
Qual a importância da previdência privada?  

Conhecer os tipos de previdência é essencial para escolher a melhor previdência privada!

De forma geral, a melhor previdência privada terá como objetivo acumular recursos para gerar renda, seja após determinado período ou quando o beneficiário atingir certa idade. É uma boa opção também para quem decide ter renda extra à recebida pelo INSS, por exemplo, atuando como uma previdência complementar.  

Como é possível fazer o resgate na hora que quiser, a previdência privada pode ter outras aplicações, como ajudar a transformar planos de longo prazo em realidade, quitar prestações de um imóvel, ou construir uma reserva para a faculdade dos filhos!  

Gostou desse artigo sobre a melhor previdência privada? Aproveite e descubra como a previdência privada pode ajudar os profissionais liberais!

Publicado por André Iunes

André Philippe Iunes é jornalista, especializado em marketing de conteúdo e digital, com mais de 20 anos de experiência. Já atuou em importantes veículos, como os jornais O Globo e Extra, além do portal Globo Cidadania, onde produziu conteúdo para os sites Globo Ciência, Globo Ecologia e Globo Universidade. Trabalhou como diretor de redação da revista Webdesign e editor executivo da revista Áudio, Música & Tecnologia, com várias coberturas internacionais. No mundo corporativo, desenvolve projetos para grandes empresas envolvendo estratégia de conteúdo digital.

Deixe seu comentário