Pesquisar
Close this search box.
rendimento da previdencia privada

Qual é o rendimento da Previdência Privada?

Tempo de leitura: 5 minutos

Índice

A Previdência Privada é uma grande ferramenta para garantir a segurança financeira do futuro. Esse tipo de investimento tem dois momentos importantes: o de acumulação e o de resgate.

No momento de acumulação, a pessoa aplica valores que serão geridos pela gestora de investimentos. Essa empresa é responsável por realizar os investimentos do fundo que estão atrelados ao plano de Previdência escolhido. Esse dinheiro será investido para que se multiplique ou, em cenários econômicos mais conturbados, preserve seu poder de compra.

E é nessa etapa que muita gente tem dúvidas do tipo: como a gestora escolhe os investimentos? Há alguma regra predefinida? Posso opinar sobre essas aplicações?

Para te ajudar a entender esses detalhes e como funciona o rendimento da Previdência Privada, criamos este conteúdo. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

O que é Previdência Privada?

Vamos começar do básico, tudo bem? A Previdência Privada, também chamada de “previdência complementar”, é um investimento financeiro pensado para atender objetivos de médio e longo prazo.

O mais comum deles é oferecer uma renda ao contratante durante a sua aposentadoria. Contudo, ela vai além disso. Com o capital acumulado, a pessoa pode comprar um imóvel, fazer uma viagem, entre outras conquistas.

Na Previdência Privada, o indivíduo tem liberdade para decidir quanto vai aplicar mensalmente e por quanto tempo. Com base nessas informações, é possível prever o valor que ele receberá no futuro.

Quanto mais a pessoa investir, mais ela receberá, pois esse capital será beneficiado pela ação dos juros compostos. Além disso, nunca é tarde para começar a investir na Previdência Privada, mas, quanto antes começar, melhor!

Agora que você entendeu o que é Previdência Privada, vamos falar sobre os fundos.

Como funcionam os fundos de Previdência?

Basicamente, um fundo de Previdência Privada é uma soma do capital de várias pessoas que estão fazendo aportes previdenciários, ou seja, colocando dinheiro em um plano de Previdência Privada.

Os fundos têm algumas vantagens, como benefícios tributários, flexibilidade e possibilidade de fazer a portabilidade para outra empresa, além, é claro, de fazer o dinheiro investido render.

Agora, imagine que a única função desse fundo fosse guardar esse dinheiro, mantendo-o em segurança. Para isso, bastaria uma conta-corrente, certo?

Bem, acontece que se fosse assim, esse capital desvalorizaria com o tempo, devido ao efeito da inflação. Em vez de ganhar dinheiro, as pessoas perderiam.

É para isso que existem os investimentos. Neles, as pessoas colocam capital em alguma opção de aplicação financeira e obtêm ganhos com isso.

Em um plano de Previdência Privada, como os da Icatu Seguros, as pessoas acessam um fundo de investimento previdenciário, aplicando os recursos em ativos diversos, como de renda fixa e variável, a fim de obter bons rendimentos.

Esse ganho financeiro é fundamental para que esses indivíduos realizem seus objetivos de médio e longo prazo.

Para garantir os interesses das pessoas que contratam a Previdência Privada, todos os passos desse setor são fiscalizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os planos de Previdência Privada podem ser compostos por diferentes ativos, atendendo a todos os perfis de investidor, como renda fixa, balanceados, multimercados e ações. Essa diversificação pode ajudar a aumentar as chances de obter melhores retornos no longo prazo, sem ter que ficar exposto a um risco superior ao que seu perfil de investidor sugere.

Renda fixa

No geral, investimentos em renda fixa são mais aconselhados para pessoas que não toleram ter tantas perdas financeiras, mesmo que isso signifique ter uma margem de rendimento menor.

No momento da escolha do plano de Previdência, é preciso respeitar o perfil de investidor do cliente. Portanto, quando ele tem um perfil conservador ou moderado, é comum que o fundo escolhido seja um que investirá em produtos de renda fixa, como os títulos públicos e de crédito privado.

Porém, é importante entender que o rendimento da renda fixa também varia, ou seja, tem volatilidade.

Ações

Aqui, o capital será investido majoritariamente em ações. Ou seja, o fundo compra uma parte do capital de determinada empresa e recebe os rendimentos de acordo com o desempenho dela.

É uma opção indicada para investidores que compreendam a dinâmica do mercado de ações e com perfil mais arrojado.

Multimercados

Existem muitos fundos multimercados, e eles são uma classe em que se pode aplicar em qualquer tipo de ativo, sejam eles Título Público, Ações, Crédito Privado, Moedas, etc.  

Quais são os tipos de plano de previdência?

Existem dois tipos de planos de previdência: o PGBL e o VGBL. Acompanhe os próximos tópicos para entender as diferenças entre eles.

VGBL

O VGBL é um plano indicado para quem é isento de Imposto de Renda (IR) ou faz a declaração simplificada. Esse plano não permite deduzir a Previdência Privada da declaração anual do IR.

Porém, quando for receber os valores da sua previdência, você só pagará impostos sobre o rendimento, e não sobre todo o valor acumulado, incluindo os seus aportes.

PGBL

Já o PGBL é indicado para quem faz a declaração de IR completa e é contribuinte em algum programa de Previdência Social, pois ele permite a dedução de contribuições com valor até 12% da renda bruta anual na declaração do Imposto de Renda.

Contudo, aqui a tributação na hora de receber os valores da sua previdência podem ser maiores, pois o IR incidirá sobre o valor total (acumulado + rendimentos).

Afinal, qual é o rendimento da Previdência Privada?

O rendimento de um investimento acontecerá de acordo com o fundo escolhido, pois depende diretamente do desempenho dos ativos que o compõem e da estratégia adotada pelo gestor.

Porém, o valor resgatado também depende da tributação, que acontece conforme o tipo de plano contratado, se é PGBL ou VGBL, e a tabela de tributação.

Tributação da Previdência Privada: tabela progressiva e regressiva

Na tabela progressiva, os impostos variam conforme o valor acumulado na Previdência, funcionando da mesma forma como ocorre a tributação nos salários, aluguéis e outros tipos de renda tributável.

Nesse modelo, não importa quanto tempo o seu dinheiro ficou aplicado, mas, sim, o valor a receber — independentemente se esse valor será resgatado mensalmente ou de uma única vez.

Já na tabela regressiva, o percentual de tributação diminui proporcionalmente ao tempo em que o dinheiro ficou investido no plano de Previdência Privada.

Se o capital for resgatado com menos de dois anos de contribuição, incidirá sobre ele uma alíquota de 35%. Conforme os anos passam, a alíquota cai, chegando a 10%, quando o dinheiro fica aplicado por no mínimo 10 anos.

Como visto, para saber qual é o rendimento da Previdência Privada é necessário entender algumas questões específicas, como o tipo de fundo em que o capital está investido, o modelo de tributação e o tempo que o investidor deixou o dinheiro aplicado.

Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro ao investir em uma Previdência Privada. É fundamental estabelecer metas claras, considerar o tempo necessário para alcançá-las e determinar o valor adequado para as contribuições mensais.

A depender do caso, também é possível considerar a portabilidade do seu plano dentro da mesma instituição ou em uma nova, como Icatu, sem perder os benefícios acumulados. Essa é uma alternativa interessante para buscar melhores condições ou oportunidades de investimento.

Por isso, conte com quem é referência no mercado, tem o melhor atendimento do país e entende as características do mercado brasileiro, como a Icatu. Temos mais de 150 opções de fundos de Previdência Privada, atendendo aos mais variados perfis de investidores. Faça uma simulação e encontre o plano ideal para você!

O que achou deste artigo?

Este conteúdo faz parte da nossa iniciativa de ajudar os brasileiros a construírem um futuro financeiro mais seguro. Conte com a Icatu para proteger o que mais importa para você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Seguro de Vida, Previdência Privada e Título de Capitalização.

Descubra mais sobre Blog Icatu Seguros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading